SóProvas


ID
1874038
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre a farmacologia, farmacocinética e tipos de anestésicos locais utilizados em odontologia para controle da dor durante os procedimentos operatórios, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  b)a biotransformação dos anestésicos locais do tipo éster ocorre no sangue. Eles são hidrolisados no plasma sanguíneo pela enzima pseudocolinesterase.

    Letra A totalmente errada, pois os anestésicos não precisam estar em doses altas para iniciar sua ação.

    Letra C - O local primário da biotransformação do tipo amida é o fígado.

    Letra D - A articaína é uma molécula híbrida que possui componentes tanto éster quanto amida, portanto é metabolizada tanto no sangue quanto no fígado.

    Letra E - Uma disfunção ''hepática'' significativa representa uma contraindicação relativa à administração de anestésicos locais do tipo amida. Aproximadamente 70% de uma dose de lidocaína injetada sofrem biotransformação em pacientes com funçaõ hepática normal. Pacientes com fluxo sanguíneo hepático abaixo do habitual ou deficiente são incapazes de efetuar a biotransformação do tipo amida em velocidade normal. Essa biotransformação mais lenta acarreta níveis sanguíneos elevados do anestésico e aumento pontencial na toxicidade.

  • A letra E está incorreta, pois nos rins são excretados e não metabolizados os anestésicos. O resto da assertiva está correta, pois quem tem problema renal ou hepático( onde a maioria dos anestésicos são metabolizados) tem maior chance de apresentar toxicidade.

  • D- erro - Articaina nao é só metabolizado no figado,mas tb  no PLASMA SANGUINIO,por isso ela PODE SER USADA EM PACIENTES COM DISFUNCAO EPATICA

     

  • Os ésteres são biotrans- formados rapidamente no plasma, pela colinesterase plasmática, enquanto que os amidas dependem de biotransformação pelos microssomos hepáticos. Os anestésicos locais são bases fracas, portanto insolúveis em água.