Weber definiu tipos de dominações como a oportunidade de encontrar uma pessoa determinada pronta a obedecer a uma ordem de conteúdo determinado.
- Dominação Legal: onde qualquer direito pode ser criado e modificado através de um estatuto sancionado corretamente, tendo a “burocracia” como sendo o tipo mais puro desta dominação. É baseada em normas que, são criadas e modificadas através de um estatuto sancionado corretamente. Ou seja, o poder de autoridade é legalmente assegurado.
- Dominação Tradicional: onde a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional; Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. É classificada como sendo uma dominação estável, devido à solidez e estabilidade do meio social, que se acha sob a dependência direta e imediata do aprofundamento da tradição na consciência coletiva.
- Dominação Carismática: onde a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Diferente da Legal, nesse tipo não é requerida formação profissional por parte do “portador” do carisma e de seus ajudantes. O caráter autoritário e imperativo é a forma mais pura de dominação carismática. Contudo, Weber a classifica como sendo instável, pois nada há que assegure a perpetuidade da devoção afetiva ao dominador, por parte dos dominados.
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/os-tipos-dominacao-segundo-max-weber.htm
Correta! Realmente, segundo Weber, há três tipos de educação, os quais correspondem igualmente a três tipos de dominação, quais sejam, a educação carismática, a educação legal (burocrática, racional-legal ou racional-burocrática) e a educação tradicional.
GABARITO: questão “CERTA”