-
I- Certo
Lulas se comprometeu com a continuação das políticas anteriores para estabilizar os mercados e as expectativas dos investidores.
II- Errado (certo no gabarito oficial)
Lula preservou parte da política econômica de FHC, mas não renovou acordo com FMI. O último acordo foi em 2002 com FHC. Lula apenas não o quebrou (como alguns pensavam que ia fazer) e pagou todo o empréstimo.
Gabarito oficial letra (a). Questão mal feita.
-
(V) As medidas da equipe econômica foram definidas com o objetivo de mostrar comprometimento com o ajuste fiscal e a estabilidade econômica.
(V) A redução da instabilidade econômica se deveu, em parte, à preservação da política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso e à renovação do acordo com o FMI. Quando Lula venceu, houve uma forte instabilidade econômica evidenciada na redução da confiança dos investidores, alta do dólar, etc, por conta do viés esquerdista/socialista do então presidente. Essa instabilidade foi minorada quando o mercado percebeu que Lula agiria com compremetindo fiscal, no sentido de preservar as estruturas conquistadas no Plano Real.
(V) A forte valorização cambial decorrente da resolução da incerteza econômico-política e do boom das commodities. Lembro que no fim do governo Lula o dolar estava a cerca de R$ 1,50.
Resposta: Letra A.
-
Exatamente. Felipe está certo.
E a III também está errada. Realmente o boom de commodities contribuiu para a valorização cambial, mas nunca que um ambiente de INCERTEZA gera valorização do câmbio.