-
Gabarito B — onceitos de Dados, Informação e Conhecimento
Para que possamos entender o que é gestão do conhecimento, necessitamos compreender os conceitos de dado, informação e conhecimento.
Um dado pode ser descrito como a matéria-prima da informação.1 É a informação bruta – sem significado, sem um contexto. Já a informação seriam esses dados trabalhados, de modo que tenham um significado. Dessa forma, as informações adquirem uma relevância muito maior.
De acordo com Davenport e Prusak:2
o conhecimento é decorrente da informação, que, por sua vez, deriva de conjunto de dados. Os dados são séries de fatos ou eventos isolados. São registros sem significado inerente, que se transformam em informações ao adquirirem significado. As informações são dados que, percebidos pelo indivíduo, têm relevância, propósito e causam impacto em seu julgamento ou comportamento. O conhecimento pode ser visto como conjunto de informações reconhecidas e integradas pela pessoa dentro de um esquema preexistente.
Dessa forma, apenas os dados não nos servem de muita coisa. Imagine que eu lhe forneça um número: 26-05. Isso, por si só, não lhe “diz” muito, não é verdade?
Entretanto, se agregarmos outros dados e “trabalharmos” esses dados, eles adquirirão um significado. Por exemplo: no dia 26-05 sairá um edital do novo concurso do Senado Federal. Esse já não é somente um dado isolado, não é mesmo? Passou a ser uma informação (hipotética, pois não é verdadeira!) que pode ser utilizada por qualquer pessoa.
Assim sendo, as informações podem ser anexadas e inseridas em um contexto, que se tornará conhecimento através da intervenção das pessoas, que utilizarão as informações em seu contexto.
-
Gabarito B.
Deve-se ter em mente que a Administração é uma ciência social aplicada que tem como objeto de estudo a organização, sendo esta a reunião de pessoas para a consecução de objetivos comuns.
Para permitir que esse objeto seja estudado, os teóricos da administração se utilizam, ou desenvolvem, métodos de observação, como qualquer ciência.
-
Letra: B
Pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e seus colaboradores e da aplicação de métodos científicos.
-
A formação do conhecimento administrativo é produzida pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e de seus administradores.
Há duas fontes:
1) Experiência Prática - o administrador atual dispõe de um considerável acervo teórico que faz parte da cultura coletiva e é produto de transmissão de conhecimentos empíricos desde que foi criada a primeira organização.
2) Métodos Científicos - aplicação da ciência à observação das organizações e dos administradores. Para tal utiliza-se de três métodos mais comuns:
- Experimento - consiste em medir as consequências de uma alteração produzida em uma situação.
- Levantamento Simples - utilizam-se questionários, entrevistas, observação direta, etc.
- Levantamento Correlacional - relação de causa e efeito entre determinados processos ou variáveis.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/a-importancia-daadministracao-resenha-do-capitulo-i/26740
Teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações; o conjunto dessas teorias é chamado de Teoria geral da administração. O processo de formação e disseminação das teorias administrativas é produzido pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e de seus administradores. Há duas fontes principais desses conhecimentos: a própria experiência prática e os métodos científicos.
Fonte: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAA1qEAH/resumo-teoria-geral-administracao-amaru-caps-1-2
-
kkkkk
-
kkkkkkkkkkk é de doer