-
I- Certo (errado no gabarito oficial).
O custo variável médio é decrescente enquanto estiver acima do custo marginal, depois, quando ficar abaixo do custo marginal o custo médio será sempre crescente. Logo a inclinação desta curva é positiva para todos os pontos em que ela estiver abaixo do custo marginal.
II- Errado (certo no gabarito original)
A curva de custo variável médio é mínima quando intercepta a de custo marginal. Entretanto, a curva de custo variável é sempre crescente (nas formulações tradicionais), logo não faz sentido falar em ponto mínimo, a não ser que esteja falando do ponto zero.
III- Errado
Fornece apenas o custo variável. Fornecerá o custo total no longo prazo, onde não existe custo fixo.
Gabarito oficial letra (b). Questão mal feita.
-
Felipe Castor, acho que a questão estava se referindo ao custo variável unitário da ultima unidade (custo marginal, no fundo, com a diferenca de que o custo marginal é o custo para produzir a próxima unidade)
-
I - Errado
CVmédio = CV / Qtd -> A curva do custo variável muda com o aumento da produção. A curva do custo variável médio é em forma de "U", onde, no ponto mínimo, CVmédio = Cmg
II - Certo
A curva de Cmg cruza com a de CVmédio no seu ponto mínimo
III - Errado
Abaixo da curva de Cmg está o custo fixo e, a partir de determinado ponto, a CV e CT
-
I. Errado. Ela tem formato de “U”, ou seja, só vem a ser positiva a partir de determinado nível. Ela inicia com inclinação negativa inclusive.
II. Perfeito. É aquela relação fundamental. Cme e CVme são mínimos quando são iguais ao custo marginal.
III. Errado. O custo marginal é o custo incremental gerado por cada unidade adicional produzida. Ou seja, em cada ponto da curva, sua altura é o custo marginal daquela unidade. Se somarmos todas as alturas, isto é, calcularmos a área abaixo da curva de custo marginal, teremos o CUSTO VARIÁVEL.
Resposta: B
-
Na primeira lida, achei que todas estivessem erradas. Para a alternativa II estar correta, é necessário que o custo variável (e não apenas o custo variável médio) tenha um valor mínimo diferente de zero (quando a quantidade é nula). Para isso ser verdade, não seria necessário haver incremento da produção com custo marginal negativo, ou estou equivocado? Caso não esteja, existe alguma teoria que preveja isso, ou o gabarito simplesmente está errado?