SóProvas


ID
1870819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à demonstração dos fluxos de caixa (DFC).

O aumento do capital social, que se inclui entre as mudanças na composição do capital próprio da empresa, é uma entrada de caixa que deve ser apresentada na DFC como fluxo das atividades de investimento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Fluxos de financiamentos

    São as atividades ligadas a empréstimos e financiamentos obtidos e a recursos captados com acionistas da companhia, incluem os recebimentos decorrentes de empréstimos e financiamentos obtidos e o pagamento do principal dessas operações. Nesse grupo, são apresentados os recursos recebidos dos acionistas ou sócios em realização de capital e o pagamento do seu eventual reembolso.

    Entradas:
    1 - recebimentos na alienação de ações emitidas (reaiização de capitai em moeda);

    OBS: Fluxo de investimento é ligado às transações envolvendo itens do ANC.

    FONTE: Ricardo Ferreira (2010)

    bons estudos

  • Entendo haver dois erros na questão:

    O primeiro é afirmar que o aumento de capital é uma entrada de caixa. Na verdade, PODE ser entrada de caixa (se decorrente de aporte de recursos por parte dos proprietários), mas também pode derivar de simples destinação do lucro do exercício (daí não haveria fluxo de caixa). Nessa segunda hipótese, o lançamento seria:

    D - Lucros acumulados

    C - Capital Social

    O segundo erro é que, mesmo que considerássemos ser o aumento de capital um fluxo de caixa, tal fluxo seria de financiamento, e não de investimento.

  • Dois erros:

    1º erro: a questão não diz se esse aumento de capital foi em dinheiro

    2º erro: aumento do capital social entra no fluxo de financiamentos

  • As atividades de financiamento relacionam-se com os empréstimos de credores e investidores à entidade. Resultam em mudança no tamanho e na composição do capital próprio e do capital de terceiros da entidade.

  • CPC 03 (R2) – DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

     

    Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de investimento são:

    (a) pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo. Esses pagamentos incluem aqueles relacionados aos custos de desenvolvimento ativados e aos ativos imobilizados de construção própria;

    (b) recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo;

    (c) pagamentos em caixa para aquisição de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações societárias em joint ventures (exceto aqueles pagamentos referentes a títulos considerados como equivalentes de caixa ou aqueles mantidos para negociação imediata ou futura);

    (d) recebimentos de caixa provenientes da venda de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações societárias em joint ventures (excetoaqueles recebimentos referentes aos títulos considerados como equivalentes de caixa e aqueles mantidos para negociação imediata ou futura);

    (e) adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira); (f) recebimentos de caixa pela liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos de instituição financeira);

    (g) pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou futura, ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento;

    (h) recebimentos de caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou venda futura, ou os recebimentos forem classificados como atividades de financiamento. Quando um contrato for contabilizado como proteção (hedge) de posição identificável, os fluxos de caixa do contrato devem ser classificados do mesmo modo como foram classificados os fluxos de caixa da posição que estiver sendo protegida.

     

    Esquematizando:

    II. Atividades de Investimentos:

    + Venda à vista de Imobilizado

    ( - ) Aquisiçâo à vista de Imobilizado

    ( - ) Aquisiçâo de outras empresas

    = Caixa líquido (gerado/ consumido) nas Atividades de Investimentos

     

     

     

    GABARITO: ERRADO

  • ERRADO.

    Fluxos de financiamento - Aumento do capital social.

    As atividades de financiamento relacionam-se com os empréstimos de credores e investidores à entidade. Resultam em mudança no tamanho e na composição do capital próprio e do capital de terceiros da entidade.

  • A Demonstração dos Fluxos de Caixa deve apresentar os fluxos de caixa do período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

    A divulgação separada dos fluxos de caixa advindos das atividades de financiamento é importante por ser útil na predição de exigências de fluxos futuros de caixa por parte de fornecedores de capital à entidade. Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de financiamento são:

    (a) caixa recebido pela emissão de ações ou outros instrumentos patrimoniais;

    (b) pagamentos em caixa a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade;

    (c) caixa recebido pela emissão de debêntures, empréstimos, notas promissórias, outros títulos de dívida, hipotecas e outros empréstimos de curto e longo prazos;

    (d) amortização de empréstimos e financiamentos; e

    (e) pagamentos em caixa pelo arrendatário para redução do passivo relativo a arrendamento mercantil.

    Com isso, o aumento do Capital Social em dinheiro é um exemplo de fluxo de caixa apresentado nas atividades de financiamento, o que torna incorreta a afirmativa.

  • Capital Social está em PL que é Financiamento

  • aumento do capital social entra no fluxo de financiamentos