SóProvas


ID
1873201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos princípios fundamentais de governança corporativa, julgue o item a seguir.

A equidade, entendida como tratamento justo e igualitário a todas as partes interessadas, faz parte dos princípios de governança corporativa.

Alternativas
Comentários
  • Base da boa governança: Transparência, equidade, prestação de contas, conformidade e responsabilidade corporativa são essenciais.

    Equidade: Tratar de forma justa e igual todas as partes interessadas, sobretudo grupos minoritários como colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, é de fundamental importância. Assim, atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são inaceitáveis, como define o IBGC.

    Correto

  • Transparência, equidade, prestação de contas, conformidade e responsabilidade corporativa são essenciais.

     

    1.Transparência: A boa comunicação interna e externa gera o clima de confiança essencial para a criação de valor. A boa comunicação deve ter como características: franqueza, espontaneidade e tempestividade, entre outras. Deve ser resultado não apenas da obrigação, mas sim do desejo sincero de informar tudo o que possa ser relevante para as partes interessadas.

    2. Equidade: Tratar de forma justa e igual todas as partes interessadas, sobretudo grupos minoritários como colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, é de fundamental importância. Assim, atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são inaceitáveis, como define o IBGC.

    3. Prestação de Contas: Os administradores e outros agentes da governança devem prestar contas de sua atuação a quem os elegeu e devem responder integralmente por todos os atos e fatos sob sua responsabilidade.

    4. Conformidade: A organização deve respeitar integralmente as leis, normas e regulamentações aplicáveis aos seus negócios.

    5. Responsabilidade Corporativa: Os negócios devem ser conduzidos com o objetivo de perenizar a organização. Assim, considerações de ordem socioambiental devem orientar a definição dos negócios e operações e, portanto, decisões que possam causar impacto negativo na sociedade ou no meio ambiente devem ser evitadas.

     

     

    https://endeavor.org.br/principios-e-valores-a-base-da-governanca-corporativa/

  • O IBGC cita quatro princípios fundamentais da Governança Corporativa:

              a) Transparência (disclosure): consiste em prover a informação relevante de forma clara, tempestiva e precisa, protegendo evidentemente as de caráter sigiloso.                      

              b) Equidade (fairness): assegura a proteção dos direitos de todos os usuários da informação contábil, incluindo os acionistas minoritários, investidores estrangeiros e o próprio governo. Se a informação for relevante, influenciando uma tomada de decisão sobre investimentos, deverá ser divulgada, ao mesmo tempo, a todos os interessados, tempestivamente.      

              c) Prestação de Contas (accountability): estabelece que os agentes de Governança devem prestar contas de seus atos, a fim de justificarem suas escolhas, remuneração e desempenho. Na administração Pública isto ganha um papel ainda mais importante, pois o recurso gerido não é do gestor, mas sim de toda uma população.

              d) Responsabilidade Corporativa (responsability): a responsabilidade corporativa visa a continuidade da empresa, zelando pela perenidade e sustentabilidade da organização (visão de longo prazo, sustentabilidade). Ou seja, visa zelar pela viabilidade (econômico-financeira) das organizações.

    Gabarito: CORRETO.

  • Equidade é um dos princípios de governança corporativa, segundo o Banco Mundial.

    Gabarito: CERTO

  • Resposta: CERTO

    O manual de Governança Corporativa do IBCG cita quatro princípios fundamentais da Governança Corporativa:

    a) Transparência (disclosure): consiste em prover a informação relevante de forma clara, tempestiva e precisa, protegendo evidentemente as de caráter sigilo.

    b) Equidade (fairness): assegura a proteção dos direitos de todos os usuários da informação contábil, incluindo os acionistas minoritários, investidores estrangeiros e o próprio governo. Se a informação for relevante, influenciando uma toma de decisão sobre investimentos, deverá ser divulgada, ao mesmo tempo, a todos os interessados, tempestivamente.

    c) Prestação de Contas (accountability): estabelece que os agentes de Governança devem prestar contas de seus atos, a fim de justificarem suas escolhas, remuneração e desempenho. Na administração Pública isto ganha um papel ainda mais importante, pois o recurso gerido não é do gestor, mas sim de toda uma poopulação.

    d) Responsabilidade Corporativa (responsability): a responsabilidade corporativa visa a continuidade da empresa, zelando pela perenidade e sustentabilidade da organização (visão de longo prazo, sustentabilidade). Ou seja, visa zelar pela viabilidade (econômico-financeira) das organizações.

    Além desses, a doutrina cita mais dos Princípios complementares são:

    a) Ética (ethics): deve permear todas as relações internas e externas à corporação. É uma postura básica e essencial. como já vimos, nem sempre a atitude do gestor é ilegal, mas pode ser ilegítima e pouco ética, o que pode prejudicar a imagem da instituição e afetar seus negócios.

    b) Conformidade (compliance): É a garantia da regularidade de que as informações preparadas pelas empresas obedecem às leis e aos regulamentos vigentes, representando a realidade da atividade empresarial.

    Fonte: https://free-content.direcaoconcursos.com.br/demo/curso-9538.pdf

  • Se a gente for parar pra pensar, não é justa e igual, mas sim justa e equitativa.