SóProvas


ID
1873165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação ao processo de controle interno e de avaliação e gestão de riscos, julgue o item a seguir.

Não cabe ao controle interno assegurar a exatidão das informações contábeis e financeiras.

Alternativas
Comentários
  • Questão incorreta:

    O IBRACON, através da NPA 2 – Procedimentos de Auditoria Independente de Instituições Financeiras e Entidades Equiparadas define que: “O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto ordenado dos métodos e medidas, adotados pela entidade para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e o grau de confiança de seus dados contábeis”. Portanto cabe ao controle interno assegurar a exatidão das informações contábeis e financeiras.

  • São objetivos a serem atingidos pelos controles internos administrativos:

     

     Propiciar a observância das normas legais, instruções normativas, estatutos e regimentos;

    Assegurar exatidão, confiabilidade, integridade e oportunidade nas informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais;

     Evitar o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes;

     Propiciar informações oportunas e confiáveis, inclusive de caráter administrativos/operacional, sobre os resultados e efeitos atingidos;

     Salvaguardar os ativos financeiros e físicos quanto à sua boa e regular utilização e assegurar a legitimidade do passivo;

     Permitir a implementação de programas, projetos, atividades, sistemas e operações, visando à eficácia, eficiência e economicidade na utilização dos recursos; e

     Assegurar a aderência das atividades às diretrizes, planos, normas e procedimentos da unidade/entidade.

     

    FONTE: http://www.sjdr.ifsudestemg.edu.br/sites/default/files/Edi%C3%A7%C3%A3o%202015-02.pdf

  • Finalidade do controle interno administrativo

    4. O objetivo geral dos controles internos administrativos é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio dos princípios e instrumentos próprios, destacando-se entre os objetivos específicos, a serem atingidos, os seguintes:

     

    II.           assegurar, nas informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, sua exatidão, confiabilidade, integridade e oportunidade;

    (INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º  01, DE 06 DE ABRIL DE 2001)

     

  • Gab. E

    A exatidão das informações contábeis e financeiras enquadra no objetivo divulgação do controle interno, sendo este conduzido para atingir objetivos em uma ou mais categorias – operacional, divulgação e conformidade.

    Objetivos

    • Divulgação – Esses objetivos relacionam-se a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência e outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normalizadores reconhecidos ou às políticas da entidade.

    Fonte: COSO I

  • A quem errou: não estão falando da área de controle interno e nem da auditoria de controle interno, mas do processo de controle interno, que é responsabilidade de todos da organização. Ele visa, dentre outras coisas, garantir a qualidade das informações.

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre controle interno.

    Toda organização possui objetivos a atingir. No entanto, o simples estabelecimento de objetivos não é suficiente para alcançá-los, pois, podem existir situações que impeçam a organização de conseguir cumprir o estabelecido.

    Situações que impedem o atingimento de objetivos são denominadas riscos. Visando aumentar a probabilidade de que uma organização consiga gerar melhores resultados, difundiu-se a técnica da gestão de riscos, que visa estabelecer formas para gerenciar os riscos de uma organização, auxiliando-a a atingir os objetivos.

    Para gerenciar riscos, uma das formas mais costumeiras é a adoção de controles internos, que tem como propósito reduzir o risco de uma organização.

    Assim, os controles internos servem para que uma organização aumente sua chance de atingimento de objetivos.

    Neste sentido, o COSO ICIF estabeleceu uma estrutura de controles internos para ajudar as organizações a implementarem bons processos de controle interno.

    Segundo o COSO, toda organização possui pelo menos três categorias de objetivos: operacional, divulgação e conformidade. De acordo com o COSO:

    - Operacional – Esses objetivos relacionam-se à eficácia e à eficiência das operações da entidade, inclusive as metas de desempenho financeiro e operacional e a salvaguarda de perdas de ativos.

    - Divulgação – Esses objetivos relacionam-se a divulgações financeiras e não financeiras, internas e externas, podendo abranger os requisitos de confiabilidade, oportunidade, transparência ou outros termos estabelecidos pelas autoridades normativas, órgãos normatizadores reconhecidos, ou às políticas da entidade.

    - Conformidade – Esses objetivos relacionam-se ao cumprimento de leis e regulamentações às quais a entidade está sujeita.

    No objetivo divulgação estão presentes as informações financeiras e contábeis. Ao permitir que tais informações sejam exatas, o controle interno permite que a organização atinja seu objetivo de divulgação, de forma a atender as expectativas dos usuários da informação.


    Gabarito do Professor: ERRADO.