SóProvas


ID
1873204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação aos princípios fundamentais de governança corporativa, julgue o item a seguir.

O princípio de accountability estabelece que os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação e responder integralmente por todos os atos praticados no exercício de suas funções.

Alternativas
Comentários
  • Accountabilityresponsabilidade com ética e que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.

    Correto

  • O conceito de governança corporativa está, portanto, relacionado com a accountability, cujas exigências diferem consoante a natureza da organização

     

    www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000200002

  • accountability =prestar contas .

  • Errei porque achei estranho a parte de "responder integralmente por todos os atos no exercício de suas funções" - achei muito "absoluto", sem exceções. Agora aprendi :-)

  • Enunciado de acordo com o princípio da governança denominado de accountability. Dentro desse conceito temos três dimensões: transparência, dever de prestar contas e responsabilização pelos atos produzidos.

    Gabarito: CERTO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Governança, sendo mais especificamente cobrado o princípio de accountability.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Segundo Paludo (2017), na iniciativa privada a governança corporativa representa o modo como as organizações são administradas e controladas, e como interagem com as partes interessadas. Governança no setor público, no entanto, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. (Paludo, 2017, pág. 158).

    Segundo o IBGC (instituto Brasileiro de Governança Corporativa), os princípios básicos de governança corporativa são:

    - Equidade (fairness): tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

    - Transparência (disclosure): desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.

    - Prestação de contas (accountability):  agentes de governança devem assumir integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

    - Responsabilidade corporativa: zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.).

    Nesta esteira, o referencial básico de governança do TCU (2014) estabelece como princípios básicos de governança para o setor público: legitimidade, equidade, responsabilidade, eficiência, probidade, transparência e accountability.

    - Legitimidade: princípio jurídico fundamental do Estado Democrático de Direito e critério informativo do controle externo da administração pública que amplia a incidência do controle para além da aplicação isolada do critério da legalidade. Não basta verificar se a lei foi cumprida, mas se o interesse público, o bem comum, foi alcançado;

    - Equidade: promover a equidade é garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis - liberdade de expressão, de acesso à informação, de associação, de voto, igualdade entre gêneros -, políticos e sociais - saúde, educação, moradia, segurança;

    - Responsabilidade: diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações, visando sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações;

    - Eficiência: é fazer o que é preciso ser feito com qualidade adequada ao menor custo possível;

    - Probidade: trata-se do dever dos servidores públicos de demonstrar probidade, zelo, economia e observância às regras e aos procedimentos do órgão ao utilizar, arrecadar, gerenciar e administrar bens e valores públicos;

    - Transparência: caracteriza-se pela possibilidade de acesso a todas as informações relativas à organização pública, sendo um dos requisitos de controle do Estado pela sociedade civil;

    - Accountability: espera-se que os agentes de governança prestem contas de sua atuação de forma voluntária, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.

    Ante o exposto, a questão está certa, uma vez que o princípio de accountability realmente estabelece a prestação de contas pelos agentes de governança, bem como a responsabilização integral pelas consequências de seus atos e omissões no exercício de suas funções.


    Fontes:

    Brasil. Tribunal de Contas da União. Referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública / Tribunal de Contas da União. Versão 2 - Brasília: TCU, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2014.

    Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5ª ed. / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. - São Paulo, SP: IBGC, 2015.

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: CERTO.