SóProvas


ID
1871188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as novas diretrizes, de 2015, da American Heart Association a respeito do suporte básico de vida, ao realizar a reanimação cardiopulmonar de um adulto, o profissional de saúde deve

Alternativas
Comentários
  • https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf
  • Qual erro da b?
  • Antes de ligar voce deve verificar a real situação da vítima.

  • A pergunta questiona sobre o PROFISSIONAL DE SAÚDE. Se você é profissional de saúde, subentende-se que você sabe quais são as medidas a serem tomadas. Claro, deve-se solicitar o resgate, mas o profissional deve saber identificar a parada e iniciar imediatamente as compressões torácicas e ventilação em 30:2, utilizando-se da sequência C-A-B.

  • No caso da alternativa E, de acordo com as  novas diretrizes, de 2015, da American Heart Association, aplicado por profissionais de saúde:

    Socorristas treinados são encorajados a executar simultaneamente algumas etapas (ou seja, verificar se há respiração e pulso ao mesmo tempo), na tentativa de reduzir o tempo até a primeira compressão torácica.

    Na alternativa B. a nova diretriz de 2015 traz que:

    Os profissionais de saúde devem pedir ajuda nas proximidades ao encontrarem uma vítima que não responde, mas seria bastante prático o profissional de saúde continuar a avaliar a respiração e o pulso simultaneamente antes de acionar totalmente o serviço médico de emergência (ou telefonar para pedir apoio).

    Fonte: https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-Portuguese.pdf

     

  • DE ACORDO COM O GUIA DE 2015 VOCÊ FAZ PRIMEIRO O RECONHECIMENTO, DEPOIS ACIONA O SERVIÇO DE EMERGÊNCIA, E ENTÃO INICIA A RCP

  • Creio que o erro da b é que esta se dá para leigos e não profissionais de saúde. 

  • Houve alteração na sequência de procedimentos de suporte básico de vida (SBV) em 2010 de A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) para C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração). Na sequencia A-B-C, as compressões torácicas, muitas vezes, são retardadas enquanto o socorrista abre a via aérea para aplicar respiração boca a boca, recupera um dispositivo de barreira ou reúne e monta o equipamento de ventilação. Já na sequencia para C-A-B, as compressões torácicas serão iniciadas mais cedo e o atraso na ventilação será mínima.

    O profissional de saúde deve verificar a respiração rapidamente como parte da verificação da PCR antes de o profissional de saúde acionar o serviço de emergência/urgência e buscar o DEA/DAE (ou encarregar alguém disso) para, então, verificar rapidamente o pulso e iniciar a RCP e usar o DEA/DAE.

    A velocidade de compressão recomendada é de 100 a 120/min.


    Gabarito do Professor: Letra E



    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.