SóProvas


ID
1871323
Banca
FGV
Órgão
MPE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                            Rápida e acessível

      A justiça imaginada pelos antigos era representada por uma estátua fria, embora endeusada. Os egípcios viam‐na com uma espada nas mãos, que significava obrigatoriedade de cumprimento de suas decisões. Era a deusa Maat, de cujo nome se originou o vocábulo magistrado. A mitologia grega nos legou a figura de Themis, deusa do Olimpo, casada com Júpiter, de cuja união foram gerados a Equidade, a Lei e a Paz. Tinha em sua mão direita a balança, simbolizando o equilíbrio e a ponderação. Os romanos acresceram a Themis e a Maat a venda nos olhos, simbolizando a imparcialidade. Era a figura da Iustitia.

      A Justiça ainda carece de todos esses atributos. Suas decisões devem ter a força da obrigatoriedade, gerar equidade e paz, de acordo com a lei, e ser imparciais. Mas só isso não basta. Em uma linguagem mitológica, talvez devêssemos acrescentar a tais figuras o atributo de Hermes, o Deus da Velocidade. A Justiça de hoje tem de ser de fácil acesso e célere.

      Em nosso sistema constitucional integram o Poder Judiciário o Ministério Público e a advocacia, que, ao lado da magistratura, são os alicerces que lhe dão suporte.

      Como passageiros de um só barco, devemos remar na mesma direção, impedindo que nos desviemos da rota a que está obrigada a percorrer a nave para proporcionar à sociedade uma Justiça rápida, eficaz, transparente e acessível. Para tanto, é imprescindível que todos respeitem os direitos, os atributos e as prerrogativas dos demais.

   (Carmen Fontenele foi vice‐presidente da OAB‐RJ. O Globo. 14/12/2012)

O texto I é caracterizado como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: uma crítica a algumas falhas da Justiça em nosso país.

  • a falha mas clara e objetiva é descrita por. MOROSIDADE JUDICIAL = DEMORA NA JUSTICA.

  • "  A Justiça ainda carece de todos esses atributos."

    A partir deste trecho, entendi como uma crítica, já que a Justiça no Brasil não teria os atributos dos que foi exposto no primeiro parágrafo.

  • SÓ VAI POR ELIMINAÇÃO.  

    A) NÃO É EXPOSITIVA POR ELE NÃO SER IMPARCIAL e DEIXA SUA OPNIÃO. 

    B) NÃO É NARRATIVA POR NAO NOS OFERECER UM PERSONAGEM, UM TEMPO, UM CLIMAX e UM DESFECHO.  

    D) ATÉ QUEM NÃO ESTUDA SABE QUE O TEXTO NÃO ESTA ELOGIANDO   

    E) PODERIA SER UM ALERTA, MAS ELE SE FAZ PRESENTE, "...Como passageiros de um só barco, devemos remar..." FIQUEI EM DUVIDA NESSA  

    mas fui na C, pelo fato de realmente ser uma critica, cuja intenção foi descrever um fato na Justiça e citar algumas falhas na Justiça.  

    C) E ele se joga no meio desta critica, tirando assim a possibilidade de ser EXPOSITIVA "...devemos remar na mesma direção, impedindo que nos desviemos da rota..."

    RUMO a PM-CE