I- Falso
Na tentativa de atrair capitais externos o governo FHC emitiu muitos títulos de curto prazo como forma de se financiar e manter um câmbio valorizado. No governo Lula esta tendência foi revertida e desde então os títulos público têm tido vencimentos médios cada vez maiores.
II- Correto
No período o governo fez esforços para vender mais títulos pré-fixados, indexados à inflação. Também houve aumento dos títulos indexados à SELIC, diminuindo o percentual de títulos indexados ao câmbio que estão sujeitos às oscilações cambiais.
III- Correto
"O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a BMF&F Bovespa para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, por meio da internet.
Concebido em 2002, esse Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, ao permitir aplicações com apenas R$ 30,00. Antes do Tesouro Direto, o investimento em títulos públicos por pessoas físicas era possível somente indiretamente, por meio de fundos de renda fixa que, por cobrarem elevadas taxas de administração, especialmente em aplicações de baixo valor, reduziam a atratividade desse tipo de investimento." http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-conheca-o-tesouro-direto
Gabarito letra (d).
I. Errado! É difícil que isso seja cobrado, mas grave: nos anos 2000, o Brasil conseguiu melhorar em termos de endividamento público em todos os sentidos. O prazo médio de vencimento subiu, a dívida líquida caiu e houve substituição de dívida externa por dívida interna.
II. Correto! Isso também fez parte da melhora do perfil da dívida: houve um esforço de tonar a dívida mais concentrada em títulos pré-fixados e indexados, em detrimento dos pós-fixados e atrelados ao câmbio.
III. Perfeito! A aplicação mínima é de cerca de R$ 30,00. E é muito fácil para qualquer pessoa física aplicar nos títulos públicos federais. Se você nunca visitou a página, faça isso. É legal investir e você ainda estará estudando. Ó o link: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-precos-e-taxas-dos-titulos
Resposta: D