SóProvas


ID
1870906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o seguintes item, relativos à reavaliação de ativos.

Se fosse aplicável a reavaliação de ativos tangíveis, após a elaboração e aprovação do laudo de avaliação dos itens de mesma natureza, a contabilização da reavaliação desses itens aumentaria o resultado do exercício pela diferença entre o valor contábil líquido registrado anteriormente e o novo valor avaliado.

Alternativas
Comentários
  • ITEM 39 DO CPC 27

    Se  o  valor  contábil  do  ativo  aumentar  em  virtude  de  reavaliação,  esse  aumento  deve  ser creditado diretamente à conta própria do patrimônio líquido. No entanto, o aumento deve ser reconhecido  no  resultado  quando  se  tratar  da  reversão  de  decréscimo  de  reavaliação  do mesmo ativo anteriormente reconhecido no resultado.

  • Quando a reserva de reavaliação era permitida, o valor acrescido ao ativo era contabilizado em reserva de reavaliação no PL, e não transitava pelo resultado

     

  • Creio que inverteu a ordem, seria o novo valor menos o valor contábil líquido

  • Gabarito: ERRADO

     

    A questão está errda porque a contabilização da reavaliação desses itens NÃO aumentaria o resultado do exercício. Essa contabilização é feita diretamente no patrimônio líquido.

  • Não aumentaria o resultado do exercício, pois a contabilização pode ser feita diretamente no patrimônio líquido, utilizando-se da Reserva de Reavaliação (CPC 27).

  • CPC 27

    39. Se o valor contábil do ativo aumentar em virtude de reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta própria do patrimônio líquido. No entanto, o aumento deve ser reconhecido no resultado quando se tratar da reversão de decréscimo de reavaliação do mesmo ativo anteriormente reconhecido no resultado.

    40. Se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado. No entanto, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente ao patrimônio líquido contra a conta de reserva de reavaliação, até o seu limite.

    Lendo os itens 39 e 40 do CPC 27, nem sempre a reavaliação do valor contábil do ativo irá ser reconhecida no resultado. Isso dependerá se em virtude de reavaliação o valor contábil do ativo aumentar ou diminuir, e se a reversão se trata de uma reavaliação já ocorrida anteriormente.

    Se após a reavaliação o valor aumentar:

    Se após a reavaliação o valor diminuir:

    Assim, o item não informa se houve diminuição ou aumento do valor, logo não se pode fazer tal afirmação por não haver informações suficientes.

    Espero que ajude a todos.

  • ERRADO

    O MEU PATRIMÕNIO PODE TER UMA REAVALIAÇÃO MAIOR OU MENOR.

    AGORA SE A QUESTÃO COLOCA PODERIA OU SERIA POSSÍVEL DAI SIM ESTARIA CORRETA, PORÉM AFIRMOU QUE AUMENTARIA, PORTANTO ERRADA.

  • Reavaliação não vai pro resultado não... Eu gosto é quando rima "Alexandre Soares"

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Creio que há dois erros na questão. O primeiro ao dizer que aumentaria o resultado, o que está errado, pois o PL possui a conta de Ajuste de Avaliação Patrimonial, que serve justamente para receber esses valores. Já o segundo erro está ao dizer que aumentaria, pois, a variação pode ser positiva ou negativa, ou seja, pode aumentar ou diminuir o saldo da conta.

  • A regra é que se aumenta(caso proposto pela questão) vai diretamente para o PL.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: MLisboa - TECCONCURSOS

    CPC 27 (R3)

    39. Se o valor contábil do ativo aumentar em virtude de reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta própria do patrimônio líquido...

    40. Se o valor contábil do ativo diminuir em virtude de reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado.

    A questão fala que a reavaliação (diferença que o valor contábil líquido registrado anteriormente e o novo valor avaliado) irá aumentar o resultado. Isso está errado pois, conforme visto acima, se a reavaliação aumentar o valor do ativo irá aumentar o PL e se diminuir o valor do ativo, irá diminuir o resultado.