GAB C
O Codec" vem de COdificação e DECodificação, ou seja, eles "traduzem" um arquivo que originalmente seria muito grande pra ser compartilhado/executado em conteúdo bem menos pesado.
Os Codecs pegam um arquivo grande e comprimem os elementos que fazem parte do mesmo - áudio e vídeo - em um formato menor, capaz de ser codificado e decodificado a partir de softwares específicos para isso, a exemplo do iTunes, Windows Media Player, Quicktime, Real Player, entre outros. Eles rearranjam o fluxo de bits para determinar coisas como largura e altura de imagens, velocidade de exibição, entre outras.
Fonte: CanalTech
Codecs são programas utilizados para codificar e decodificar arquivos de mídia. Ou seja, eles compactam o formato original, favorecendo o armazenamento, e descompactam na hora da reprodução, transformando novamente em imagem ou áudio.
Em caso de compactação, há dois tipos de codec: sem perda e com perda. O primeiro tipo não altera o som e a imagem. Já o segundo codifica imagem e áudio com perda de qualidade, objetivando alcançar taxas de conversão mais elevadas.
Os codecs podem ser encontrados na forma de programas para serem instalados no sistema operacional do computador ou programas embutidos em equipamentos, como reprodutores de DVD.
Atualmente, há codecs para diversos formatos. Entre os mais usados, estão XVID, DIVX, RMVB, M4V, sendo que o mais comum é o MP3. Com tamanha diversidade de formatos, é importante verificar no momento da compra de um equipamento se o mesmo suporta os formatos mais atuais, pois normalmente não é possível fazer a instalação de um codec no aparelho.
fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2012/10/saiba-o-que-e-codec-para-se-dar-bem-com-qualquer-arquivo-de-audio-e-video.ghtml