-
Gabarito A =
A evolução provoca/exige mudanças, que, em regra, são organizadas e implementadas em forma de projetos.
Num primeiro momento apenas os empreendimentos de grande porte passaram a ser gerenciados sob a forma de projetos, para em seguida ser generalizada sua utilização. A agregação de informações sob a forma de projetos vem se mostrando uma forma eficiente e eficaz de gestão, utilizada em grande escala e em nível mundial, tanto por organizações privadas como por entidades públicas, independentemente do porte dos empreendimentos e da amplitude das inovações ou mudanças pretendidas.
Sua implementação mexeu com a estrutura rígida funcional e passou-se a adotar a estrutura matricial mais flexível (ao menos nas organizações que alcançaram certo grau de maturidade no gerenciamento de projetos). Nesse sentido, o PMO: Project Management Office – Escritório de Projetos teve importante papel, apoiando a transformação das estratégias em projetos e propondo técnicas para sua gestão/gerenciamento, além de fomentar a profissionalização do gerente de projetos.
-
A Estrutura Matricial é um tipo específico de estrutura organizacional que procura reunir as vantagens das estruturas funcionais e das estruturas divisionalizadas. Para isso, a par da divisão da organização por projectos, grupos de clientes ou unidades de produção, são designados os chamados chefes de projecto, dependentes de um director de chefes de projecto. Para cada um dos projectos são também designados especialistas provenientes das diversas áreas funcionais, cada um deles coordenado pelo chefe de projecto em que está integrado e pelo responsável da área funcional a que pertence (existência de duas linhas de comando).
-
ABORDAGEM MATRICIAL
É a combinação simultânea de dois tipos de departamentalização, a funcional e a divisional, na mesma estrutura organizacional.
ESTRUTURA MATRICIAL
A estrutura matricial é uma estrutura mista com a finalidade de obter o máximo de rendimento da organização. A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.
Por ser constituída de dois tipos de departamentalização, cria-se a duplicidade de comando onde os funcionários passam a subordinar-se a dois chefes, indo de encontro ao princípio da unidade de comando.
Devido à duplicidade de comando, os funcionários precisam saber resolver os conflitos que podem ocorrer, com isso existe a necessidade de um treinamento em relações humanas, para ele saber lidar com esses problemas.
É a forma mais utilizada, principalmente nas grandes organizações, pois em cada parte da organização tem a estrutura que melhor se adapta ás tarefas executadas em cada departamento.
http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao
ALTERNATIVA A
-
Estrutura em grade-Matricial
-
Gab.: Alternativa A
Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.
-
A banca aborda o tema desenho estrutural das organizações.
Essas estruturas podem ser divididas em dois grandes grupos: Estruturas tradicionais ou mecanicistas (linear, funcional, linha-staff, divisional e etc.) e as estruturas orgânicas (matricial, rede ou virtual).
A estrutura linear é simples e de fácil implantação e explicita claramente as responsabilidades dentro da organização. Uma de suas características é a unidade de comando, ou seja, há autoridade única. A estrutura linear (piramidal) é adequada para ambientes estáveis e pequenas empresas.
A estrutura funcional é baseada na especialização das funções executadas na organização. De acordo com Moreira (2019), não há unidade de comando nesse estrutura, pois é possível um colaborador esteja subordinado a vários chefe ao mesmo tempo.
A estrutura linha-staff resultou das agregação das estruturas linear e funcional, de acordo com Chiavenato (2014). De acordo com o autor, essa combinação proporciona "um tipo organizacional mais completo e complexo." Nela haverá autoridade de linha e de staff, apesar disso, de acordo com Moreira (2019), a preservação da unidade de comando.
A estrutura divisional também é considerada mecanicista, porém possui ênfase nos resultados e de acordo com isso, a organização é dividida em unidades autônomas estratégicas de negócios.
A estrutura matricial é um estrutura híbrida que agrega dois tipos de departamentalização. Nesse tipo de organização em grade não há unidade de comando e sim subordinação dupla, de acordo com Chiavenato (2014).
De acordo com Maximiano (2013), recomenda-se a estrutura matricial quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, cujos integrantes poderão dedicar-se simultaneamente a outros projetos. A estrutura será composta por funcionários das áreas funcionais, “emprestados” ao projeto até o limite da duração do projeto.
Ou seja, a estrutura que NÃO é piramidal e engloba dois tipos distintos de departamentalização é a estrutura matricial.
Fontes:
MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA A