SóProvas



Questões de Governança Corporativa


ID
951892
Banca
FDRH
Órgão
BANRISUL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A discussão sobre governança corporativa envolve a criação de mecanismos internos e externos que assegurem

Alternativas
Comentários
  • Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

  • e)a tomada de decisões pela organização no melhor interesse dos investidores.

  • No Brasil, a adoção de boas práticas de governança tornou-se um dos requisitos básicos exigidos pelos investidores e pelas instituições do mercado.

  • Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.


ID
1775527
Banca
IADES
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando os princípios, as regras e as práticas de governança das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), dispostos na Resolução MPS/CGPC nº 13/2004, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO MPS/CGPC Nº 13, DE 01 DE OUTUBRO DE 2004

    Letra A (errada): Art 3º Parágrafo único. É recomendável a instituição de código de ética e conduta, e sua ampla divulgação, inclusive aos participantes e assistidos e às partes relacionadas, assegurando-se o seu cumprimento.

    Letra B (errada): Art 4º § 2º O disposto no parágrafo anterior não exime os conselheiros e diretores de atenderem aos requisitos de comprovada experiência no exercício de atividades nas áreas financeira, administrativa, contábil, jurídica, atuarial, de fiscalização ou de auditoria.

    Letra C (errada): § 1º Sem prejuízo das atribuições ordinárias da diretoria executiva, o estatuto ou o regimento interno poderá prever que o conselho deliberativo e o conselho fiscal contratem serviços especializados de terceiros, em caráter eventual.

    Letra D (errada): Art. 4° É imprescindível a competência técnica e gerencial, compatível com a exigência legal e estatutária e com a complexidade das funções exercidas, em todos os níveis da administração da EFPC, mantendo-se os conselheiros, diretores e empregados permanentemente atualizados em todas as matérias pertinentes às suas responsabilidades.

    Letra E (correta) Art. 3° Os conselheiros, diretores e empregados das EFPC devem manter e promover conduta permanentemente pautada por elevados padrões éticos e de integridade, orientando-se pela defesa dos direitos dos participantes e assistidos dos planos de benefícios que operam e impedindo a utilização da entidade fechada de previdência complementar em prol de interesses conflitantes com o alcance de seus objetivos.

  • Gabarito: letra E

    fiz por eliminação

    a) A instituição de um código de ética e conduta, bem como sua ampla divulgação, inclusive aos participantes e assistidos e às partes relacionadas, é obrigatória. (não é obrigatório instituir código de ética pelas instituições)

    e) A contratação de serviços especializados de terceiros exime os integrantes dos órgãos de governança e gestão das EFPC das responsabilidades previstas em lei. (não exime as responsabilidades)

    c) O estatuto ou o regimento interno deve prever que o Conselho Deliberativo contrate serviços especializados de terceiros em caráter eventual. (não é obrigatório prever isso)

    d) As EFPC podem prescindir da competência técnica dos diretores, desde que contratem profissionais especializados para darem suporte às atividades por eles geridas. (prescinde = não precisa, e conselheiro sem competência técnica seria meio ruim né?)

    e) Os conselheiros, diretores e empregados das EFPC devem se orientar pela defesa dos direitos dos participantes e assistidos dos planos de benefícios que operam.


ID
1873201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos princípios fundamentais de governança corporativa, julgue o item a seguir.

A equidade, entendida como tratamento justo e igualitário a todas as partes interessadas, faz parte dos princípios de governança corporativa.

Alternativas
Comentários
  • Base da boa governança: Transparência, equidade, prestação de contas, conformidade e responsabilidade corporativa são essenciais.

    Equidade: Tratar de forma justa e igual todas as partes interessadas, sobretudo grupos minoritários como colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, é de fundamental importância. Assim, atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são inaceitáveis, como define o IBGC.

    Correto

  • Transparência, equidade, prestação de contas, conformidade e responsabilidade corporativa são essenciais.

     

    1.Transparência: A boa comunicação interna e externa gera o clima de confiança essencial para a criação de valor. A boa comunicação deve ter como características: franqueza, espontaneidade e tempestividade, entre outras. Deve ser resultado não apenas da obrigação, mas sim do desejo sincero de informar tudo o que possa ser relevante para as partes interessadas.

    2. Equidade: Tratar de forma justa e igual todas as partes interessadas, sobretudo grupos minoritários como colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, é de fundamental importância. Assim, atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são inaceitáveis, como define o IBGC.

    3. Prestação de Contas: Os administradores e outros agentes da governança devem prestar contas de sua atuação a quem os elegeu e devem responder integralmente por todos os atos e fatos sob sua responsabilidade.

    4. Conformidade: A organização deve respeitar integralmente as leis, normas e regulamentações aplicáveis aos seus negócios.

    5. Responsabilidade Corporativa: Os negócios devem ser conduzidos com o objetivo de perenizar a organização. Assim, considerações de ordem socioambiental devem orientar a definição dos negócios e operações e, portanto, decisões que possam causar impacto negativo na sociedade ou no meio ambiente devem ser evitadas.

     

     

    https://endeavor.org.br/principios-e-valores-a-base-da-governanca-corporativa/

  • O IBGC cita quatro princípios fundamentais da Governança Corporativa:

              a) Transparência (disclosure): consiste em prover a informação relevante de forma clara, tempestiva e precisa, protegendo evidentemente as de caráter sigiloso.                      

              b) Equidade (fairness): assegura a proteção dos direitos de todos os usuários da informação contábil, incluindo os acionistas minoritários, investidores estrangeiros e o próprio governo. Se a informação for relevante, influenciando uma tomada de decisão sobre investimentos, deverá ser divulgada, ao mesmo tempo, a todos os interessados, tempestivamente.      

              c) Prestação de Contas (accountability): estabelece que os agentes de Governança devem prestar contas de seus atos, a fim de justificarem suas escolhas, remuneração e desempenho. Na administração Pública isto ganha um papel ainda mais importante, pois o recurso gerido não é do gestor, mas sim de toda uma população.

              d) Responsabilidade Corporativa (responsability): a responsabilidade corporativa visa a continuidade da empresa, zelando pela perenidade e sustentabilidade da organização (visão de longo prazo, sustentabilidade). Ou seja, visa zelar pela viabilidade (econômico-financeira) das organizações.

    Gabarito: CORRETO.

  • Equidade é um dos princípios de governança corporativa, segundo o Banco Mundial.

    Gabarito: CERTO

  • Resposta: CERTO

    O manual de Governança Corporativa do IBCG cita quatro princípios fundamentais da Governança Corporativa:

    a) Transparência (disclosure): consiste em prover a informação relevante de forma clara, tempestiva e precisa, protegendo evidentemente as de caráter sigilo.

    b) Equidade (fairness): assegura a proteção dos direitos de todos os usuários da informação contábil, incluindo os acionistas minoritários, investidores estrangeiros e o próprio governo. Se a informação for relevante, influenciando uma toma de decisão sobre investimentos, deverá ser divulgada, ao mesmo tempo, a todos os interessados, tempestivamente.

    c) Prestação de Contas (accountability): estabelece que os agentes de Governança devem prestar contas de seus atos, a fim de justificarem suas escolhas, remuneração e desempenho. Na administração Pública isto ganha um papel ainda mais importante, pois o recurso gerido não é do gestor, mas sim de toda uma poopulação.

    d) Responsabilidade Corporativa (responsability): a responsabilidade corporativa visa a continuidade da empresa, zelando pela perenidade e sustentabilidade da organização (visão de longo prazo, sustentabilidade). Ou seja, visa zelar pela viabilidade (econômico-financeira) das organizações.

    Além desses, a doutrina cita mais dos Princípios complementares são:

    a) Ética (ethics): deve permear todas as relações internas e externas à corporação. É uma postura básica e essencial. como já vimos, nem sempre a atitude do gestor é ilegal, mas pode ser ilegítima e pouco ética, o que pode prejudicar a imagem da instituição e afetar seus negócios.

    b) Conformidade (compliance): É a garantia da regularidade de que as informações preparadas pelas empresas obedecem às leis e aos regulamentos vigentes, representando a realidade da atividade empresarial.

    Fonte: https://free-content.direcaoconcursos.com.br/demo/curso-9538.pdf

  • Se a gente for parar pra pensar, não é justa e igual, mas sim justa e equitativa.


ID
1879219
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em um mercado de ativos em que não há incerteza, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B

  • Sobre o cálculo do Valor Presente do Ativo (AVP)

    Por definição o valor de um ativo qualquer, seja projeto, empresa ou investimento é a soma do Valor Presente dos seus fluxos de caixa projetados futuros descontados pela taxa adequada ao risco deste ativo.

     

    O cálculo do valor presente de um ativo é obtido pela seguinte expressão

    VP = VF / (1+i)n

    Onde:

    VP = Valor presente do ativo

    VF = Valor futuro do ativo

    i = Taxa de juros utilizada para representação do risco deste ativo

    n= Quantidade de dias entre a data de emissão do ativo e a sua efetiva execução

    Forma de Controle

     

    Cada ficha de imobilizado possui um extrato de suas ocorrências de AVP, formadas pelas seguintes operações / ações:

    Constituição: movimento que indica o valor de AVP (diferença entre o valor futuro e presente) a ser realizado.

    Apropriação: movimento que indica o valor do AVP constituído que já se tornou devido pelo transcorrer de um determinado período.

    Realização: movimento que indica a realização de uma parcela do AVP, seja em função da baixa total ou parcial da ficha de imobilizado, seja em função do término do período estabelecido para o AVP (data de

     

  • Se não há incertezas, não haverá prêmios por aceitar mais riscos. Assim, o valor presente vai ser igual ao valor futuro, justamente porque não há riscos que poderiam valorizar ou depreciar o valor do investimento.

    Para que o valor presente seja igual ao valor futuro, não pode ser feito arbitragem, pois aí estaria mudando o valor do investimento. Letra B é mesmo a correta.

    A) Errada. Valor futuro não é dado pela razão, mas sim pelo produto.

    B) Correto.

    C) Errada. Não tem como, em hipótese alguma, afirmar que arbitragem promove o equilíbrio de mercado, pois é subjetivo e traz incertezas. O equilíbrio do mercado se dará de várias maneiras, dentre elas, destaca-se a assimetria de informações.

    D) Errada. Pelos mesmos motivos acima.

    E) Errada. Pelo que eu entendi e interpretei, afirma-se que, quanto maior o preço de um ativo, maior será o investimento. Na verdade, acho que não é bem assim. Deve-se considerar a rentabilidade, o custo etc. Dessa forma, há relações direitas e indiretas. Mas confesso que esse item é bastante dúbio. No entanto, fui na mais certa "por se tratar de ESAF"


ID
2135749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de governança corporativa, julgue o item a seguir.

De acordo com a IFAC, a função da governança é garantir que as ações das organizações estejam alinhadas com o interesse público, devendo-se evitar qualquer tipo de intervenção do poder central, a fim de assegurar a plena autonomia das entidades que compõem a administração descentralizada, bem como certificar de que não haverá interferência da área política nas suas decisões.

Alternativas
Comentários
  • A governança pública fundamenta-se nos princípios da governança privada, introduzindo na administração pública preceitos de gestão de entidades privadas, buscando maior eficiência na gestão, promovendo, assim, um retorno mais eficaz ao cidadão. Visando contribuir com a disseminação da temática governança pública, a International Federation of Accountants (IFAC), publicou, em 2001, o Study 13, que se refere à governança no setor público. No estudo, dentre outros assuntos, foram definidas práticas de governança, abrangendo quatro dimensões – “Padrões de Comportamento”, “Estrutura e Processos Organizacionais”, “Controle” e “Relatórios Externos”

    Errado!

  • Gabarito: errado


    Questão: De acordo com a IFAC, a função da governança é garantir que as ações das organizações estejam alinhadas com o interesse público, devendo-se evitar qualquer tipo de intervenção do poder central, a fim de assegurar a plena autonomia das entidades que compõem a administração descentralizada, bem como certificar de que não haverá interferência da área política nas suas decisões.


    De acordo com a IFAC (2013), a função da governança é garantir que as ações das organizações estejam alinhadas com o interesse público. Por isso, considera importante: (a) a integridade, os valores éticos; (b) a abertura e o engajamento das partes interessadas; (c) a definição de resultados e de benefícios sustentáveis em termos econômicos, sociais e ambientais; (d) a definição de intervenções necessárias para potencializar e otimizar resultados e benefícios; e (e) o desenvolvimento das capacidades (das organizações, da liderança e dos indivíduos) necessárias àquele fim; (f) a gestão de riscos e de desempenho (sustentado por controles internos e instrumentos robustos de gestão das finanças públicas); e (g) a transparência e a accountability (possível por meio da implementação de boas práticas, como as relacionadas a prestação de contas e responsabilização).


    Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/APB1623.pdf


ID
2194438
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um dos princípios básicos da Governança Corporativa.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), as bases da boa governança variam de acordo com o ambiente corporativo – regulatório e social – em que as organizações estão inseridas. Quatro princípios, no entanto, são fundamentais:

     

    1) Transparência: as decisões e os processos devem se dar de maneira clara para os públicos com os quais a organização se relaciona – clientes, fornecedores, investidores, governo, sociedade -, os chamados stakeholders;

    2) Equidade: todos os interessados nos negócios devem participar e ser tratados de maneira igualitária;

    3) Prestação de contas (accountability): a organização deve prestar contas de seu trabalho, não só em relação aos recursos financeiros que administra, mas também em relação ao papel que exerce junto aos stakeholders;

    4) Responsabilidade corporativa: uma visão mais ampla da atuação da organização em seu contexto social.

     

    http://www.ibgc.org.br/index.php/governanca/governanca-corporativa/principios-basicos

     

     

    OBS:  eu marquei a letra E .... mais a banca deu como certa a letra A  ... sem entender tal motivo

  • Gabarito letra E - Prestação de Contas (accountability)

    Princípios da Governança Corporativa: T.E.R.P

    Transparência

    Equidade

    Responsabilidade Corporativa

    Prestação de Contas (accountability)

  • C - Compliance (cumprir regras)

    A - Accoutability (prestar contas)

    R - Responsabilidade

    E - Equidade

    T - Transparência (governança)

    E - ética de todos os envolvidos

  • A questão em exame versa sobre a governança corporativa, e exige que saibamos quais são os princípios de uma boa governança corporativa. Vamos analisar quais são os princípios e em seguida teremos condição para marcar a alternativa que responde ao questionamento da banca.

    O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) apresenta como princípios para uma boas Governança corporativa:

    • Princípio da accountability: segundo o referido princípio, os agentes de governança têm o dever de prestar contas de sua atuação, essa prestação de contas deve ocorrer de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo. A partir da prestação de contas, o agente deve assumir as consequências de suas ações e omissões durante o exercício de suas atividades.
    • Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazo.
    • O princípio da Transparência: consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A transparência não deve se restringir ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
    • O princípio da Equidade: caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas.

    Após analisar o assunto, concluímos que a alternativa "E" é a opção correta.

    GABARITO: E

    Fonte: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC


ID
2908858
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Compliance é uma noção largamente utilizada no campo da ética empresarial e está associada à ideia, em sua concepção mais ampla, de que

Alternativas
Comentários
  • O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.

    https://michaellira.jusbrasil.com.br › artigo

  • Gabarito: letra C

    Compliance é o dever de estar em conformidade com atos, normas e leis, para seu efetivo cumprimento.

    portanto a unica alternativa que se encaixa

    letra C as empresas devem se empenhar em cumprir e fazer cumprir as regras internas e externas que regem suas atividades, incluindo as regras destinadas a prevenir e reprimir a corrupção.

  • Questão Q970301 Prova: FCC - 2019 - Prefeitura de Recife - PE - Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão

    Um dos conceitos contemporâneos ligados à gestão de riscos no âmbito das organizações públicas e privadas é o de compliance, que significa atuação conforme as normas e regras fixadas, tendo como escopo evitar fraudes, ilícitos e desvios de conduta.

    Correta

  • Compliance é um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição, assim como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.

    Deste modo, o compliance pode ser visto como uma escolha de uma instituição de criar mecanismos que melhorem sua gestão e consigam identificar os riscos de conformidade de modo a manter a mesma operando dentro das normas e regras, protegendo-a de riscos de práticas de corrupção e de fraudes.

    Observe que as cinco alternativas fazem afirmações verdadeiras, todavia, a única que está relacionada ao conceito de compliance é a letra C, por afirmar que a empresa deve se empenhar em cumprir e fazer cumprir as regras internas e externas que regem as suas atividades.

    Tenha atenção a isso, quando a questão perguntar sobre o compliance ela estará tratando de conformidade e cumprimento de regras e/ou padrões éticos.

    Gabarito: C

    fonte: material estratégia concursos - Prof. Rodrigo Rennó

  • As alternativas apresentam afirmações corretas. No entanto, devemos buscar a alternativa que trata especificamente sobre a função de compliance.

    Lembre-se: compliance = conformidade com normas + conduta ética.

    Ao analisar as alternativas constatamos que a única que trata sobre o cumprimento/conformidade com as normas é a alternativa “C”.

    Gabarito: C