SóProvas


ID
1870834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos aos procedimentos contábeis e à forma correta de registro das transações.

Uma entidade cujas atividades sejam exercidas em dois ou mais turnos de trabalho poderá desconsiderar essa informação ao estabelecer a vida útil de suas máquinas, para fins de contabilização da depreciação de seu imobilizado, visto que a legislação do imposto de renda determina os percentuais fixos para cada tipo de ativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    O Pronunciamento Técnico 27 - Ativo imobilizado determina que, na determinação da vida útil da máquina, seja utilizado os turnos de uso que a máquina trabalha, não obstante a legislação do Imposto de Renda, só lembrando: apuração contábil
    ≠  apuração fiscal.
     

    56. Os benefícios econômicos futuros incorporados no ativo são consumidos pela entidade principalmente por meio do seu uso. Porém, outros fatores, tais como obsolescência técnica ou comercial e desgaste normal enquanto o ativo permanece ocioso, muitas vezes dão origem à diminuição dos benefícios econômicos que poderiam ter sido obtidos do ativo. Consequentemente, todos os seguintes fatores são considerados na determinação da vida útil de um ativo
    [...]

    (b) desgaste físico normal esperado, que depende de fatores operacionais tais como o número de turnos durante os quais o ativo será usado, o programa de reparos e manutenção e o cuidado e a manutenção do ativo enquanto estiver ocioso

    bons estudos

  • O Regulamento do Imposto de Renda permite taxas de depreciação em função dos turnos de trabalho (acelerada) desde que comprovados...

  • Gabarito Errado

    Decreto nº 3000 de 26 de março de 1999 (Regulamento do Imposto de renda)

    Depreciação Acelerada Contábil

    Art. 312.  Em relação aos bens móveis, poderão ser adotados, em função do número de horas diárias de operação, os seguintes coeficientes de depreciação acelerada (Lei nº 3.470, de 1958, art. 69):

    I - um turno de oito horas - 1,0;

    II - dois turnos de oito horas - 1,5;

    III - três turnos de oito horas - 2,0.

    Parágrafo único.  O encargo de que trata este artigo será registrado na escrituração comercial.

  • Gabarito: ERRADO

    Uma entidade cujas atividades sejam exercidas em dois ou mais turnos de trabalho poderá DESCONSIDERAR essa informação ao estabelecer a vida útil de suas máquinas.... (errado!!!)

     

    > CPC 27, item 56, b,

     

    ...todos os seguintes fatores são considerados na determinação da vida útil de um ativo:

     

    (b) desgaste físico normal esperado, que depende de fatores operacionais tais como o número de turnos durante os quais o ativo será usado

  • Depreciação acelerada não é uma vantagem oferecida pelo fisco? Então, ao afirmar se o contador "poderá" desconsiderá-la não estaria correto?

  • Errado.

     

    Inclusive terão um coeficiente diferenciado.

    2 turnos (16h) = 1,5

    3 turnos (24h) = 2

     

    Divide-se a vida útil pelo coeficiente e teremos a nova vida útil, que irá na vida útil (VU) da fórmula do cálculo de depreciação.

  • José Elias, se a depreciação acelerada não for considerada, vai haver uma falsa representação da realidade. Ou seja, será desrespeitada a fidedignidade da informação contábil. O percentual varia de acordo com o grau de utilização do bem, um bem utilizado em 3 turnos de trabalho deve ter uma vida útil menor que um bem idêntico utilizado em apenas 2 turnos. Se fosse optativo esse regime de depreciação, as empresas simplesmente manteriam o bem pela vida útil estimada para o uso normal (não acelerado) e utilizariam o bem por quantos turnos preferissem, de forma que poderiam vendê-lo por um preço superior ao que realmente valeria.

  • Para o caso em que os ativos sejam utilizados em dois ou mais turnos de 8 horas de trabalho, o Fisco admite que a depreciação seja acelerada: 

     

    1 turno de 8 horas: fator 1,0

    2 turnos de 8 horas: fator 1,5

    3 turnos de 8 horas: fator 2,00

  • Gabarito: ERRADO

    Uma entidade cujas atividades sejam exercidas em dois ou mais turnos de trabalho poderá DESCONSIDERAR essa informação ao estabelecer a vida útil de suas máquinas.... (errado!!!)

     

    > CPC 27, item 56, b,

    ...todos os seguintes fatores são considerados na determinação da vida útil de um ativo:

    (b) desgaste físico normal esperado, que depende de fatores operacionais tais como o número de turnos durante os quais o ativo será usado

    Para o caso em que os ativos sejam utilizados em dois ou mais turnos de 8 horas de trabalho, o Fisco admite que a depreciação seja acelerada.

  • Gabarito: Errado.

    Assertiva: Uma entidade cujas atividades sejam exercidas em dois ou mais turnos de trabalho poderá desconsiderar essa informação ao estabelecer a vida útil de suas máquinas, para fins de contabilização da depreciação de seu imobilizado, visto que a legislação do imposto de renda determina os percentuais fixos para cada tipo de ativo.

    Comentários: A vida útil leva em consideração:

    – quantidade de turnos;

    – política de manutenção;

    – obsoletismo.

    Fonte: Prof. Silvio Sande – Estratégia Concursos.

  • Para o caso em que os ativos sejam utilizados em dois ou mais turnos de 8 horas de trabalho, o Fisco admite que a depreciação seja acelerada: Utilização da depreciação acelerada 1 turno de 8 horas: fator 1,0 2 turnos de 8 horas: fator 1,5 3 turnos de 8 horas: fator 2,0

  • A questão diz respeito ao que a Contabilidade chama de Depreciação Acelerada.

    Na depreciação acelerada, a quantidade de turnos que a máquina irá trabalhar deve ser considerado no cálculo da depreciação, utilizando os seguintes fatores:

    1 TURNO DE 8 HORAS - > x 1,0

    2 TURNOS DE 8 HORAS -> x 1,5

    3 TURNOS DE 8 HORAS -> x 2,0

  • GABARITO ERRADO

    Se eu compro, por exemplo, uma máquina, por quê diabos eu iria desconsiderar o desgaste dela, ainda mais utilizado com bastante frequência?

  • Exemplo para ratificar o gabarito da questão:

    Empresa compra máquina por 100.000 reais com vida útil de 5 anos e a coloca imediatamente em uso. A empresa não possui políticas de valor residual.

    Valor da depreciação: 100.000/5= 20.000 por ano.

    • Depreciação de máquina usada apenas 1 turno: 20.000 (Mantém o valor da depreciação)
    • Depreciação de máquina usada por 2 turnos: 30.000 (Valor da depreciação + 50% desse valor)
    • Depreciação de máquina usada por 3 turnos: 40.000 (Dobro do valor original da depreciação)

    Perceba que a cada 1 turno além do normal, o valor da depreciação vai subindo de 50 em 50%.

    1 Turno: Mantém a depreciação comum.

    2 Turnos: Depreciação comum + 50%

    3 turnos; Depreciação comum + 100%

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na PF e PCDF e tem dificuldade em contabilidade.

    Como tinha muita dificuldade em contabilidade procurei outra forma de revisão além das questões e uma delas que encontrei e está me ajudando demais foi o uso de mapas mentais, não só para leitura, mas também fazendo a técnica de Feynman, que pra quem não conheci consiste basicamente em reproduzir o conteúdo estudado em uma folha em branco sem utilizar a consulta do material, assim oque você não consegue lembrar você reforça com a revisão e acaba fixando ainda mais oque já aprendeu. Usei os mapas mentais do professor Felipeto e são sensacionais, totalmente sistematizados e de uma forma clara e objetiva. Vou deixar o link dos mapas mentais aqui abaixo pra quem tiver interesse.

    Link: https://go.hotmart.com/H52601498S

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • ERRADO. Utilizam-se fatores para ajustar a depreciação quando o ativo é utilizado por mais de um turno:

    2 turnos = 1.5x

    3 turnos = 2x

  • art. 179, IV, da Lei 6.404/76, são classificados no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram àcompanhia os benefícios, riscos e controle desses bens.

    De acordo com o CPC 27, Ativo Imobilizado é o item tangível que:

     é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins

    administrativos; e

     se espera utilizar por mais de um período

  • Tirando a parte referente à legislação, que os colegas já citaram, outra forma de lembrar é: a maquina é usada dia e noite para produção, claro que ela vai desgastar mais rápido, portanto, é uma informação importante e deve ser considerada para fins de depreciação

  • Se a entidade exerce atividade em 2 ( taxa de depreciação x 1,5) ou mais (taxa de depreciação x 2), ocorre a chamada depreciação acelerada e, portanto, tais informações sobre os turnos são essenciais para definir a vida útil do ativo imobilizado, assim como a depreciação.

  • Resumo da história, se o busão roda mais, o número de km vai ser maior, ou seja, sua desvalorização pelo uso vai ser maior.

  • Famosa depreciação acelerada.. Mais de 8hrs/dia usando o imobilizado, deve-se acelerar a depreciação utilizando fatores/multiplicadores(1,5 p/ 16h e 2 p/ 24h)