-
No enuciado da questão deixa claro que "o setor público foi deficitário, o que resultou no aumento da dívida pública" logo o déficit do governo PODE ser medido pela variação da dívida pública.
Bons estudos!
-
Se é divida então é deficit
-
Gabarito: Certo
Déficit público = variação da + variação do valor dos + variação da .
-
Perfeito!
Não só pode como é o caminho mais fácil e preciso. Por isso, é o método oficial usado pelo Banco Central no cálculo do resultado fiscal. Calcular o déficit do governo pela variação da dívida pública é o método abaixo da linha.
Se da data X até a data Y a dívida do governo aumentou em R$ 1 bilhão, significa que neste período as despesas superaram as receitas em R$ 1 bilhão, de forma que esse é o déficit do governo.
É o famoso método Abaixo da Linha, portanto.
Resposta: C
-
Resumindo: Se o país apresenta déficit, ou seja, gasta mais que arrecada, seu endividamento aumentará no mesmo montante. Assim, o déficit do governo pode ser medido pela variação da dívida pública.
-
Hã?
Divida publica = Divida Publica.
Deficit Publico = Residuo entre arrecadação e gastos.
Se medir só a divida e nao medir a arrecadação, impossível saber o valor do deficit. A questão afirmou que vinha de um período de deficit fiscal. Ele é constante? Variou pra cima? Variou pra baixo? Questão totalmente errada.
Segundo a Escola Nacional de Administração Pública:
" temos uma situação de déficit público quando o governo gasta mais do que arrecada. Para cobrir esse déficit, o governo recorre ao mercado financeiro, seja por meio da emissão de títulos públicos, seja por meio de empréstimos. Com isso, há criação ou aumento da dívida pública. "
https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3169/1/Modulo%203%20-%20A%20Divida%20Publica%20e%20o%20Financiamento%20Orcamentario.pdf