SóProvas


ID
1874998
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das principais características do gás natural é de ser considerado um combustível “limpo”, pois possui, em comparação aos seus concorrentes, petróleo e carvão, um melhor rendimento energético e um baixo nível de emissão de poluentes. Apesar destas vantagens o gás natural também possui a desvantagens de uma baixa densidade calórica. Devido a isso a geração de uma mesma quantidade de energia, este combustível ocupa um volume cerca de 1000 vezes maior do que o petróleo. Baseado nestas considerações é possível afirmar que uma das grandes desvantagens do gás natural, em relação aos demais combustíveis fósseis, é:

Alternativas
Comentários
  • A) O gás natural pode utilizado como material prima para na indústria cerâmica e na petroquímica.

     

    B) O gás natural é odorizado para facilitar a sua detecção, assim como no GLP, e essa caracterísitica não proibe a sua aplicação. Tanto é que o uso residencial é significativo (cocção, aquecimento, etc)

     

    C) Gás natural comumente utilizado em usinas de cogeração onde é possível gerar energia elétria e vapor a partir de um único combustível.

     

    D) Por ser um combustível fóssil a sua quantidade de jazidas é sim limitada e a questão dá uma pequena margem para anulação nesse item. Mesmo assim, dentro do contexto apresentado pelo item e demais alternativas, essa alternativa é a "menos errada".

     

    E) A principal forma de distribuição e transporte de gás natural é através de gasodutos. E quando as distância são muito grandes, o custo dessas instalações inviabilizam o projeto. Porém há outras alternativas de transporte, que a depender do volume transportado, podem se tornar viáveis, tais como transporte na forma liquefeita ou em cilindros comprimidos. Mas é importante ressaltar que essas metodologias ainda são caras e excepcionais.

  • O volume e o peso independente de qual seja o produto sempre acarretará maiores custos de transporte. Como o objetivo é ter o mesmo poder calorífico, a gás natural é obrigado a possuir maior volume para compensar seu déficit calorífico.