SóProvas


ID
1870798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca dos princípios e das convenções contábeis, julgue o próximo item.

Custo corrente, conforme previsto no princípio do registro pelo valor original, é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, entre partes interessadas em negociá-lo, sem que qualquer dessas partes possua alguma informação privilegiada sobre a transação.

Alternativas
Comentários
  • Questão tentou enganar o canditado invertendo conceitos entre Valor Justo e Custo Corrente, vejam a definição:

    Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

    Valor justo. É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos; e 

  • Aprender as palavras-chaves de cada variação do custo histórico ajuda muito.

     

    Valor justo: transação sem favorecimento

    Custo corrente: Data das DC's

    Valor presente: Fluxo de caixa descontado (traz pra data atual um valor futuro)

    Valor realizável: Valor líquido de vendas

    At. monetária: ajustamento da expressão formal

  • VALOR JUSTO é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, entre partes interessadas em negociá-lo, sem que qualquer dessas partes possua alguma informação privilegiada sobre a transação.

  • Errado.

     

    Essa é uma definição de valor justo.

  • Definição de valor justo.
  • Valor justo está ligado a transações sem favorecimentos. Custo corrente são montantes que teriam de ser pagos na data do balanço.

  • No custo corrente, os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis.

  • Falou de valor justo. Gravem: quando falar de valor corrente, procurem o termo "data das demonstrações contábeis".

  • Custo corrente: Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

  • ERRADO

    A questão define "valor justo".

  • Registro pelo valor original não trata do valor presente?

  • Gab: Errado

    Custo corrente: valores na data do balanço.

  • GAB: ERRADO

    A questão refere-se ao Valor Justo, pois um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos.

    Já o Custo corrente os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações cotábeis.

    (NÃO SÃO DESCONTADOS)

  • Gabarito: errado

    Custo corrente = os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis.

    VALOR JUSTO: Na definição do valor justo de um item do ativo, diferencia-se o efeito sobre a mensuração resultante de uma de suas características específicas, como uma restrição de venda, o que depende de como essa característica seria levada em consideração pelos participantes do mercado.

     A mensuração do valor justo destina-se a um ativo ou passivo em particular. Portanto, ao mensurar o valor justo, a entidade deve levar em consideração as características do ativo ou passivo se os participantes do mercado, ao precificar o ativo ou o passivo na data de mensuração, levarem essas características em consideração. Essas características incluem, por exemplo:

    (a)a condição e a localização do ativo; e

    (b) restrições, se houver, para a venda ou o uso do ativo.

  • ERRADO

     - Custo corrente: Valor na data das demonstrações contábeis

     - Valor realizável: Valor de venda específico para a entidade.

     - Valor justo: Transação sem influências. É uma transação sem favorecimentos.

  • Gabarito: ERRADO!

    Custo corrente. Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis;

  • Gabarito: errado

    Custo corrente = os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis.

    Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis.