-
Gabarito A. Com a introdução da produção em massa e a industrialização no século XIX, cresceu o volume da produção e passou a ser necessário o controle da qualidade. As indústrias ficaram cada vez maiores, e existiam centenas de trabalhadores na “linha de montagem”.
Nesse princípio da industrialização, a qualidade era analisada após a produção, por um inspetor. Dessa forma, todos os produtos eram inspecionados após o processo produtivo, sem uma preocupação com a prevenção de defeitos.
Uma inspeção era efetuada durante alguma etapa do processo produtivo (a checagem do peso correto de uma peça, por exemplo) ou quando o produto já estava finalizado.
Basicamente, a equipe de inspeção comparava algumas características dos produtos em análise com alguns padrões preestabelecidos. Se algum produto não estivesse de acordo com o padrão, descartava-se o produto ou vendia-se com algum desconto.
Era do Controle Estatístico da Qualidade
Depois de algum tempo, as empresas perceberam que a gestão da qualidade deveria receber uma atenção maior do que a estava sendo fornecida.
Para entender melhor o que estava causando os defeitos e desperdícios, os controles deveriam ser mais detalhados. Através do uso de modelos matemáticos, iniciou-se o cálculo dos percentuais de falhas e de limites aceitáveis.
Além disso, o uso da amostragem passou a ser utilizado no controle da qualidade, facilitando e barateando o controle. O controle estatístico possibilitou um maior conhecimento dos processos de trabalho e quais eram os fatores que impactavam mais na qualidade dos produtos e serviços.
Dessa forma, com o controle estatístico os processos problemáticos eram mais facilmente descobertos. O objetivo dos gestores nesta Era é descobrir e corrigir os erros nos processos.
(DALE, 1999)
-
Era da Inspeção: Foco no PRODUTO e SERVIÇO.
Atualmente = Era da Qualidade Total: Foco no cliente e no SISTEMA ( o processo como um todo até sua chegada ao cliente ), a qualidade deve estar embutita do produto ou serviço desde o seu ínicio, a partir das necessidades e interesses do cliente.
Era do Controle Estatístico: Com a ascensão da produção massificada ( era Ford ) o controle foi baseado pela amostragem.
-
Gab. A
PERÍODOS OU ERAS DA QUALIDADE (EVOLUÇÃO)
1. INSPEÇÃO: controle em massa de 100% dos produtos, controle por amostragens em casos muitos específicos.
2. CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE: 1931, referência Shewhart, caráter científico. Controle de qualidade no processo produtivo passa a ocorrer mediante procedimentos estatísticos, utilizando mecanismos como a amostragem, porém, assim como na era da inspeção, a qualidade ainda era pensada de forma sistêmica, com envolvimento de todos.
3. GARANTIA DE QUALIDADE: após segunda guerra. Deming e Juran, preocupa-se com a qualidade desde o projeto de desenvolvimento, envolvendo todos os funcionários de todos os níveis hierárquicos, além de fornecedores e clientes.
4. GESTÃO ESTRATÉGICA DE QUALIDADE (GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL): Foco no cliente, na satisfação.
Fonte: Prof. Heron Lemos