SóProvas


ID
1871056
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Um indivíduo é chefe e é consciente do ambiente onde atua. É confidente, esperançoso, otimista, resiliente e com elevado caráter. Ele age de acordo com seus profundos valores e convicções, com transparência e integridade moral. Encoraja diversos pontos de vista e cria uma relação de colaboração, credibilidade, respeito e confiança entre seus subordinados. Ele é uma liderança

Alternativas
Comentários
  • Avolio et al (2004) definem o líder autêntico como aquele que é profundamente consciente de como ele pensa e se comporta e é percebido pelos outros como tendo esta consciência não só de si próprio, mas também dos valores morais e das características pessoais dos outros. Também é consciente do ambiente onde atua, é confidente, esperançoso, otimista, resiliente e com elevado 

    caráter. 


    Ele age de acordo com seus profundos valores e convicções para construir a credibilidade e ganhar o respeito e confiança de seus subordinados. Encoraja diversos pontos de vista e cria relação de colaboração entre seus subordinados. É preocupado com o bem-estar dos outros, por acreditar que cada um tem sua dignidade e moral permanente. 


    Segundo Luthans e Avolio (2003), os líderes autênticos são guiados por valores explícitos e conscientes que permitem que eles atuem com altos níveis de integridade moral. Complementando, Howell e Avolio (1992), sugeriram que os líderes autênticos possuem valores morais que enfatizam os interesses coletivos de seu grupo ou organização, considerando moral como fazer o que é certo e justo, de forma transparente.


    http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/cp148393.pdf

  • age de acordo com seus profundos valores e conviccoes= gestor autentico

    gabarito. C

  • Errei, mas não esqueço mais!

  • Gab letra C, mas ta mais pra líder utópico ou "acadêmico"

  • LIDERANÇA CARISMÁTICA E LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

     

    Liderança carismática: defende que os seguidores atribuem capacidades heróicas ou extraordinárias a seus líderes quando observam determinados comportamentos. Algumas características pessoais que eles possuem são: têm visão, estão dispostos a correr riscos pessoais por ela, são sensíveis às necessidades de seus liderados e exibem comportamentos não convencionais. A personalidade também está relacionada à esse tipo de liderança, pois eles são descritos como extrovertidos, autoconfiantes e ambiciosos. Há pessoas que insistem que o carisma é herdado e que não possa ser adquirido, mas a maioria dos especialistas acredita que as pessoas podem ser treinadas para exibir comportamentos carismáticos.

     

    Liderança transformacional: inspiram seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados. Eles prestam atenção às preocupações e necessidades de seus liderados; modificam a maneira de seus seguidores verem as coisas, ajudando-os a pensar nos velhos problemas de uma nova forma; e são capazes de entusiasmar, incitar e inspirar as pessoas a darem o máximo de si na busca dos objetivos do grupo.

     

    Muitos pesquisadores acreditam que a liderança transformacional seja mais ampla que a carismática, pois um líder que possui alta pontuação em liderança transformacional, provavelmente também a terá em carisma, logo, na prática, essas medidas são quase equivalentes.

     

     

    LIDERANÇA AUTÊNTICA: A ÉTICA E A CONFIANÇA COMO FUNDAMENTOS

     

    Os lideres autênticos sabem quem são, no que acreditam, valorizam e agem conforme seus valores e crenças, de forma aberta e honesta. Seus liderados os consideram pessoas éticas. Eles compartilham informações, encorajam a comunicação aberta e são fiéis aos seus ideais.

     

    A confiança é um atributo primário associado à liderança. Ela não está relacionada apenas ao líder, pois as características dos liderados também influenciam o desenvolvimento da confiança. As três características que apontam que um líder é confiável são: integridade(honestidade e sinceridade, congruência do que fala e faz); benevolência (uma pessoa de confiança considera de verdade os interesses dos outros, mesmo que esses não estejam necessariamente alinhados com os dela); e capacidade (inclui os conhecimentos e habilidades técnicos e interpessoais de um indivíduo).

     

     

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • Nossa!! Eu jurava que era liderança carismática.

  • Toda hora surge um tipo de líder diferente. Administração tá sendo uma das campeãs de capirotagem nas provas.... 

  • ​Gabarito: C.

    a) Transacional: apelam aos interesses e, especialmente, às necessidades primárias dos seguidores para alcançar os resultados organizacionais desejados. Caracteriza-se pela troca: oferecimento de recompensas materiais, como promoções, aumentos salariais, liberalidade no uso do tempo, em troca do esforço empreendido.

    b) Transformacional: é mais profunda e complementa a teoria transacional. Possui lideres que inspiram seus seguidores a transcenderem os próprios interesses e que são capazes de causar um impacto profundo e extraordinário em seus liderados.​

    c) Autêntica: os lideres verdadeiros agem de forma honesta e aberta perante seus liderados, conhecendo a ponto de saber quem são e poder agir exatamente conforme seus valores e crenças. Considera:

    - Ética: os líderes devem ser modelos de conduta ética para os seus liderados, conhecendo profundamente a si próprios e ao ambiente.

    - Confiança: é o que acontece quando uma pessoa está de acordo em se tornar vulnerável a outra, tomando por base as expectativas de como a situação irá evoluir. O líder deve estimular um ambiente de confiança mútua.

    d) Visionária: A liderança visionária possui a habilidade de identificar e criar oportunidades, anteceder-se às adversidades, se planejar e se preparar previamente. Além disso, este tipo de liderança consegue fazer com que os liderados se sintam mais motivados, engajados e comprometidos, enxergando possibilidades de crescimento e alcance de resultados cada vez melhores.​

    e) Carismática: As características centrais para a liderança carismática são:

    1. Visão do líder e articulação para tornar clara essa visão.

    2. Risco pessoal que o líder está disposto a tomar para atingir sua visão.

    3. Sensibilidade às necessidades dos liderados. O líder percebe a capacidade dos outros e é sensível às suas necessidades e sentimentos.

    4. Comportamentos não convencionais. Os líderes apresentam comportamentos que são tidos como inovadores e contra as normas vigentes.

  • Qual o autor, Ricardo ?

     

  • Gente, de boas, de onde a banca tirou as letras C, D e E?

  • Questões do ibge