SóProvas


ID
1870885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere aos aspectos contábeis relacionados à reorganização societária, julgue o item subsequente.

Em se tratando de empresas independentes, o saldo referente ao goodwill existente em uma empresa cindida deverá ser totalmente baixado e registrado pelo mesmo valor na empresa incorporadora.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    devera ser reconhecido pelo valor de transição, valor original.

  • Jamilly Maia, aqui vai uma sugestão: vc deveria colocar a fonte de onde vc justifica as suas respostas. Porque, às vezes eu não concordo com o seu comentário e pode ser que seja um erro de interpretação (meu mesmo ou seu) e  saber a fonte da sua informação ajudaria a esclarecer a dúvida. obrigada, abç.,

  • Segundo o CPC 15 – Combinação de Negócios, o adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores justos da data da aquisição.

  • um ativo intangível adquirido como uma aquisição separada, seria mensurado pelo custo de aquisição. Mas um ativo intangível adquirido como parte de uma combinação de negócios deve ser avaliado pelo valor justo.

  • Segundo o CPC 15 – Combinação de Negócios, o adquirente deve mensurar os ativos identificáveis adquiridos e os passivos assumidos pelos respectivos valores justos da data da aquisição.


    um ativo intangível adquirido como uma aquisição separada, seria mensurado pelo custo de aquisição. Mas um ativo intangível adquirido como parte de uma combinação de negócios deve ser avaliado pelo valor justo.

  • Velho, não é por nada... mas esses comentários aqui estão estranhos. 

    Em teoria o goodwill é testado anulmente e está a VJ. Esse item do CPC que vocês colocaram pra mim não se refere a questão. Se refere no caso de eu adquirir uma participação, aí sim. 

    Tenho a impressão, por mais bizarro que pareça, que o erro está em "incorporadora". Não há incorporada, pois é uma cisão.

  • Têm dois erros na questão:

    Em combinação de negócios o "ágio pela expectativa de rentabilidade futura" é contabilizado como intangível pelo valor justo e não "necessariamente" pelo mesmo valor registrado na empresa cindida.

    Cisão

    “É a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu

    patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim, ou

    já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de

    todo o seu patrimônio, e dividindo-se o seu capital, se parcial a versão”

    (art. 229, Lei no 6.404/76).

    Incorporação

    “É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por

    outra, que lhe sucede em todos os direitos e obrigações” (art. 227 da Lei

    no 6.404/76)

    Não há de se falar de empresa incorporadora na Cisão. Pois serão novas empresas "B" e "C" surgidas da empresa cindida "A", a qual é extinta ao final da operação.

  • errado, deverá ser registrado pelo valor justo na data de aquisição referente a parte proporcional cindinda.