Seja DV - depósitos a vista e PMPP - papel moeda em poder do público. Nesta situação de saque estaremos substituindo DV por PMPP.
(a) Errado. Os meios de pagamento são DV+PMPP. Um aumentou, mas o outro diminuiu igualmente.
(b) Errado. PME=Encaixes do Banco Central+PMC, onde PMC=Encaixes dos Bancos Comerciais + PMPP. Logo o que foi acrescido em PMPP foi em igual montante reduzido nos Encaixes dos Bancos Comerciais. Além disso os Encaixes do Banco Central não foram alterados.
(c) Errado. PMC=Encaixes dos Bancos Comerciais + PMPP. Logo o que foi acrescido em PMPP foi em igual montante reduzido nos Encaixes dos Bancos Comerciais.
(d) Certo. Moeda escritural=depósitos à vista, que foram reduzidos.
(e) Errado. Os Encaixes do Banco Central não foram alterados.
Gabarito letra (d).
a) Errado! Embora tanto o papel moeda em poder do público – PMPP quanto os depósitos à vista – DV componham o M1, são os justamente os DV que tem poder de multiplicação. Assim, esse movimento reduz os meios de pagamento.
b) Errado. Aqui não há alteração, uma vez que o papel moeda emitido é uma variável totalmente controlada pelo Banco Central.
c) Mesma coisa da anterior. O papel moeda em circulação é a diferença entre o papel moeda emitido e o caixa do BC. É outra variável completamente controlada pela autoridade monetária.
d) Esse é o gabarito. A moeda escritural são os depósitos à vista. Se está havendo corrida bancária, está havendo redução de DV.
e) Mesmo erro das alternativas B e C. O comportamento do público pode fazer o Banco Central reagir. Mas por si só não afeta o caixa do Banco Central.
Resposta: D