SóProvas



Questões de Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear


ID
120142
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural é o mais limpo de todos os combustíveis fósseis, porém, na sua combustão libera alguns gases. Dos gases abaixo, na combustão do gás natural, é liberado em maior quantidade o

Alternativas
Comentários
  • Ch4 + O2 ---> Co2 + agua

  • CO2 = Dióxido de Carbono.

  • se faltar oxigenio na combustao ai o bagulho fica doido, formara o monoxido co, quem tem gas encanado fiquem de olho !
  • Passível de Anulação, 

    Se for combustão incompleta, em determinadas circunstância, pode liberar mais CO

  • A combustão do GN tende a ser completa, por isso é CO2

  • fiz uma questão em outra banca que considerou correta o o monóxido de carbono


ID
120145
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com o gás natural também é possível fazer a geração de energia elétrica em uma central térmica ou termelétrica. A geração é feita através da queima do gás natural nas turbinas que acionam os geradores de energia. Esse processo pode ser feito em ciclos

Alternativas
Comentários
  • Ciclo Simples (aberto) = Os gases são resfriados e liberados pelas chaminés
    Ciclo Combinado (alguns admitem ser fechado) = Em alta temperatura os gases são transformados em vapor, utilizando, assim, turbinas a gás e a vapor.
  • Essa questão aborda assunto totalmente desconhecido pra nós professores de Química EM, trata-se do funcionamento, não de um processo quimico proriamente dito.

  • Completando o comentário do colega Rhuam, aqui vc encontra uma descrição didática tanto do "ciclo aberto" (utilizado numa termelétrica convencional), quanto do "ciclo combinado" (utilizado numa termelétrica operando em ciclo combinado).

     

    http://www.furnas.com.br/hotsites/sistemafurnas/usina_term_funciona.asp


ID
120148
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando se resfria o gás natural a aproximadamente -162 °C esse gás passa a ser liquefeito (gás natural liquefeito), que é comumente utilizado para facilitar

Alternativas
Comentários
  • É necessário resfriá-lo, pois o Gás Natural é muito volumoso; assim, aumenta-se a sua pressão, diminui-se o seu volume, facilitando o transporte

  • No estado gasoso o Gás Natural é transmitido através de gasoduto, caso contrário é armazenado e transportado em cilindros de alta pressão, como Gás Natural Comprimido - GNC ou Gás Natural Liquefeito – GNL.

  • o seu volume é diminuido em ate 600 vezes.
  •  Facilitar o transporte, devido ao aumento da densidade e consequente diminuição do volume.

    GABARITO A


ID
120151
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para a chegada do gás natural ao consumidor final são utilizadas redes de distribuição constituídas por malhas de tubulações. Com a modernização do mercado estão sendo empregados na fabricação dessas tubulações, novos materiais, como por exemplo o

Alternativas
Comentários
  • Os gasodutos são construídos em aço carbono ou em polietileno de alta densidade (PEAD).
  • Letra E

    "Há basicamente três tipos de matérias-primas utilizadas em tubos para a condução de gás: o ferro fundido, que após o desenvolvimento de novos materiais, entrou em desuso; o aço carbono, utilizado em aplicações que exigem o transporte do gás a altas pressões; e o polietileno de alta densidade (PEAD), mais usado em redes de média e baixa pressão junto aos pontos de consumo."

     

    http://infraestruturaurbana.pini.com.br/solucoes-tecnicas/44/como-especificar-e-contratar-projetos-de-gasodutos-329999-1.aspx


ID
120619
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Gás natural é

Alternativas
Comentários
  • O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano ( e não o etano, conforme letra E) tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte.
  • O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos, sendo o gás metano o de maior proporção.

    Esta composição é a razão de sua ampla aceitação como um dos combustíveis mais limpos que existe: sua composição produz menos dióxido de carbono (CO2) que outras fontes energéticas e contribui, significativamente, para a diminuição do efeito estufa. A emissão de óxido de nitrogênio (NO2) é considerado menor e, praticamente nulas, as emissões de dióxido de enxofre (SO2), partículas e compostos orgânicos.

  • O gás natural é uma substância no estado gasoso nas condições ambientais de temperatura e pressão.

    O gás natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos leves. Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre

  • O Gás Natural é uma mistura de hidrocarbonetos parafínicos leves (metano, etano e propano) e outros componentes de maior peso molecular, que à temperatura ambiente e à pressão atmosférica permanecem no estado gasoso.

    Alternativa Correta: A


ID
120622
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Analise as proposições abaixo sobre o gás natural.

I. É encontrado como uma energia de origem fóssil, acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório.

II. É extraído de jazidas naturais subterrâneas formadas por rochas sedimentares porosas e permeáveis e cobertas por estratos impermeáveis que impedem a sua saída para o exterior. Formou-se nessas jazidas subterrâneas como resultado da decomposição de sedimentos naturais ao longo de muitos milhares de anos. O gás natural pode estar acompanhado por petróleo ou é encontrado constituindo um reservatório de gás.

III. É encontrado em reservatórios subterrâneos, somente no mar, tal qual o petróleo, sendo considerável o número de reservatórios que contém gás natural associado ao petróleo. Nestes casos, o gás recebe a designação de gás natural associado. Quando o reservatório contém pouca ou nenhuma quantidade de petróleo, o gás natural é dito não associado.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III. É encontrado em reservatórios subterrâneos, somente no mar, tal qual o petróleo, sendo considerável o número de reservatórios que contém gás natural associado ao petróleo. Nestes casos, o gás recebe a designação de gás natural associado. Quando o reservatório contém pouca ou nenhuma quantidade de petróleo, o gás natural é dito não associado.

     

     

    Não é SOMENTE no mar, ele também pode ser encontrado em terra.

  • D) I e II, somente
  • O gás natural, tal qual o petróleo, são encontrados tanto no mar (on shore), quanto em terra (off shore).

  • Ali diz que é acumulado em rocha porosas, não sei se convém, mas impermeável pode ser poroso?


ID
120628
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural pode ser utilizado em vários setores como os industriais, comerciais, residenciais, automotivo, geração e cogeração de energia. Na comercialização, para a medição de consumo do gás natural a unidade de medida mais utilizada é

Alternativas
Comentários
  • Achei que era como o GLP que compramos por L contidos na botija.

  • Como é extraído de jazidas, o gás natural é um produto incolor e inodoro, livre de enxofre. É mais leve que o ar e a sua combustão é completa – libera dióxido de carbono (CO2) e vapor de água. Com isso, o gás natural é uma energia ecológica e não poluente. A unidade básica de medida para o gás natural é o metro cúbico por dia (m3/dia). A energia produzida pela combustão do gás é usualmente medida em quilocaloria (kcal). Ou em – MMBTU - milhões de British Thermal Unit.


ID
120631
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para transportar o gás natural, pode-se destacar três alternativas:

I. Gasodutos quando sob a forma gasosa.

II. Navios criogênicos quando sob a forma liquefeita.

III. Adicionados a outros materiais quando sob a forma de compostos derivados líquidos ou sólidos.

O gás deve ficar a uma temperatura de ?162 °C para ser acondicionado corretamente para o transporte, SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • leia o "?" como "-" ( negativo)
  • Quando o gás natural encontra-se sob condições de temperatura de -162 °C, ele permanece em sua forma liquefeita, assim, seu transporte requer menor espaço devido a sua diminuição de volume quando comparado a sua forma gasosa.
    Resposta correta, letra "B"

  • Obrigada Mário, não tinha entendido ainda!


ID
167809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A quantidade de poluentes aéreos emitidos por uma usina termelétrica depende do combustível utilizado. Considerando a utilização em uma termelétrica, de 1.000 MW dos combustíveis a seguir, qual deles apresenta a maior quantidade de emissões de óxido de nitrogênio por GW de eletricidade?

Alternativas
Comentários
  • Os óxidos ácidos na atmosfera reagem com a água e formam a chuva ácida.

     

    Alternativa C


ID
167812
Banca
CESGRANRIO
Órgão
SFE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um dos instrumentos criados pelo Protocolo de Kyoto para auxiliar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Por meio do MDL, países em desenvolvimento (Partes Não Anexo I) podem implementar projetos que apresentem uma redução de GEE, obtendo a Redução Certificada de Emissões (RCE). Em uma termelétrica, pode-se obter RCE através da substituição de

Alternativas
Comentários
  • Letra d) petróleo por gás natural.

  • O gás natural como fonte de energia possui grande potencial de crescimento na matriz energética mundial. Uma das principais causas de crescimento é ele ser considerado uma fonte energética limpa, pois emite menos gases do efeito estufa e queima sem deixar resíduos; além de ser considerado um substituto do petróleo e do carvão natural.


ID
462226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Acerca dos processos industriais de obtenção de produtos
químicos, julgue os itens a seguir.

O etileno, um dos principais insumos da indústria petroquímica, é tradicionalmente obtido a partir do petróleo. No entanto, ele pode ser também produzido a partir da cana- de-açúcar.

Alternativas
Comentários
  • Ele pode ser obtido a partir da cana de açucar através reação de eliminação (desidratação do alcool). Ainda não é largamente utilizado, mas possível é.


ID
542095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

conhecido que a gasolina é um derivado de petróleo cujas cadeias carbônicas são lineares ou ramificadas, apresentando de 6 a 12 átomos de carbono por cadeia.
A técnica indicada para a análise química de uma amostra de gasolina com o objetivo de identificar e quantificar seus elementos, assim como a justificativa da escolha de tal técnica, é a análise

Alternativas
Comentários
  • a - errada. A titulação potenciométrica, consiste no uso de eletrodos (pHmetros) para a determinação do ponto final, através da mudança do pH ou do potencial durante uma titulação. Para moléculas orgânicas ocorre de maneira indireta como é o caso do uso envolvendo a vitamina C

    b - Correta. A CG é utilizada para a separação e identificação de compostos voláteis com PE de até 300°C, que é o caso dos compostos citados. 

    c - errada. Os compostos em questão não apresentam as características necessárias para análises por UV/VIS.  Cromóforos: grupos covalentes covalentes insaturados insaturados.

    d - errada. A AAS é destinada para átomos metálicos.

    e - errada. Para análise gravimétrica os compostos são solúveis e formam  compostos pouco solúveis ou insóluveis (precipitados) com reagentes específicos. 


ID
542197
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A nafta é uma das frações obtidas da destilação do petróleo para a produção de

Alternativas

ID
542206
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre os processos mais importantes associados ao refino do petróleo, destaca-se o de craqueamento, que é classificado como um processo de

Alternativas

ID
545482
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A cadeia de produção do setor petroquímico é dividida em indústrias de primeira, segunda e terceira gerações. Os objetivos dessas indústrias são:

Alternativas

ID
546538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O resultado da reação da combustão controlada do gás liquefeito de petróleo num fogão doméstico é o(a)

Alternativas

ID
546928
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A primeira etapa do refino do petróleo é feita na unidade de destilação atmosférica, quando o óleo bruto é separado em diversas frações, à pressão atmosférica. O processo descrito é denominado

Alternativas

ID
548674
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para separar os diferentes componentes do petróleo, como os que formam a gasolina, o querosene e o óleo diesel, dentre outras frações, faz-se uma

Alternativas

ID
559435
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O etanol é um álcool que vem sendo usado como combustível automotivo desde 1970. Uma das características que NÃO pode ser atribuída ao etanol é que

Alternativas
Comentários
  • CH3CH2OH + 3O2 : 2 CO2 + 3 H2O

ID
560962
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O biodiesel é classificado como um

Alternativas

ID
561193
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Embora diversos óleos vegetais possam ser utilizados como matéria-prima para obtenção de biodiesel, a determinação da mesma depende muito de fatores geográficos. Além disso, cada óleo vegetal apresenta propriedades químicas peculiares, o que implica algumas modificações quanto ao procedimento de produção desse biocombustível. Nesse contexto, o parâmetro de maior influência sobre as propriedades dos óleos vegetais é o(a)

Alternativas

ID
561202
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O controle da reação de conversão do óleo vegetal em biodiesel e das diversas etapas de separação empregadas durante a sua produção por rota metílica está diretamente associado à qualidade do produto final, devendo ser executado com vistas às especificações técnicas desse produto. Nesse sentido, as etapas de neutralização (antes da lavagem aquosa) e lavagem aquosa apresentam, respectivamente, as funções de

Alternativas

ID
561682
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Qual a propriedade que é de vital importância no que diz respeito à segurança do armazenamento, transporte e da distribuição do biodiesel, mas que NÃO está associada ao desempenho do motor?

Alternativas

ID
561685
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A questão da estabilidade à oxidação afeta a qualidade do biodiesel, principalmente em decorrência de longos períodos de seu armazenamento. As razões para sua auto-oxidação estão relacionadas à

Alternativas

ID
561688
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Associe as propriedades físico-químicas de biocombustíveis, na coluna da esquerda, às respectivas características, na coluna à direita.
I –Viscosidade
II–Estabilidade oxidativa
III –Ponto de névoa
IV–Corrosividade

X – Está atrelado ao teor de enxofre e à acidez.
Y – Seu controle visa a garantir o funcionamento adequado dos sistemas de injeção e bombas de combustível.
Z – Temperatura na qual os cristais parafínicos formados, devido à refrigeração do líquido, tornam-se visíveis.
Está correta a associação

Alternativas

ID
561691
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A fim de atender às especificações técnicas próprias, a única substância que NÃO pode ser encontrada no biodiesel produzido por rota metílica é

Alternativas

ID
562789
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um certo país asiático deseja importar biodiesel do Brasil com uma propriedade específica. O CFPP (Ponto de Entupimento a Filtro Frio) deve ser de, no mínimo, - 4 °C. Um fabricante que produz biodiesel metílico com CFPP de -1°C pode seguir as seguintes possibilidades, EXCETO

Alternativas

ID
567808
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A gasolina possui pequenas quantidades de enxofre. Com a queima desse combustível, são gerados dois óxidos que

Alternativas

ID
630262
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TERMOAÇU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A combustão é afetada pela relação combustível/ar e também pela razão Carbono/ Hidrogênio (C/H) do combustível usado. Qual dos combustíveis abaixo apresenta a menor razão atômica C/H?

Alternativas
Comentários
  • Gás Natural é, em sua maioria, constituído de metano (CH4), podendo ter cadeias de hidrocarbonetos com no máximo 12 átomos carbonos. Enquanto petróleo e seus derivados podem ter cadeias de hidrocarbonetos com até 60 átomos de carbonos.

     

    Gabarito D


ID
655357
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O índice de gasolina em não-conformidade com as especifi- cações da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) é um dado preocupante, já que alguns postos estavam vendendo gasolina com mais de 85% de álcool anidro. Todo posto de gasolina deve ter um kit para testar a qualidade da gasolina, quando solicitado pelo consumidor. Um dos testes mais simples, o “teste da proveta”, disposto na Resolução ANP n.º 9, de 7 de março de 2007, é feito com solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl), na concentração de 10% p/v (100 g de sal para cada litro de água). O teste consiste em colocar 50 mL de gasolina numa proveta de 100 mL com tampa, completar o volume com 50 mL da solução de cloreto de sódio, misturar por meio de 10 inversões e, após 15 minutos de repouso, fazer a leitura da fase aquosa. O cálculo do teor de álcool é determinado pela expressão:

T = (A × 2) + 1, onde:
T: teor de álcool na gasolina, e
A: aumento em volume da camada aquosa (álcool e água).

O teste aplicado em uma amostra X de gasolina de um determinado posto indicou o teor de 53%. O volume, em mL, da fase aquosa obtida quando o teste foi realizado corretamente com a amostra X foi

Alternativas
Comentários
  • Para T = 53%, temos que:
    T = (Ax2)+1
    53 = (Ax2)+1
    2A= 52 .: A = 26, onde A é o aumento em volume da camada aquosa. Logo, o volume da fase aquosa obtida será 50 + 26 = 76 mL. Opção A.
     

ID
682975
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No final de junho de 2006, na capital paulista, um acidente na avenida marginal ao rio Pinheiros causou um vazamento de gás, deixando a população preocupada. O forte odor do gás foi perceptível em vários bairros próximos ao local. Tratava-se da substância química butilmercaptana, que é um líquido inflamável e mais volátil que a água, utilizado para conferir odor ao gás liquefeito de petróleo (GLP). A substância tem como sinônimos químicos butanotiol e álcool tiobutílico. Sobre a butilmercaptana, são feitas as seguintes afirmações:

I. Apresenta massa molar igual a 90,2 g/mol.

II. Apresenta maior pressão de vapor do que a água, nas mesmas condições.

III. É menos densa que o ar, nas mesmas condições.

São corretas as afirmações contidas em

Alternativas
Comentários
  • Resolução:

    A fórmula estrutural do butanotiol (butilmercaptama) é:

    H2C — CH2 — CH2 — CH3

     |

     SH

    Então, analisando-se as afirmações, tem-se:

     I. Correta, somando-se as massas atômicas (disponíveis na

    Tabela Periódica fornecida) de todos os elementos da fórmula

    C4H10S, o resltado da massa molar é 90,2 g/mol.

     II. Correta, o butanotiol, por ser mais volátil que a água,

    apresenta maior pressão de vapor quando encontram-se nas

    mesmas condições.

    III. Incorreta, a massa molar média do ar é 28,6 g/mol, então,

    nas mesmas condições de temperatura e pressão, o butanotiol

    é mais denso que o ar.

    Alternativa B


  • Quanto ao butanotiol, que possui a fórmula estrutural  SH — CH2 — CH2 — CH2 – CH3, as afirmações são:


    I. Correta.

    II. Correta.

    III. Incorreta. Nas mesmas condições, um gás possui maior densidade que outro quando sua massa molar é maior. Como o ar é uma mistura constituída principalmente de N2 (28 g/mol) e O2 (32 g/mol), este é menos denso que a butilmercaptana.


    Opção correta B.



ID
686905
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A qualidade da gasolina, que determina quão suavemente ela queima, é medida pelo índice de octanagem, que é aumentada pela adição de insaturações e ramificações nas moléculas componentes do combustível. Qual dos processos abaixo pode melhorar a qualidade da gasolina em termos do índice de octanagem?

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior é o índice deoctanagem, maior é a compressão que a mistura gasolina-ar suporta no motor, sem detonação prematura; portanto,melhor é aqualidadeda gasolina. Com relação àoctanagem, sabe-se que:

    - alcanos ramificados têm índices de octano maior que alcanos normais;
    - ciclanos têm índice de octano maior que alcanos normais;
    -alcenostêm índice de octano maior que alcanos correspondentes;
    - hidrocarbonetos aromáticos têm índice de octano muito alto.


    Para aumentar o índice de octano na fração gasolina, a própria questão descreve que:"é aumentada pela adição de insaturações e ramificações nas moléculas componentes do combustível" e por isso submetem-se os alcanos dessa fração a processos de isomerização e aromatização.


    Opção correta B.



ID
701983
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A indústria de petróleo é um segmento de mercado de vital importância, pois, além de fornecer materiais energéticos, fornece matérias-primas essenciais a diversos segmentos industriais. Apesar da importância, trata-se de um segmento que apresenta diversos aspectos e impactos ambientais, fazendo com que esse tipo de indústria seja bastante visado e necessite de cuidados durante todo o processo produtivo.
Na produção de petróleo, um dos diversos compostos que podem causar impactos ambientais, afetando o ar e a camada de ozônio, é o

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa c

     

    As emissões atmosféricas [na produção do petróleo] geralmente são compostas de NOx, CO, SO2, CO2, CH4, NO e material particulado.

    Eu sei que o enxofre afeta o ar por causa da acidificação da chuva (chuva ácida), a camada de ozônio é novo pra mim.


ID
716143
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No Brasil utilizam-se os seguintes combustíveis para movimentar os carros: gasolina, etanol, diesel e biodiesel. Destes, o que normalmente é obtido da cana-de-açucar é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Etanol é obtido através da fermentação alcóolica da glicose, esta que está presente na cana-de-açúcar em moléculas de sacarose (dissacarídeo formado de glicose + frutose).


ID
774307
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma das formas de obtenção do enxofre é a partir do gás natural, isso porque esse gás pode conter componentes indesejáveis, tais como água e sulfeto de hidrogênio ou outros sulfetos, que devem ser removidos antes de o gás ser injetado nas linhas de transmissão. A não remoção de H2 S, além de ocasionar problemas de corrosão, pode causar a formação de óxidos de enxofre durante a combustão. O enxofre é um não metal do grupo VIa da tabela periódica, apresenta coloração amarela, é insolúvel em água, parcialmente solúvel em álcool etílico e solúvel em dissulfeto de carbono.
O enxofre

Alternativas

ID
789538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considerando que a energia do Sol é gerada pela reação de fusão
de átomos de hidrogênio, julgue o item 123 e faça o que se pede no
item 124, que é do tipo C.

Considerando que a energia solar tem sido apontada como uma promissora fonte alternativa de energia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente). Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta. A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica. Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.


    Normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados. Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares, outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia. No Brasil, a utilização de energia solar está aumentando de forma significativa, principalmente o coletor solar destinado para aquecimento de água. Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela é pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação.


    Opção correta A.



ID
793864
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um dos desafios dos pesquisadores que trabalham no campo de Química é buscar a sustentabilidade. A maioria dos produtos químicos fabricados atualmente utiliza matérias-primas fósseis, como carvão, petróleo e gás natural. No entanto, é crescente a demanda por materiais obtidos de fontes renováveis. Assim, os derivados da cana-de-açúcar e os óleos vegetais vêm sendo cada vez mais usados como fonte de obtenção de compostos de carbono. (WONGTSCHOWSKI, p. 39.).

De acordo com essas informações, é correto destacar:

Alternativas

ID
800242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Por ser não inflamável, o policloreto de vinila (PVC), cujo monômero é o cloroeteno ou cloreto de vinila, é bastante empregado no isolamento e na proteção de cabos elétricos. Esse polímero é produzido a partir de uma série de reações químicas que têm o Cl2 e o etileno (eteno) como matérias-primas. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.


O etileno pode ser obtido a partir do craqueamento do petróleo ou das reações de desidrogenação do etano e de desidratação do etanol.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito!

    O craqueamento é um processo de decomposição térmica sob pressão e com catalisadores 


ID
834346
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A densidade do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), na fase líquida, é de 0,54 kg/L. Um botijão do tipo P-13 pode armazenar até 13 kg de GLP líquido.
Qual é, aproximadamente, o volume, em L, ocupado por essa massa de 13 kg?

Alternativas
Comentários
  • D=m/V= 0,54/V= 13/V => V = 13/0,54= 24


ID
835111
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A sociedade moderna emprega enormes quantidades de combustíveis como fonte de energia, o que tem dado origem a diversos problemas ambientais, entre eles a chuva ácida. Além disso, o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera é motivo de preocupação, pois esse gás tem sido reiteradamente apontado como um dos responsáveis pelo aquecimento global.

Em relação a esse tema, é correto a? rmar que

Alternativas

ID
874369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nos compostos oriundos do petróleo, julgue os itens a seguir.


Os hidrocarbonetos insaturados (parafínicos) apresentam átomos de carbono, que são unidos, por ligações simples, ao maior número possível de átomos de hidrogênio, constituídos de cadeias lineares parafínicas, podendo ser ramificadas (iso-parafínicos) ou cíclicas (naftênicos), havendo anéis de benzeno em sua estrutura.

Alternativas
Comentários
  • Saturados --> Ligações simples ( Terminação em ANO)

    Insaturados --> Ligações duplas ou triplas (Terminação em ENO e INO)


ID
874372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nos compostos oriundos do petróleo, julgue os itens a seguir.


São os compostos nitrogenados, sulfurados e oxigenados que, durante o refino de petróleo, tornam os produtos finais instáveis. Eles aumentam a capacidade do petróleo de reter água na forma de emulsão, dificultando o processo de separação, além de serem responsáveis pela contaminação dos catalisadores.

Alternativas

ID
874375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nos compostos oriundos do petróleo, julgue os itens a seguir.


Para os biocombustíveis, a determinação de número de acidez é uma análise fundamental. Para o petróleo, essa análise não é realizada, uma vez que não há formação de ácidos carboxílicos durante a formação do petróleo e nem durante o processo de craqueamento e refino.

Alternativas
Comentários
  • Ácido carboxilico --> COOH ( C dupla O + OH )

    Questão errada! Uma vez que há SIM formação de ácidos carboxílicos.

  • A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob montanhas. Sua composição é definida como substâncias húmicas: possuem estrutura química não muito bem definida, fazendo a adsorção de compostos com grupos ácidos carboxílicos, cetona, hidroxilas fenólicas e alcoólicas; e as substância não-húmica, compostas por estruturas bem definidas, geralmente lignina e proteínas.

    Na etapa inicial, craqueamento primário, ocorre a formação de ácidos carboxílicos, obtidos pelo rompimento de ligações de carbono e oxigênio, entre a parte glicerídea e o resto da cadeia carbônica do triglicerídeo.

    Portanto, há ácidos carboxílicos não só durante a formação do pretróleo, mas também durante o processo de craqueamento e refino.


ID
874378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nos compostos oriundos do petróleo, julgue os itens a seguir.


A gasolina do tipo A comercializada nos postos de gasolina, apresenta uma fração de álcool etílico anidro combustível (AEAC) cujas proporções são definidas pela legislação em vigor.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 
     A gasolina a qual é adicionada ETANOL é a TIPO C!

    - GASOLINA AUTOMOTIVA TIPO A: Esta gasolina constitui-se basicamente de uma mistura de naftas numa proporção tal que enquadre o produto na especificação prevista. Este produto é a base da gasolina disponível nos postos revendedores.- GASOLINA - TIPO A-PREMIUM: Ela é obtida a partir da mistura de Naftas de elevada octanagem (nafta craqueada, nafta alquilada, nafta reformada) e que fornecem ao produto maior resistência à detonação, do que aquela fornecida pela gasolina tipo A comum. Esta gasolina é entregue diretamente às companhias distribuidoras e constitui a base da gasolina C PREMIUM disponibilizada para os consumidores finais nos postos de revenda.
    - GASOLINA TIPO C: É a gasolina comum que se encontra disponível no mercado sendo comercializada nos postos revendedores e utilizada em automóveis e etc. Esta gasolina é preparada pelas companhias distribuidoras que adicionam álcool etílico anidro à gasolina tipo A . O teor de álcool na gasolina final atinge à faixa de 21 a 23 por cento em volume, conforme prevê a legislação atual. Esta gasolina apresenta uma octanagem no mínimo igual a 80.
    - GASOLINA TIPO C-PREMIUM: É a gasolina elaborada pela adição de 21 a 23% de álcool anidro à gasolina tipo A-PREMIUM. Essa gasolina foi desenvolvida com o objetivo principal de atender aos veículos nacionais e importados de altas taxas de compressão e alto desempenho e que tenham a recomendação dos fabricantes de utilizar um combustível de elevada resistência à detonação o que no caso da gasolina PREMIUM, é expresso pelo índice antidetonante (IAD).
    As principais características que diferenciam a gasolina tipo C-Premium da gasolina C comum são: Maior IAD – Índice antedetonante (gasolina C-PREMIUM: 91 mínimo; gasolina C comum: 87 em média) e menor teor de enxofre ( gasolina C- PREMIUM: 0,10% máximo; gasolina C comum 0,20% máximo).

  • ETANOL ---> C2H6O


ID
874381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nos compostos oriundos do petróleo, julgue os itens a seguir.


Os alcanos lineares apresentam maior número de octano motor que os hidrocarbonetos aromáticos em razão do mecanismo de combustão desses compostos.

Alternativas
Comentários
  • As ligações sigma e pi são mais fáceis de quebrar, neste caso as ligações pi, nos hidrocarbonetos aromáticos, comparadas as ligações sigmas presentes nos hidrocarbonetos lineares. Sendo a combustão dos ciclohexanos que possuem ligações duplas tem maior combustão comparadas aos hidrocarbonetos lineares.
  • Vejamos:

    Compostos de mesma massa molar e diferenças nas ligações químicas C-C e C-H (aromático, C=C, mais ligações C-C comparado a alcanos lineares)  C-H)

    C-C maior energia liberada quando comparado ao C-H. 

    Maior a energia liberada maio a octanagem

    Lembrando: que essa comparação deve ser em relação a mesma quantidade de CO2 formado. 

     

  •  -alcenos têm índice de octano maior que alcanos correspondentes; 

    - hidrocarbonetos aromáticos têm índice de octano muito alto; 

    - alcanos ramificados têm índices de octano maior que alcanos normais; 

    - ciclanos têm índice de octano maior que alcanos normais. 


ID
874837
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As unidades presentes em uma refinaria são classificadas de acordo com a principal função assumida no processo.


Dessa forma, associe as unidades com as classificações apresentadas a seguir.


I – coqueamento retardado
II – Merox
III – URE

P – processo de separação
Q – processo de conversão
R – processo de tratamento
S – processo auxiliar


As associações corretas são

Alternativas

ID
887245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Julgue os itens seguintes relacionados aos conceitos de química orgânica.

Propano e butano podem ser utilizados em motores de combustão interna, pois são capazes de vaporizar quando entram na câmara de combustão.

Alternativas

ID
887251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Julgue os itens seguintes relacionados aos conceitos de química orgânica.

O biodiesel, quando comparado ao diesel proveniente do petróleo, apresenta menor poder calorífico, porém maior número de cetano, em função de sua composição química.

Alternativas
Comentários
  • (dados obtidos de artigo)

                                                      BIODIESEL                        DIESEL

    calor de combustão                        40,5                                      45,2

    viscosidade                                   6,17                                       2,92

    n cetano                                        59,7                                     49,2

     


ID
887254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Julgue os itens seguintes relacionados aos conceitos de química orgânica.

O biodiesel, ésteres alquílicos de óleos ou gorduras animais ou vegetais, é obtido por meio de uma reação denominada transesterificação. Por apresentar composição diferente do diesel oriundo de petróleo, é obrigatória a inserção de aditivos no biodiesel para que não haja separação de fases.

Alternativas
Comentários
  • Transesterificação: é um processo químico que consiste na reação de óleos vegetais com um produto intermediário ativo (metóxido ou etóxido), oriundo da reação entre álcoois (metanol ou etanol) e uma base (hidróxido de sódio ou de potássio). Os produtos dessa reação química são a glicerina e uma mistura de ésteres etílicos ou metílicos (biodiesel).


ID
887260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Julgue os itens seguintes relacionados aos conceitos de química orgânica.

A glicerina é um subproduto do processo de produção de biodiesel pela reação de transesterificação. Por ter um grupo amina em sua estrutura pode ser amplamente utilizada na indústria farmacêutica e alimentícia.

Alternativas
Comentários
  • Transesterificação é uma reação química entre um éster e um álcool da qual resulta um novo éster.

  • A glicerina é um subproduto na produção de biodiesel e pode ser utilizada na indústria farmacêutica e de alimentos. Porém , a glicerina não possui grupo amina.


ID
889981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com base nas atividades integrantes da indústria do biocombustível e em sua fiscalização e regulação, julgue o item a seguir.

A operação industrial de transformação de biomassa renovável de origem vegetal em combustível e toda a produção agrícola do respectivo estabelecimento estarão sujeitas à regulação pela ANP.

Alternativas
Comentários
  • Filtro no site: Matemática Financeira

    ???????????????????????


ID
902098
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O uso do gás natural no aquecimento de água apresenta, sobre o sistema de aquecimento a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), as vantagens de

Alternativas
Comentários
  • e) ser econômico no consumo e financeiramente, diminuir o nível de ruído e ter efetivo controle de temperatura. 

  • a)ser uma fonte inesgotável de energia, ter painéis mais potentes e baratos a partir do aumento do fluxo, e obtenção de potências maiores com a cobertura por nuvens.- O GÁS NATURAL É UMA FONTE NÃO RENOVÁVEL

    b) operar em faixas elevadas de pressão, apresentar baixo índice de explosões e fogo, e grande gama de escalonamento de fluxo e velocidade. - O GÁS NATURAL É DISTRIBUIDO PARA CONSUMO A BAIXA PRESSÃO

    c) oferecer possibilidade de reaproveitamento dos volumes resultante de vazamentos, ser inodoro e ter baixo ponto de fulgor. - O GÁS SE DISSIPA RAPIDAMENTE NA ATMOSFERA EM CASO DE VAZAMENTO (então não há como reaproveitar)

    e) ser econômico no consumo e financeiramente, diminuir o nível de ruído e ter efetivo controle de temperatura. - resposta


ID
902104
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um engenheiro foi designado para acompanhar o processo de produção do Gás Natural da Companhia. Verificou que este se constitui em etapas, das quais, aquela que consiste na instalação da infraestrutura necessária à operação do poço e nas atividades de perfuração, completação e recompletação de poços, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Significado de Explotação Por Dicionário inFormal (SP) em 21-10-2010

    Explotação é a retirada do recursos naturais com máquinas adequadas, para fins de beneficiamento, transformação e utilização. Portanto, o maior impacto no meio ambiente é causado pela explotação. 
    Difere do termo exploração que em geologia, relaciona-se à fase de prospecção: busca e reconhecimento da ocorrência dos recursos naturais, e estudos para determinar se os depósitos têm valor econômico

  • gabarito: C

     

    A cadeia produtiva do gás natural envolve seis etapas.

     

    A primeira é exploração, na qual o foco é a possibilidade de ocorrência ou não do gás natural.

     

    A segunda é a explotação, que consiste na instalação da infra-estrutura necessária à operação do poço e nas atividades de perfuração, completação e recompletação de poços (colocação das cabeças de vedação, válvulas, comandos remotos e demais acessórios que permitirão a produção).

     

    A terceira é a produção, processamento em campo (para separação do petró- leo em caso de o gás ser associado) e o transporte até a base de armazenamento.

     

    A quarta é o processamento, na qual se retiram as frações pesadas e se realiza a compressão do gás para a terra ou para a estação de tratamento.

     

    A quinta é o transporte e armazenamento (esta última não existe no Brasil, mas é comum em paí- ses de clima frio, de modo a formar um estoque regulador para o inverno).

     

    E, finalmente, há a distribuição, que é a entrega do gás natural para o consumidor final.

     

    http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par3_cap6.pdf


ID
902107
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ao investigar a concepção do gás natural, um engenheiro deparou com as seguintes condições de formação:


I. As degradações da matéria orgânica de origem animal por bactérias anaeróbias.


II. As degradações da matéria orgânica de origem vegetal e do carvão por temperatura e pressão elevadas.


III. A alteração térmica dos hidrocarbonetos líquidos.



São processos naturais de formação do gás natural o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Todos estão corretos.

  • O gás natural é encontrado em formações rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarbonetos em camadas de carvão
    através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou
    não a depósitos petrolíferos. A maior parte do gás natural foi formado pelo tempo por dois mecanismos: os gases biogênicos e
    termogênicos. O gás biogênico é formado a partir de micro-organismos metanogênicos em pântanos ou aterros sanitários. O gás
    termogênico é formado a partir de material orgânico soterrado em grandes profundidades, com grande pressão atmosférica.

    Wikipédia

     

    Resposta:letra C

     

     

  • Eu sinceramente não faço ideia do que a III quer dizer.

  • Colocar no inicio da explicação "pelo em ovo" me fez desistir de ler o resto kkkkk, mas com os elogios do comentário voltei para ler e obrigado pelo entendimento.

  • O comentário mais curtido explicou uma mudança de sentido, mas isso não tem relação com coerência! Não misturem as bolas!


ID
902110
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação aos usos industriais do gás natural, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • É utilizado como matéria-prima nas indústrias petroquímica (plásticos, tintas, fibras sintéticas e borracha) e de fertilizantes (uréia, amônia e seus derivados), e para redução do minério de ferro na indústria siderúrgica.

  • O Gás Natural pode ser utilizado como fonte de geração de energia elétrica (ao substituir o carvão e o óleo combustível), tendo também aplicações automotivas (usado no lugar da gasolina, do etanol e do óleo diesel) e domésticas (em vez do GLP).

    Além disso, o gás natural é insumo básico da indústria gasoquímica, responsável pela produção de grande quantidade de compostos como o metanol e a ureia.

     

    Alternativa D


ID
902278
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural é utilizado mundialmente e, neste sentido, o Brasil segue essa tendência de aproveitamento de combustíveis mais limpos. Sua utilização é vantajosa, principalmente em razão de

Alternativas

ID
902281
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A proximidade de uma usina termelétrica, que funciona a gás natural, de seu centro de consumidores,

Alternativas
Comentários
  • reduz a ocorrência de perdas na transmissão de eletricidade. 

  • Gab: A

     

    Como exemplo, a grande utilização do gás nas termelétricas para a geração de energia elétrica nos anos de 2001 e 2002, devido a crise hídrica e a grande quantidade de apagões que houve no período.


ID
902290
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação às origens do gás natural, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Q40204

    Ano: 2010

    Banca: FCC

    Órgão: Sergipe Gás S.A.

    Prova: Assistente Administrativo

    Gás natural é

    a) uma mistura de hidrocarbonetos parafínicos leves (metano, etano e propano) e outros componentes de maior peso molecular, que à temperatura ambiente e à pressão atmosférica permanecem no estado gasoso.

  • O gás natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos leves. Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.

    Os processos naturais de formação dos Gás Natural são a degradação da matéria orgânica por bactérias anaeróbias, a degradação da matéria orgânica e do carvão por temperatura e pressão elevadas ou da alteração térmica dos hidrocarbonetos líquidos.

  • Gabarito D

    É uma mistura de vários gases, e o principal é o metano, resultado da transformação de fósseis de animais e plantas que existiam na pré-história. 

  • A letra A está errada porque o GLP não dá origem ao gás natural, o GLP é obtido a partir das frações mais leves do petróleo.

    GABARITO D

  • Uma pegadinha é a citação do biogás no item C. Apesar de ter também como principal constituínte o metano, o biogás é constituido em média por 50% a 70% de metano, na ordem de 30% de dióxido de carbono.


ID
948604
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis.

De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e riscos ambientais é a baseada na energia

Alternativas
Comentários
  • Como foi informado pelo texto, a região tem ventos constantes, o que influencia na escolha da matriz energética. Outro fator que influencia é o impacto ambiental dessa matriz assim como riscos ambientais. Dessa forma, o indicado seria uma usina de "produção"de energia eólica, visto que utilizaria os ventos como matriz energética e não gera resíduos de operação, apenas um pouco de poluição visual. Opção E.
  • A questão é de nível fácil, e exige conhecimento sobre as diferentes fontes de energia e os impactos ambientais causados pelo seu uso. Como o próprio enunciado já diz, o país não dispõe de muitos recursos hídricos ou de combustíveis fósseis, o que já elimina as opções de obtenção de energia através da água e do petróleo (letra A e D), por exemplo. Por ser uma região muito chuvosa, a energia solar pode não ser a melhor opção, por isso eliminamos a letra B. A energia nuclear não é uma boa opção quando se trata de pequenas extensões territoriais, uma vez que a usina precisa ser instalada a uma distância de segura de localidades povoadas. A letra E então é a correta, já que a região apresenta ventos regulares, o que seria aproveitado com os moinhos de ventos.
  • A nuclear tem risco ambiental sim, só lembrar de Fukushima. Além disso, precisa estar próxima a mares e rios, disse que tem pouca disponibilidade hídrica. Só lembrar de Fukushima de novo, houve até tsunami por conta do problema nuclear em Fukushima

  • " região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis".

    Alternativa A biocombustíveis não dá pois fala "sem reservatórios de combustíveis fósseis".

    Alternativa B solar, não á,porque fala " chuvosa e com ventos constantes".

    Alternativa C Nuclear, como pode ter um menor risco ambiental se é nuclear? Bora associar com bombas atômicas que causou muita coisa, radiação,etc

    Alternativa D hidráulica, não dá, pois é uma região plana!

    Alternativa E eólica, sim, pois fala de "ventos constantes"

    Correta: Letra E

  • João Victor, só uma correção:

    "Só lembrar de Fukushima de novo, houve até tsunami por conta do problema nuclear em Fukushima"

    Na verdade foi o oposto. O problema nuclear em Fukushima foi causado por um tsunami, não o contrário.

  • Letra E

    A baixa de recursos hídricos inviabiliza a energia hidráulica e a nuclear, bem como as chuvas inviabilizam a energia solar. A pequena dimensão territorial do país e os constantes ventos favorecem então o uso da energia eólica.

    -Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade...


ID
973354
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O acidente ocorrido em abril de 2010, em uma plataforma de petróleo no Golfo do México, colocou em risco o delicado equilíbrio do ecossistema da região. Além da tentativa de contenção, com barreiras físicas, de parte do óleo derramado, foram utilizados dispersantes químicos. Dispersantes são compostos que contêm, em uma mesma molécula, grupos compatíveis com óleo ( lipofílicos ) e com água ( hidrofílicos ).

Levando em conta as informações acima e com base em seus conhecimentos, indique a afirmação correta

Alternativas

ID
973435
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ao abastecer um automóvel com gasolina, é possível sentir o odor do combustível a certa distância da bomba. Isso significa que, no ar, existem moléculas dos componentes da gasolina, que são percebidas pelo olfato. Mesmo havendo, no ar, moléculas de combustível e de oxigênio, não há combustão nesse caso. Três explicações diferentes foram propostas para isso:

I. As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio estão em equilíbrio químico e, por isso, não reagem.

II. À temperatura ambiente, as moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio não têm energia suficiente para iniciar a combustão.

III. As moléculas dos componentes da gasolina e as do oxigênio encontram-se tão separadas que não há colisão entre elas.

Dentre as explicações, está correto apenas o que se propõe em

Alternativas

ID
987085
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Colunas de fracionamento gigantescas são usadas na indústria petroquímica para separar misturas complexas como petróleo cru.Considerando os produtos resultantes da destilação do petróleo, podemos afirmar que:1) as frações voláteis são usadas como gás natural, gasolina e querosene. 2) as frações menos voláteis são usadas como diesel combustível.3) o resíduo que permanece depois da destilação é o asfalto, que é usado em rodovias.4) o querosene,um combustível utilizado em motores a jato, é destilado de 100 a 180 °C. Estão corretas:


Alternativas

ID
1001995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com respeito a processos da indústria química, julgue os itens subsecutivos.

O primeiro processo que o petróleo cru sofre na refinaria é a destilação em torres de destilação atmosféricas, a qual leva a produtos como hidrogênio, metano, etanol, GLP, naftas e dísel.

Alternativas

ID
1065229
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

      Química Verde pode ser definida como a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente. Sabe-se que algumas fontes energéticas desenvolvidas pelo homem exercem, ou têm potenciai para exercer, em algum nível, impactos ambientais negativos.

CORRÊA. A. G.; ZUIN, V. G. (Orgs). Química Verde: fundamentos e aplicações. São Carlos: EdUFSCar. 2009.

À luz da Química Verde, métodos devem ser desenvolvidos para eliminar ou reduzir a poluição do ar causada especialmente pelas

Alternativas
Comentários
  • para responder a questão, precisamos ter em mente as principais fontes de energia utilizadas e seus impactos ambientais, especificamente, se ocasionam ou não poluição atmosférica. Vamos as opções:

    a) Errada. As hidreletricas correspondem a uma das fontes mais barataas, limpas e seguras para produção de energia, e não ocasionam poluição atmosférica;

    b) Correta. Nas termoeletricas termoeletricas, a energia é obtida pela queima de combustiveis, como carvão, oleo, derivados do petroleo e atualmente também a cana de acucar, logo provocam poluição do ar. é a resposta pretendida pelo examinador.

    c) Errada. As usinas geotermicas produzem energia a partir de energias de rocha derretidas no subsolo(magmas) que aquecem a a agua.

    d) Errada. Energia Solar não provoca poluição atmosferica, é considerada uma das energias mais limpas

    e) Errada. - Não causam poluição do ar, assim como a solar. enfrentam dois problemas principais, os ventos são irregulares, e necessita de grande area para capacitação e alto custo de armazenamento.


  • adorei o comentário :)

  • belo comentário ! 

  • Segundo o enunciado, a Química Verde busca reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana. Embora existam grandes impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas e geotérmicas, elas não ferem as normas da Química Verde citados no texto. Porém, termoelétricas geram energia a partir de reações químicas de combustão, o que faz com que elas emitam grandes quantidades de óxidos gasosos na atmosfera, que podem ser nocivos à saúde humana.

    Fonte: http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/51.html

  • Considerando a necessidade de um contínuo desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável, com vistas à manutenção e melhoria da qualidade de vida em todo o globo, torna-se imperiosa uma nova conduta química para o aprimoramento de técnicas e metodologias, com a geração cada vez menor de resíduos e efluentes tóxicos. Esta filosofia, conhecida como Química Sustentável ou Química Verde pode ser definida como “a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente”. Assim, objetiva-se a redução do risco por meio da minimização ou mesmo eliminação da periculosidade associada às substâncias tóxicas, em detrimento da restrição de exposição às mesmas. Dado que a Química Verde visa o desenvolvimento de tecnologias e materiais incapazes de causar poluição, idealmente, a sua aplicação pode promover a passagem da abordagem tradicional de “comando e controle” à desejável “prevenção” de poluição, tornando desnecessárias as remediações dos impactos ambientais frequentemente observados na atualidade. Embora existam grandes impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas e geotérmicas, elas não ferem as normas da Química Verde citados no texto. Porém, termoelétricas geram energia a partir de reações químicas de combustão, o que faz com que elas emitam grandes quantidades de óxidos gasosos na atmosfera, que podem ser nocivos à saúde humana.

    Opção correta B.


  • Letra B

    Usina termoelétrica ou termelétrica ou central termoelétrica é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, como bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e carvão natural.


ID
1075045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O petróleo é uma combinação complexa dehidrocarbonetos composta, na sua maioria, de alcanos, alcenos,cicloalcanos e compostos aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e metais, principalmente níquel e vanádio. Os compostosde enxofre ou compostos organossulfurados, que incluem tióis etiofenos, bem como sulfetos e dissulfetos orgânicos, são considerados contaminantes malcheirosos que devem ser eliminados do gás natural antes de sua comercialização. Além disso, a remoção do enxofre do petróleo reduz as emissões de SO2 devido à queima dos combustíveis derivados do petróleo.Outra razão para remover o enxofre é que ele, mesmo em concentrações extremamente baixas, envenena os catalisadores(platina e rênio) usados na reforma catalítica da nafta paraaumento da octanagem da gasolina. A hidrodessulfurizaçãocatalítica é um dos processos usados para remover o enxofre dogás natural e de outros produtos do refino do petróleo. Umexemplo de reação de hidrodessulfurização é mostrado a seguir.

C2H5SH + H2 → C2H6 + H2S

O H2S é posteriormente convertido em H2SO4. O enxofreou o ácido sulfúrico produzidos na dessulfurização do petróleosão importantes matérias-primas para outras indústrias, como a deplásticos e a farmacêutica.


Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Os compostos organossulfurados presentes no petróleo são produtos da degradação de componentes biológicos que contêm enxofre durante a formação natural do petróleo bruto fóssil.

Alternativas

ID
1075060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O petróleo é uma combinação complexa dehidrocarbonetos composta, na sua maioria, de alcanos, alcenos,cicloalcanos e compostos aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e metais, principalmente níquel e vanádio. Os compostosde enxofre ou compostos organossulfurados, que incluem tióis etiofenos, bem como sulfetos e dissulfetos orgânicos, são considerados contaminantes malcheirosos que devem ser eliminados do gás natural antes de sua comercialização. Além disso, a remoção do enxofre do petróleo reduz as emissões de SO2 devido à queima dos combustíveis derivados do petróleo.Outra razão para remover o enxofre é que ele, mesmo em concentrações extremamente baixas, envenena os catalisadores(platina e rênio) usados na reforma catalítica da nafta paraaumento da octanagem da gasolina. A hidrodessulfurizaçãocatalítica é um dos processos usados para remover o enxofre dogás natural e de outros produtos do refino do petróleo. Umexemplo de reação de hidrodessulfurização é mostrado a seguir.

C2H5SH + H2 → C2H6 + H2S

O H2S é posteriormente convertido em H2SO4. O enxofreou o ácido sulfúrico produzidos na dessulfurização do petróleosão importantes matérias-primas para outras indústrias, como a deplásticos e a farmacêutica.


Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

A reforma catalítica mencionada no texto é equivalente ao processo conhecido como craqueamento ou pirólise.

Alternativas
Comentários
  • "Assim, a pirólise pode ser definida como “quebra pelo fogo” e é um tipo de reação química de decomposição ou análise, em que o calor decompõe uma substância em dois ou mais produtos."

    https://brasilescola.uol.com.br/quimica/craqueamento-petroleo.htm

  • A diferença é que a pirólise é uma quebra da molécula somente pelo calor em um ambiente com pouco ou sem nenhum oxigênio. Já na reforma catalítica, como diz o nome, utiliza-se um catalisador


ID
1077496
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A granja São Pedro se espalha por 250 hectares no muni cípio de São Miguel do Iguaçu, oeste do Paraná, onde José Carlos Colombari toca uma criação de 5,2 mil porcos com a ajuda do pai e do filho. Com tantos animais na engorda, dar destino a esterco e urina sempre foi uma dor de cabeça para os criadores. A situação começou a mudar quando a família adotou o biodigestor. O principal produto do biodigestor, o biogás, alimenta a miniusina da granja. O gerador funciona ao longo do dia e a energia dos dejetos atende a todas as necessidades da granja e ainda sobra eletricidade, que é vendida para a rede.

No processo de queima do biogás para geração de energia, ocorre a transformação de um importante gás causador do efeito estufa. Esse gás tem potencial de aquecimento vinte e uma vezes maior quando comparado ao dióxido de carbono. O gás que sofre essa transformação é o;

Alternativas

ID
1153312
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O craqueamento catalítico é um processo utilizado na indústria petroquímica para converter algumas frações do petróleo que são mais pesadas (isto é, constituídas por compostos de massa molar elevada) em frações mais leves, como a gasolina e o GLP, por exemplo. Nesse processo, algumas ligações químicas nas moléculas de grande massa molecular são rompidas, sendo geradas moléculas menores.
A respeito desse processo, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O craqueamento é importante economicamente, pois converte frações mais pesadas de petróleo em compostos de grande demanda.
II. O craqueamento libera grande quantidade de energia, proveniente da ruptura de ligações químicas nas moléculas de grande massa molecular.
III. A presença de catalisador permite que as transformações químicas envolvidas no craqueamento ocorram mais rapidamente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1173502
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Recentemente encontrou-se um verdadeiro “fatberg”, um iceberg de gordura com cerca de 15 toneladas, nas tubulações de esgoto de uma região de Londres. Esse “fatberg”, resultado do descarte inadequado de gorduras e óleo usados em frituras, poderia ser reaproveitado na produção de

Alternativas

ID
1173508
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A matriz energética brasileira tem se diversificado bastante nos últimos anos, em razão do aumento da demanda de energia, da grande extensão do território brasileiro e das exigências ambientais. Considerando-se as diferentes fontes para obtenção de energia, pode-se afirmar que é vantajoso utilizar

Alternativas
Comentários
  • a) resíduos orgânicos, pois o processo aproveita matéria disponível e sem destino apropriado.

    Correta. É possível processar resíduos orgânicos em biodigestores para geração de energia elétrica, por exemplo.

     

    b) carvão mineral, pois é um recurso natural e renovável.

    Incorreta. O carvão mineral é um recurso natural mas não renovável.

     

    c) energia hidrelétrica, pois é uma energia limpa e sua geração não causa dano ambiental.

    Incorreta. Apesar de gerar energia de forma relativamente limpa, a construção de usinas causa impactos ambientais significativos, devido à necessidade de represamento de águas.

     

    d) energia nuclear, pois ela usa uma fonte renovável e não gera resíduo químico.

    Incorreta. Energia nuclear não é renovável e gera resíduos radioativos.

     

    Alternativa A


ID
1178920
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O refino do petróleo constitui-se de uma série de beneficiamentos pelos quais passa o mineral bruto para a obtenção de produtos específicos. Refinar petróleo é, portanto, separar as frações por meio de destilação. Várias outras operações existem com o intuito de dividir, combinar, rearranjar e purificar as substâncias obtidas de modo a transformá-las em produtos mais rentáveis.

A principal finalidade do hidrotratamento é a

Alternativas
Comentários
  • Estabilizar e eliminar compostos indesejáveis.

  • Resposta: E

    O hidrotratamento (HDT) consiste na eliminação de contaminantes de cortes diversos de petróleo através de reações de hidrogenação na presença de um catalisador.Dentre as reações características do processo, citam-se as seguintes:

     

     Hidrodessulfurização (HDS): Tratamento de mercaptanas, sulfetos, dissulfetos, tiofenos e benzotiofenos;

     

     Hidrodesnitrogenação (HDN): Tratamento de piridinas, quinoleínas, isoquinoleínas, pirróis, indóis e carbazóis, com liberação de NH 3;  Hidrodesoxigenação (HDO):

    Tratamento de fenóis e ácidos carboxílicos, para inibir reações de oxidação posteriores;

     Hidroesmetalização (HDM): Tratamento de organometálicos, que causam desativação de catalisadores;

     Hidrodesaromatização: Saturação de compostos aromáticos, sob condições suaves de operação;

     Hidrodesalogenação: Remoção de cloretos;  Remoção de Olefinas: Tratamento de naftas


ID
1178926
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O petróleo bruto é essencialmente uma mistura com- plexa de diversos hidrocarbonetos. Quando extraído de reservatórios presentes no fundo do mar, ele apresenta impurezas como, por exemplo, água salgada, que pode ser separada através de processo físico. A partir do refino é possível fazer a separação dos seus componentes em frações constituídas por substâncias com características físicas semelhantes, bem como obter hidrocarbonetos de elevado interesse comercial.

NÃO constitui um processo usado no refino do petróleo a(o)

Alternativas

ID
1182004
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A exploração de petróleo em aguas profundas, abaixo da camada de sal, transformará o Brasil em um dos maiores exportadores mundiais de petróleo. Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão do reservatório contribui para que o petróleo seja bombeado para a superfície através da pressão natura, fenômeno este conhecido como surgência. Ao ser extraído, o óleo bruto contém impurezas e na própria plataforma é submetido à separações mecânicas para separação de água e impurezas sólidas. Qual das alternativas abaixo identifica as operações unitárias supracitadas, respectivamente:

Alternativas

ID
1182088
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Duas meninas foram encontradas desmaiadas no banheiro com cianose facial pelo padrasto durante um banho. O sistema de aquecimento do chuveiro que elas estavam usando era a gás natural e o aquecedor estava instalado no mesmo ambiente. Marque a alternativa que apresenta a correta informação referente ao caso:

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ponto de vista, essa questão seria passível de anulação. Pois quem morre asfixiado por CO apresenta coloração possui uma coloração rosa carmim por todo corpo. Não há formação de mascara cianótica de Morestin.

  • Exatamente,não entendi


ID
1231828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O estado de Alagoas é o maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste brasileiro e um dos maiores produtores de sacarose (C12H22O11) do mundo, além de ser o maior produtor de gás natural do Brasil. Nesse estado, existem, ainda, reservas minerais de sal-gema, as quais consistem em depósitos naturais de cloreto de sódio, com pequenas quantidades de cloreto de potássio e cloreto de magnésio, em estratos sedimentares localizados no subsolo ou em jazidas na superfície terrestre. Esses compostos formam-se pela evaporação da água de antigas bacias marinhas em ambientes sedimentares.

Considerando o texto acima e que as massas molares de H, C, O e Cl sejam, respectivamente, 1,0 g/mol, 12,0 g/mol, 16,0 g/mol, 35,5 g/mol, julgue os itens que se seguem.

Gás natural refere-se a uma substância química pura, o hidrocarboneto metano.

Alternativas
Comentários
  • A substancia é pura, não é simples, mas é pura, cadê o erro?

  • Absurdo... Gás natural é o metano. Como a amiga desse o CH4 é substância composta pura a e exemplo do H2O.

  • O erro está no gabarito. Procurei a prova e conferi a alteração do gabarito após recurso, o item está correto.

  • Mas, o gás natural num é uma mistura de hidrocarbonetos, a qual o metano é a sua maioria.?

     

  • Gabarito : ERRADO! Metano e Biogás Etano é Gás Natural Não confundam!!
  • gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves derivados de combustíveis fósseis, formado quando camadas de animais e vegetais soterrados ficam submetidos a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos, ou da biomassa quando está em decomposição. A energia que as plantas naturalmente absorvem da luz do Sol é armazenado em forma de carbono em gás natural.[1] É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70% em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é um combustível fóssil e uma fonte de energia não-renovável.

    Gab. ERRADO

  • Entendi a questão desse modo: O gás natural não é uma substância pura, visto que a maior parte de sua composição é de metano, entretanto, é composto tbm de outras substâncias. Acredito que o erro esteja em substância pura, pois não é somente metano.


ID
1231831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O estado de Alagoas é o maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste brasileiro e um dos maiores produtores de sacarose (C12H22O11) do mundo, além de ser o maior produtor de gás natural do Brasil. Nesse estado, existem, ainda, reservas minerais de sal-gema, as quais consistem em depósitos naturais de cloreto de sódio, com pequenas quantidades de cloreto de potássio e cloreto de magnésio, em estratos sedimentares localizados no subsolo ou em jazidas na superfície terrestre. Esses compostos formam-se pela evaporação da água de antigas bacias marinhas em ambientes sedimentares.

Considerando o texto acima e que as massas molares de H, C, O e Cl sejam, respectivamente, 1,0 g/mol, 12,0 g/mol, 16,0 g/mol, 35,5 g/mol, julgue os itens que se seguem.

O gás natural, assim como o petróleo, é encontrado em jazidas no subsolo e forma-se pela degradação anaeróbica da matéria orgânica realizada pela ação de microrganismos sob condições de altas temperaturas e fortes pressões.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: fortes pressões.

  • Por que fortes pressões está errado?

  • O erro, na realidade, está em altas temperaturas, visto que, além de se formar em jazidas no subsolo, ele também se forma no assoalho oceânico a pressão elevadíssimas. Para se ter ideia, a cada 10 metros no oceano, a pressão aumenta em 1 atm.

    A temperatura de formação do petróleo/gás natural gira entorno de 50 ºC - 200 °C


ID
1242142
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com o aumento do ponto de ebulição, o teor de enxofre das frações de um dado petróleo

Alternativas

ID
1242166
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um desafio inerente à indústria do petróleo é a dificuldade associada à definição do Esquema de Refino de uma refinaria.
Nesse contexto, considere as afirmações a seguir.

I - A refinaria que apresenta sua configuração baseada nos processos de destilação e de craqueamento catalítico é destinada à produção de lubrificantes.
II - A refinaria que apresenta sua configuração baseada nos processos de destilação, craqueamento catalítico e coqueamento retardado, possui maior restrição ao uso de diversos tipos de petróleo.
III - Uma refinaria destinada à produção de lubrificante, também produzirá combustíveis.
IV - Atualmente, uma refinaria para produzir combustíveis deverá possuir unidades de hidrorrefino em seu Esquema de Refino.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1242169
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O processo de hidrotratamento consiste no tratamento de

Alternativas
Comentários
  • No tratamento utiliza-se hidrogenio para retirada de contaminantes letra D.


ID
1242172
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre os processos que compõem uma refinaria, o craqueamento catalítico fluido (FCC) se destaca por sua importância econômica.
Em relação a esse processo, verifica-se que

Alternativas

ID
1242175
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A preocupação com o desenvolvimento sustentável e a competitividade do mercado têm forçado as indústrias, em especial do setor de petróleo, a buscarem alternativas de maximização da eficiência energética, dentre as quais, podem-se citar a melhoria de recuperação de calor em baterias de preaquecimento, o projeto de preaquecedores de ar de fornos e caldeiras e a aplicação de variadores de frequência para motores elétricos.

São consequências do aumento de eficiência energética no processo de refino de petróleo, EXCETO a seguinte:

Alternativas

ID
1242178
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Todas as refinarias possuem, ao menos, uma Unidade de Destilação de Petróleo.
Nessa unidade,

Alternativas

ID
1242184
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

São produtos petroquímicos de primeira geração APENAS, os seguintes:

Alternativas

ID
1242187
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação à petroquímica, verifica-se que

Alternativas
Comentários
  • Letra A: incorreta. Nas indústrias petroquímicas de primeira geração, são produzidos os hidrocarbonetos a partir das frações do petróleo. A aditivação de polímeros é feita na segunda geração.

    Letra B: incorreta. De fato, o polo industrial de Camaçari acomoda muitas indústrias petroquímicas, mas nem todas as indústrias de transformação de plástico estão localizadas neste polo, visto que estão distribuídas pelas regiões do Brasil. Além disto, apesar de existir multinacionais no ramo, as microempresas representam cerca de 73% do mercado brasileiro de transformação de plásticos.

    Letra C: incorreta. A central petroquímica processa a matéria-prima vinda das refinarias de petróleo. Dentre as mais usadas, em todo o globo, temos: a nafta, etano e propano.

    Letra D: incorreta. Os biopolímeros são polímeros produzidos por seres vivos ou obtidos por fontes renováveis, como: cana de açúcar, milho, celulose, quitina. No entanto, há biopolímeros não biodegradáveis, como o polietileno (PE) verde e o policloreto de vinila (PVC) verde, ambos produzidos a partir do etanol da cana de açúcar.

    Letra E: correta. A região do Oriente Médio passou por muitos processos naturais que foram favoráveis a produção de petróleo de ótima qualidade, tornando-o um dos maiores acumuladores do combustível fóssil. Para se ter uma vaga noção da grandeza dos projetos do setor petroquímico encabeçados pelo Oriente médio, foram investidos 45 bilhões de dólares para triplicar a sua capacidade petroquímica até 2025. Resposta: letra E 

    DIEGO SOUZA

    ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
1242190
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na composição da gasolina,

Alternativas

ID
1242193
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A adição de gasóleo atmosférico ao resíduo de vácuo para corrigir sua viscosidade na produção de óleo combustível marítimo,

Alternativas

ID
1243294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

É uma característica do biodiesel:

Alternativas
Comentários
  • ausência de enxofre e aromáticos


ID
1268065
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa correta, no que diz respeito a composição do gás natural:

Alternativas
Comentários
  • Gás Natural, encontrado somente no subsolo terrestre, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Parte do gás natural é formada pelo gás propano. Fazem também parte da composição do gás natural o metano, hidrogênio, oxigênio, etano e enxofre. ERRADO

     b)

    Gás Natural, encontrado somente na atmosfera e no subsolo terrestre. É constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono). Pequena parte do gás natural (cerca de 20%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano, água e enxofre. 

     c)

    Gás Natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono, hidrogênio e água). Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano, água e enxofre. ERRADO

     d) CERTO

    Gás Natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos. Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.

  • Como o próprio nome já diz, os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono.

     

     

    fonte:

    http://www.infoescola.com/quimica-organica/hidrocarbonetos/


ID
1268068
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional”. Em relação ao exposto no texto em itálico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Se alguém souber o motivo de tal questão ter sido anulada, por favor comentar aqui:

    No meu ponto de vista, acho o seguinte:

    a) O metano (CH4) é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro). Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo. - INCORRETA (fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/gas_metano.htm)

    b) O gás metano pode ser produzido através de matéria orgânica, porém é altamente poluente contribuindo para o efeito estufa. INCORRETA (fontes: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/gas_metano.htm e http://www.suapesquisa.com/o_que_e/gases_poluentes.htm)

    c) O trecho "por este motivo é considerado o combustível com menor poder de poluição em sua categoria." torna esta alternativa INCORRETA já que pode ser justificada através das fontes das alternativas anteriores)

    d) Essa é a CORRETA, o texto foi tirado exatamente daqui: http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm


ID
1268077
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O uso de energia que caracteriza as economias modernas é uma das principais causas da emissão antrópica do CO2 na atmosfera. Para reduzir essas emissões sem prejudicar o desenvolvimento econômico, é necessária a adoção de algumas estratégias. Assinale a alternativa que corresponde à uma estratégia adequada aos princípios de sustentabilidade:

Alternativas
Comentários
  • Obviamente a alternativa correta é a C

    Tal fato pode ser comprovado através da seguinte fonte: http://www.inee.org.br/down_loads/eficiencia/CO2_PORT.pdf

    Trecho extraído: "O uso de energia que caracteriza as economias modernas é uma das principais causas da emissão antrópica do CO2 na atmosfera. Para reduzir essas emissões sem prejudicar o desenvolvimento econômico, as principais estratégias são: 1) substituir os combustíveis fósseis por outras fontes não emissoras (ou renováveis) como a hidráulica, a solar e a biomassa sustentável; e 2) conservar ou usar mais eficientemente todas as formas de energia pela sociedade."


ID
1268095
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“A participação do gás natural dentre os insumos primários no Brasil (menos que 4%) é muito baixa quando comparada internacionalmente. Isto decorreu de uma estratégia que entendeu que esta forma não deveria ser desenvolvida pois as reservas importantes brasileiras conhecidas estão distantes dos consumidores potenciais. Em muitos países o uso do gás natural é incentivado como forma de reduzir as emissões na margem mas no Brasil é provável que tivesse aumentado as emissões caso fosse usado para geração elétrica centralizada substituindo a fonte hidrelétrica. A partir de 1995, o governo tomou uma série de providências para a oferta do gás natural, que será importado, triplique a oferta na virada do século. Seu efeito nas emissões será positivo se vier a substituir outros combustíveis com maior grau de emissão ou se for usado intensivamente em ciclos de co-geração”. De acordo com o texto acima é correto afirmar:

Alternativas

ID
1291747
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No processamento de petróleo, podem-se obter diversos tipos de produtos essenciais ao cotidiano, como combustíveis, polímeros e química fina. Para obter tais produtos, o petróleo passa por diversos processos de refino.
Na refinaria, que tipo de processo se utiliza para gerar mais gasolina?

Alternativas

ID
1296289
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A transesterificação é muito empregada atualmente para a produção de biodiesel a partir de óleos e gorduras. Nessa reação, catalisada por hidróxido (NaOH ou KOH), um óleo vegetal reage com um álcool (metanol ou etanol).

Nesse processo, normalmente, o agente limitante e o reagente em excesso são, respectivamente,

Alternativas

ID
1353889
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado — apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto.

Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o

Alternativas
Comentários
  • O biogás é o gás produzido a partir da decomposição da matéria orgânica (resíduos orgânicos) por bactérias. Na geração de eletricidade a partir do biogás, ocorre a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio de um processo controlado de combustão; essa energia mecânica ativa um gerador que produz energia elétrica. O biogás também pode ser usado em caldeiras por meio de sua queima direta para a co-geração de energia.

    A disposição final de resíduos sólidos é um dos principais problemas ambientais dos centros urbanos, cujas administrações acabam por recorrer aos aterros sanitários. O aterramento do lixo leva à produção de biogás, produto resultante do processo de digestão anaeróbia da matéria orgânica pela ação de bactérias. A distribuição da concentração destes gases varia de acordo com o aterro e de acordo com a composição, idade e umidade dos resíduos, e as condições de temperatura e de pH, o projeto do aterro e a sua operação. A geração de biogás em aterros normalmente começa após os primeiros três meses seguintes à disposição, podendo continuar pelo período de 30 anos ou mais. Por conter uma alta concentração de metano, o biogás deve ser considerado no cálculo dos gases do efeito estufa. Segundo o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), as emissões de metano provenientes de aterros sanitários variam entre 20 teragramas por ano (Tg/ano) e 70 Tg/ano, o que indica que os aterros são responsáveis pela produção de 6% a 20% das emissões totais de metano por ano, em todo o mundo.

    O aproveitamento do biogás pode ser feito através da instalação de drenos que atinjam todas as camadas de lixo. A impermeabilização da base e da cobertura do aterro é uma medida que contribui tanto para colaborar com o processo de degradação da matéria orgânica, aumentando a produção do biogás, quanto para prevenir a contaminação do solo e da água subterrânea do local.

    O sistema de extração encaminha os gases provenientes do aterro (biogás) para um sistema de captação, levando-o até o sistema de tratamento, o qual é composto por um conjunto de sopradores e de filtros para que as gotículas de condensado e material particulado sejam removidos. Daí o gás é encaminhado para a queima que ocorre nos flares, equipamentos destinados para a queima.

  • Cara, não precisava escrever isso tudo

  • Obrigado pela excelente resposta Leilane Silva

  • Thales, não seja incoviente, apenas não leia ... Você possa não saber, mas existem métodos de aprendizagem que varia de pessoa pra pessoa, algumas escrevendo o conteúdo ou explicando absorvem muito mais.

    Obrigada Leilane pelo seu complemento, pessoas interessadas em estudar não buscam apenas respostas, mas sim um entendimento geral do assunto.

  • O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar, de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gás_metano

  • https://www.youtube.com/watch?v=b8pGmvBbesQ

    https://www.youtube.com/watch?v=hgkjz_oifRo

     

    EXPLICA BEM....

  • Preste atenção nessa questão,ela nos cita um potencial que advém do lixo,ou seja,é o metano.Nesse caso,o gás natural vêm da destilação do petróleo.

     

    R:Letra "D".

  • Os aterros sanitários armazenam lixo orgânico, e cria um ambiente anaeróbico onde bactérias vivem sem oxigênio. Ao fazer a decomposição da matéria orgânica, ocorre a produção de metano, que é utilizado como combustível, do biogás.

    Letra D


ID
1353910
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Diesel é uma mistura de hidrocarbonetos que também apresenta enxofre em sua composição. Esse enxofre é um componente indesejável, pois o trióxido de enxofre gerado é um dos grandes causadores da chuva ácida. Nos anos 1980, não havia regulamentação e era utilizado óleo diesel com 13 000 ppm de enxofre. Em 2009, o diesel passou a ter 1 800 ppm de enxofre (S1800) e, em seguida, foi inserido no mercado o diesel S500 (500 ppm). Em 2012, foi difundido o diesel S50, com 50 ppm de enxofre em sua composição. Atualmente, é produzido um diesel com teores de enxofre ainda menores.

Os impactos da má qualidade do óleo diesel brasileiro. Disponível em: www.cnt.org.br.Acesso em: 20 dez. 2012 (adaptado).


A substituição do diesel usado nos anos 1980 por aquele difundido em 2012 permitiu uma redução percentual de emissão de SO3 de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D:

    13.000 ppm ---- 100%

    50 ppm ----- x

    13.000 x = 5.000

    x = 5/ 13 = 0,38%

    100% - 0,38% = 99,62%

  • outro método para achar a redução percentual:

    diminui o último pelo primeiro:

    50-13000=12950

    Divide o resultado pelo primeiro valor:

    12950/13000:0,9961

    multiplica o resultado por 100%: 99,61%

  • 5/1300 ,ou seja, parte pelo todo vezes 100% que encontra a variação da redução entre os dois anos, porém, você subtrai o primeiro ano (1980) que representa 100% pelo o segundo ano (2012) que representa 0,38% e chega ao resultado final. 

    Que seria o que a questão pede.
  • 50/1300 = 0,0038

    1 - 0,0038 = 0,9962  (99,62%)

  • Eu não fiz como vocês mas acertei. Fiz por tentativas

    13000 . 99,6 = 1294800

    1294800/ 100= 12948 (ja que é uma porcentagem)

    13000-12948= 52 (PRÓXIMO DE 50 QUE É A QUANTIDADE DE SO3 EM 2012)

  • Uma simples regra de três.

  • Resolução com regra de 3:


    13000 - 100%

    50 - x


    13000x = 5000

    x = 5000/13000

    x = 0,38 -> aproximadamente


    Logo, com a redução percentual:


    100% - 0,38% = 99,62%


    R = Letra D.

  • A questão pediu a redução do trióxido de enxofre e não do enxofre. Eu fiz a regra de três considerando que o trióxido de enxofre possui a messa concentração do enxofre e encontrei a resposta, mas achei a questão mal feita.

    Quando ele fala 13000 ppm, significa que, se eu tiver 1000000 (1 milhão) de gramas de Diesel, 13.000 gramas vão ser só de enxofre.

    Quando ele fala 50 ppm, significa que, se eu tiver 1000000 (1 milhão) de gramas de Diesel, 50 gramas vão ser só de enxofre.

    E por aí vai...

    13.000 g ------------------------- 100%

    50 g ------------------------------- Y

    Y = 0,4%

    A redução é portanto:

    X = 100% - 0,4% = 96,6%

    Letra D

  • 13.000-------100%

    50----------------x

    1300x = 500

    X = 5/13

    X = 0,38%

    100% - 0,38% = 99.62%

    Letra D

  • dividir números grandes com resultados quebrados leva muito tempo então fiz só cortando os zeros:

    10% de 13000 = 1300. ainda muito longe de 50 (então nao pode ser menos que 90%, que seria 100% - 10%).

    10% de 1300 (que é 1% de 13000) = 130. ainda acima de 50. dai ja elimina as alternativas A, B e C, pois a diferença é menor que 1% , ou seja a diminuição de enxofre deve ser maior que 99%. (100% - x < 1%)

    sobram D e E. a E podemos eliminar porque 10% de 130 (que seria 0,1% de 13000) da 13, menor que 50. entao a diferença seria acima de 0,1% e menor que 1%. que é a letra D. (100% - 99,6% = 0,4%)

  • Regra de três:

    13000 — 100%

    50 — x %

    13000x = 5000

    x = 5 / 13

    x = 0,38

    A redução foi de:

    100 - 0,38 = 99,62


ID
1353940
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminui a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. Se essa elevação de temperatura acontece por meios artificiais, dizemos que existe poluição térmica. As usinas nucleares, pela própria natureza do processo de geração de energia, podem causar esse tipo de poluição.

Que parte do ciclo de geração de energia das usinas nucleares está associada a esse tipo de poluição?

Alternativas
Comentários
  • http://geniodamatematica.com.br/enem-2014-prova-comentada-questoes-de-fisica/

    Nas usinas nucleares a energia liberada no processo de fissão nuclear é utilizada para ferver a água e produzir vapor. O vapor sob alta pressão incide na turbina,  movimentando-a. A turbina adquire energia cinética de rotação que é transformada em energia elétrica, em virtude do fenômeno da indução eletromagnética.

    O vapor de água que sai da turbina é resfriado, sofre condensação e também se resfria, sendo bombeada de volta ao reator. O resfriamento da água que sai da turbina é feito pela água fria que é proveniente de um rio, de um lago ou do oceano. Esta água se aquece e volta ao lugar de origem.

    O aumento da temperatura da água diminui a taxa de oxigênio nela dissolvido, que é essencial para a vida aquática e para a decomposição da matéria orgânica.

  • No caso de usinas nucleares, durante os processos de transformações de energias, ocorre a vaporização de água pela energia térmica do reator. Posteriormente, esse vapor de água sob alta pressão é lançado sobre as pás das turbinas que acionam os geradores. Em seguida, o vapor de água é liquefeito em condensadores para retornar as caldeiras. A troca de calor envolvida nos condensadores é feito com utilização de água dos rios, lagos e mares, como cita o texto, causando, a poluição térmica.

    Letra B


ID
1400887
Banca
INSPER
Órgão
INSPER
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Biodiesel no tanque
Combustível produzido com etanol e óleos vegetais está pronto para abastecer ônibus e caminhões

Se tudo correr bem, dentro de dois anos os veículos brasileiros movidos a óleo diesel - caminhões, ônibus,
tratores e locomotivas - estarão rodando com um percentual de biodiesel no tanque. Um dos candidatos a esse novo
combustível foi desenvolvido por meio da reação química de óleos vegetais com etanol, o álcool extraído da cana-de-
açúcar, nos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. [...] Com as características de ser
totalmente renovável, produzir menos poluentes que o diesel do petróleo e por já existir uma indústria de produção
de álcool no país, a adoção do biodiesel à base de etanol facilita a incorporação desse tipo de combustível à matriz
energética brasileira. [...]
Apesar da eficiência do processo de conversão [...], o biodiesel brasileiro ainda é mais caro do que o diesel
comum.
Os ensaios ficaram a cargo do engenheiro agrícola Afonso Lopes, professor do Departamento de Engenharia
Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). [...] Lopes testou o combustível no trator. [...] Quando
o trator funcionou com 100% de biodiesel, o consumo aumentou, em média, 11%”, conta Lopes.
Eduardo Cesar, Revista Fapesp, Edição 94 – Tecnologia – Dez. 2003. Texto adaptado.

A reação de transformação de óleos vegetais em biodiesel é chamada de transesterificação. Nesse processo, um éster (óleo ou gordura) reage com um álcool produzindo biodiesel e glicerol. Levando-se em conta as substâncias citadas no texto, a produção desse combustível 100% renovável está corretamente equacionada em:

Alternativas
Comentários
  • gente, pq n pode ser a?


ID
1400890
Banca
INSPER
Órgão
INSPER
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Biodiesel no tanque
Combustível produzido com etanol e óleos vegetais está pronto para abastecer ônibus e caminhões

Se tudo correr bem, dentro de dois anos os veículos brasileiros movidos a óleo diesel - caminhões, ônibus,
tratores e locomotivas - estarão rodando com um percentual de biodiesel no tanque. Um dos candidatos a esse novo
combustível foi desenvolvido por meio da reação química de óleos vegetais com etanol, o álcool extraído da cana-de-
açúcar, nos laboratórios da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. [...] Com as características de ser
totalmente renovável, produzir menos poluentes que o diesel do petróleo e por já existir uma indústria de produção
de álcool no país, a adoção do biodiesel à base de etanol facilita a incorporação desse tipo de combustível à matriz
energética brasileira. [...]
Apesar da eficiência do processo de conversão [...], o biodiesel brasileiro ainda é mais caro do que o diesel
comum.
Os ensaios ficaram a cargo do engenheiro agrícola Afonso Lopes, professor do Departamento de Engenharia
Rural da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). [...] Lopes testou o combustível no trator. [...] Quando
o trator funcionou com 100% de biodiesel, o consumo aumentou, em média, 11%”, conta Lopes.
Eduardo Cesar, Revista Fapesp, Edição 94 – Tecnologia – Dez. 2003. Texto adaptado.

Dos compostos a seguir, aquele que apresenta em sua estrutura, simultaneamente, as mesmas funções orgânicas dos reagentes envolvidos na produção de biodiesel é:

Alternativas

ID
1431886
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

São características típicas do gás natural, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O Poder Calorifico Superior do GN é de 9.000 kcal/m³ a 10.200 kcal/m³

  • O gás natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos leves. Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.

    São importantes características do Gás Natural sua densidade inferior à do ar, seu baixo ponto de vaporização e o limite de inflamabilidade em mistura com o ar superior a outros gases combustíveis.

  • a) Sua combustão fornece 8000 a 10000 kcal/m³

     

    b) Os gás natural não é quimicamente tóxico. Sua ingestão ou inalação acidental não provoca danos à saúde. As substâncias componentes do gás natural são inertes no corpo humano, não causando intoxicação.

     

    c) O gás natural é mais leve que o ar, sua densidade relativa ao ar atmosférico inferior à 1. Assim, sempre que alguma quantidade de gás natural for colocada livre no meio ambiente esta subirá e ocupará as camadas superiores da atmosfera.

     

    d) Inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis.

     

    e) Composição do Gás Natural:

    Metano: 82%

    Etano: 10%

    Propano: 3%

    Isobutano: 0,75%

    ...

     

    Alternativa A


ID
1431892
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os combustíveis gasosos tem aumentado sua aplicabilidade na indústria nacional, atendendo à demanda por fontes de energia mais limpas e eficientes. Segundo o IPCC, a geração específica de CO2 é de 73,5kgCO2/GJ de energia gerada para o óleo combustível e 53,3kgCO2/GJ para o Gás Natural. Se uma unidade termoelétrica opera com uma eficiência de 55% ao gerar 1.000GJ de energia, a quantidade de CO2 que deixará de ser emitida pela substituição do óleo combustível pelo gás natural será de

Alternativas
Comentários
  • Energia total gerada pela combustão: 1.000GJ/0,55 = 1.818,18 GJ

    Quantidade de CO2 que deixará de ser emitida = 1.1818,18 x (73,5 - 53,3)  >>  36,73x10³ kg  >> 36,7 t