SóProvas


ID
1870903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o seguintes item, relativos à reavaliação de ativos.

Sendo aplicável a reavaliação de ativos depreciáveis, a realização do ativo decorrente da depreciação aumentaria o resultado individual da empresa ou, se fosse o caso, o resultado consolidado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - a realização da reavaliação por depreciação não transita pelo resultado da empresa, sendo refletido apenas em "Outros Resultados Abrangentes".

     

    Resumo do embasamento legal e normativo:

     

    1 - Lembrando que:

    “A partir da vigência da Lei 11.638/07 a Reavaliação de Ativos passou a ser proibida e foi extinta a conta de Reserva de Reavaliação.

    A Lei 11.638/07 apenas autorizou que os saldos das Reservas de Reavaliação já constituídos antes da sua vigência fossem mantidos até a sua efetiva Realização.

    A realização da Reserva ocorre pela Alienação do Ativo, pela Depreciação, Baixa, Perecimento, Estorno Contábil justificado”.

     

    FONTE adaptada: Nicolau Rojo - Auditores Independentes S.S. – Escolar Aberta do Terceiro Setor

     

    NBC TG 27 R2 OU CPC 27 – ATIVO IMOBILIZADO

    41.          O saldo relativo à reavaliação acumulada do item do ativo imobilizado incluído no patrimônio líquido somente pode ser transferido para lucros acumulados quando a reserva é realizada. O valor total pode ser realizado com a baixa ou a alienação do ativo. Entretanto, parte da reserva pode ser transferida enquanto o ativo é usado pela entidade. Nesse caso, o valor da reserva a ser transferido é a diferença entre a depreciação baseada no valor contábil do ativo e a depreciação que teria sido reconhecida com base no custo histórico do ativo. As transferências para lucros acumulados não transitam pelo resultado.

     

    "OUTROS RESULTADOS ABRANGENTES: de acordo com o  CPC 26 R1 - Apresentação das  Demonstrações Contábeis:

    Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na DRE como requerido ou permitido pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidos pelo CPC. Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:

    *variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente (ver Pronunciamentos Técnicos CPC 27 - Ativo Imobilizado e CPC 04 - Ativo Intangível);

    *ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido reconhecidos conforme item 93A do Pronunciamento Técnico CPC 33 - Benefícios a Empregados;

    *ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior (ver Pronunciamento Técnico CPC 02 - Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de demonstrações contábeis);

    *ganhos e perdas na remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda (ver Pronunciamento Técnico CPC 38 - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração);

    *parcela efetiva de ganhos ou perdas advindos de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa (ver Pronunciamento Técnico CPC 38).

    Base Legal: Item 7 do CPC 26 - R1

     

    FONTE adaptada: http://www.tax-contabilidade.com.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=419

  • Item errado, conforme previsão do item 41, do CPC 27:
    O saldo relativo à reavaliação acumulada do item do ativo imobilizado
    incluído no patrimônio líquido somente pode ser transferido para
    lucros acumulados quando a reserva é realizada.
    O valor total pode
    ser realizado com a baixa ou a alienação do ativo. Entretanto, parte da
    reserva pode ser transferida enquanto o ativo é usado pela entidade.
    [...] As transferências para lucros acumulados não transitam pelo
    resultado.

    Portanto, essas transferências não afetam o resultado do exercício da
    empresa, mas são considerados OUTROS RESULTADOS ABRANGENTES,
    conforme previsão do CPC 26:
    Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa
    (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na
    demonstração do resultado como requerido ou permitido pelos
    Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidos pelo CPC. Os
    componentes dos outros resultados abrangentes incluem:
    (a) variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente
    (ver Pronunciamentos Técnicos CPC 27 – Ativo Imobilizado e CPC 04 –
    Ativo Intangível);

  • se a reavaliação do ativo no de caso alienação ou de depreciação acumulada gerar lucro, tu não faz nada com esse lucro, tu só leva ele para reserva de capital

    ele não passa pelo resultado

    foi isso que nossos colegas tentaram explicar

  • G-E

    Nada disso! A reavaliação não irá aumentar o resultado da entidade, visto que o limite da reavaliação é o valor contábil anterior a depreciação sofrida.

  • Gabarito aos não assinantes: Errado.

    O erro da questão é afirmar que o resultado da empresa irá aumentar.

    Conforme o CPC 27 [item 41] "o saldo relativo à reavaliação acumulada do item do ativo imobilizado incluído no patrimônio líquido somente pode ser transferido para lucros acumulados quando a reserva é realizada."

    Como as transferências não transitam pelo resultado da empresa, porque são consideradas outros resultados abrangentes, consequentemente elas não irão impactar o resultado do exercício.

    ____

    (CESPE/FUNPRESP/Contabilidade e Finanças/2016) Se fosse aplicável a reavaliação de ativos tangíveis, após a elaboração e aprovação do laudo de avaliação dos itens de mesma natureza, a contabilização da reavaliação desses itens aumentaria o resultado do exercício pela diferença entre o valor contábil líquido registrado anteriormente e o novo valor avaliado. (Errado)

    ___

    Bons estudos!