SóProvas


ID
1875442
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                            Os porquês da diversidade

      Das coisas mais marcantes da adolescência, minha memória traz os tempos de estudo e dúvidas sobre o futuro. De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares. Hoje trabalhando com educação, tenho plena consciência de que um ensino inovador pode surgir a partir de práticas consideradas tradicionais e que uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional. Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]

      É disso que trata a educação: formar indivíduos engajados uns com os outros, socialmente e que saibam conviver. Está aí também a grande diferença da educação familiar, quando convivemos apenas com nossos pares. A escola nos permite entrar em contato de forma sistemática com outros mundos, outros olhares, outros saberes, opiniões diferentes das nossas, culturas até então desconhecidas. É o convívio com professores e colegas que nos dá suporte para refletir sobre nossas posições, sermos questionados sobre opiniões divergentes e, assim, pensarmos num projeto de vida de forma plena.

                                      (Ivan Aguirra, Educatrix, Moderna, ano 5, nº 9 2015.) 

“De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”.

Deduz-se desse segmento do texto que

Alternativas
Comentários
  • "a preparação para os vestibulares pode ser prejudicial a uma formação integral." [ Passar no vestibular sobrepujando a formação cidadã];

    [Gab. A]

    bons estudos!

  • nao entendi essa!

  • "e não só voltada aos vestibulares" é uma crítica e faz oposição a "formação cidadã. A maioria erra pq esquecemos que a opinião que vale para resolver a questão é a do autor (para ele o vestibular atrapalha a a formação do cidadão) e não a nossa. Como qse ngm acha que o vestibular atrapalha a formação cidadã, nem nos atentamos para a A. 

  • Não concordo, Eber! Essa questão é falha porque a resposta A não está no texto. O que o texto critica é uma educação "só voltada aos vestibulares", ou seja, a preparação para os vestibulares, em nenhum lugar do texto é criticada, o problema é restringir a  educação a SÓ ISSO.Corrija-me se eu estiver errada.

  • Jennifer, a resposta A, realmente, não está no texto. Mas não é para estar mesmo, pois o enunciado diz "deduz-se".

    Deduzir

    transitivo direto e bitransitivo - concluir (algo) pelo raciocínio; inferir.

    "muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”

    Disso, podemos inferir que a formação voltada só para os vestibulares pode prejudicar a formação integral, justamente por estar focada apenas nos vestibulares.

    Vamos na fé.

  • Existe uma crítica implícita no trecho em questão que é a forma de ensinar praticada hoje em dia, pela maioria das escolas, principalmente no segundo grau: aquela voltada para os vestibulares. Ao prepararem os alunos para a “guerra” que é um vestibular, as escolas deixam a desejar na formação cidadã, o que não acontecia na época em que o autor estava na escola.
    GABARITO: A

    Fonte: Professora Rafaela Freitas - Estratégia Concursos

  • a letra E e a melhorzinha... a letra A ta ridicula! extrapola a informaçao do texto

  • Concordo com o gabarito A. Lembrando que a banca pediu para se deduzir apenas sobre esse fragmento aí, e não do texto na íntegra. Abraço.  

  • Verdaede. objetivo principal estava na inferência do enunciado.

     

  • A assertiva A pode estar certa, apesar de não enxergar como tal.

    No entanto, a C também tem indícios fortes de validade: "...meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares” indica que mesmo a época em que o autor estudava também havia preparação para o vestibular, não somente, claro, mas havia de todo modo. 

  • A letra A é um absurdo! O autor jamais disse que uma coisa elimina a outra. Letra E, claro. Quero saber quem é que sai da escola cidadão. Este é um processo de constante evolução. Todos querem mesmo é passar no vestibular, até porque isso faz parte da evolução acadêmica e ajuda na formação do cidadão, que começa de casa. São paralelos.

  • Errei a questão, mas lendo os comentários, principalmente o do Sávio, concordo com o gabarito.

     

    “De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”.

     

    Vejo duas interpetações para o que está em negrito:

     

    1 - ele diz que a formação dele foi uma formação apenas voltada para a cidadania, e depois ele critica as que são voltadas apenas para os vestibulares ou;

    2 - ele diz que a formação dele foi cidadã e não apenas voltada para os vestibulares (ou seja foi voltada para ambas).

     

    A alteranativa A diz que:

     

    "a preparação (apenas) para os vestibulares pode ser prejudicial a uma formação integral."

     

    Logo, admitindo a interpretação 1 está corretíssima; já admitindo a interpretação 2 acho que para estar corretíssima deveria ter aquele apenas entre pararenteses que eu coloquei, porém, usando a interpretação do Sávio ela tb estará correta.

     

    FGV é complicado mesmo... rs comecei a fazer provas deles esse ano e estou apanhando mas acho que tem dois fatores principais para melhorar nela ou em qq outra banca, primeiro é fazer muitas provas e outra é NÃO BRIGAR COM A BANCA como vejo alguns amigos aqui fazendo, pois, para passar vc terá que pensar como eles pensam,então, como não tem jeito é melhor pensar logo agora do que ficar dando murro em ponta de faca e perder tempo... Abç...

     

  • GABARITO PRELIMINAR? hummm...eu pediria revisão dessa, é um absurdo 

    “De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares”.

    entendi que a formação do autor TAMBÉM foi para vestibular mas tambem ajudou na formação dele como cidadão. Não enxerguei essa crítica de que a preparação para o vestibular é prejudicial, ela apenas não deve ser a única finalidade do ensino.

  • A questão pede a DEDUÇÃO, ou seja, o que se interpreta do texto, a idéia do autor,  e não o que está escrito expressamente. De forma que se deduz que o ensino médio de hoje em dia prioriza o vestibular e prejudica a formação do aluno como cidadão:

     

    A -  a preparação para os vestibulares pode ser prejudicial a uma formação integral. GABARITO CORRETO.

  • É UMA QUESTÃO CAPCIOSÍSSIMA PORQUE A ALTERNATIVA A DIZ (a preparação para os vestibulares pode ser prejudicial a uma formação integral)

    E NÃO ACREDITO QUE ESTEJA DE TODO CERTA, DEVIDO O TERMO FORMAÇÃO integral.NÃO NECESSARIAMENTE TERÁ PREJUÍZO integral,EMBORA A QUESTÃO PEDINDO PARA INFERIR.

  • A "A" não está legal, já que são as CRÍTICAS (não fatos) que dizem que prejudica a FORMAÇÃO CIDADÃ. A questão fala de um fato, como se estivesse embasado, e ainda citando formação integral?? Isso não é dedução, isso é extrapolação, e um pouco de viagem. 

    Não vejo erro na C. E não acho que está explícito no texto.

     

     A FGV manda bem mal no português, conseguindo transformar uma prova objetiva em subjetiva. Exatamente o que não era para ocorrer segundo o texto constitucional...

  • Peguemos o trecho: De forma CONTRÁRIA às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares

    Principais críticas de hoje  vs  experiências pessoais

    As principais críticas apontam o contrário de sua experiência pessoal no ensino médio

    Assim, se suas experiências pessoais foram: "meus anos de ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã" então:

    As principais críticas é o inverso: "Anos de Ensino Médio não são muito significativos para uma formação dita cidadã, voltando quase que em exclusividade aos vestibulares"

    A crítica é de que no ensino médio, devido ao foco nos vestibulares, a formação integral acaba sendo prejudicada. Alternativa A

  • QUESTÃO ABSURDA! A Banca considerou o gabarito A como correto, mas a alternativa C também pode ser deduzida do segmento do texto. Vejamos:

    Se o autor diz que sua educação não era "só voltada aos vestibulares", mas também à formação cidadã, deduz-se que o autor tinha uma educação voltada a formação cidadã ALÉM de ser preparado para o vestibular.

    O que o autor quer dizer é que os alunos de hoje estudam SÓ para o vestibular, enquanto ele estudou para ter uma FORMAÇÃO CIDADÃ E PARA O VESTIBULAR.

    FGV tá forçando amizade...

     

  • Mais uma questão FGV mal feita, pode-se retorcer tudo mas a C continua correta, até "mais correta" inclusive, e assim a banca pune quem estudou e recompensa quem chutou ou teve sorte de cair no raciocinio arbitrario correto da dualidade de questões.

  • Passo a passo para acertar as questões da FGV:

    1) Elimine as três alternativas que você tem certeza que não podem ser;

    2) Fique com bastante dúvida entre as duas alternativas que sobraram;

    3) Marque a alternativa contrária a que você marcaria normalmente.

    Parabéns! Você acertou!

  • Paulo Flexa, o erro da letra C são, no meu entendimento, os termos "confirmam" e "voltada". Confirmam é forte demais. Quanto a "voltada", quando destaco que algo é voltado para "alguma coisa", quero dizer que o FOCO é "alguma coisa". Não é o caso da formação vivenciada pelo autor. A formação dele era mais abrangente do que o mero preparo para o vestiba! Percebeu a nuance? rsrs.

    Abraço.

  • Tem como ver por esse lado: se teve uma formação cidadã, não significa que não foi preparado para o vestibular. Logo, não há uma oposição total entre esses dois conceitos. Deduz-se, no mínimo, que preparação direcionada a vestibulares PODE prejudicar a formação cidadã.

  • Que estrapolação da parte do examinador -_-

  • Ainda há pessoas que defendem essa banca! Meu Deus! Para mim, devido a expressão "só" da frase dada faz com que a letra C seja mais coerente.

  • continuo achando que algumas questões da FGV são mais subjetivas que qualquer coisa...é a visão do que o autor acha lendo aquele texto...e vc tem que concordar com a visão dele. vc tem que adivinhar o que ele entende quando ele lê o texto.

  • Gabarito A

     

    b) as críticas atuais já apontavam os problemas vividos pelo autor do texto. >>  e) as principais críticas de hoje condenam a formação dita cidadã. (paralelismo) Aqui ele fala de atualidade, de hoje.

    b) as críticas atuais já apontavam os problemas vividos pelo autor do texto. >>  e) as principais críticas de hoje condenam a formação dita cidadã. (paralelismo) Aqui ele fala de problemas, condenação.

    c) as experiências do autor confirmam uma preparação voltada para o vestibular. >> d) a formação dita cidadã se opõe integralmente à preparação para o vestibular. (antítese) Aqui ele fala da formação para o vestibular.

     

     

    Sobrou a Letra A. Não tem nenhum alternativa para fazer paralelismo ou antítese.

    "a preparação para os vestibulares pode ser prejudicial a uma formação integral." 

     

  • Nada a ver esse gabarito. Só pq uma pessoa se prepara para o vestibular (segundo o texto) não quer dizer que não possa ter uma formação de cidadão também

  • "Deduz-se desse segmento do texto que" Pelo comando da questão, a questão é de interpretação (interpretação ≠ compreensão)

    Interpretando o segmento do texto “De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares” que o ensino médio voltado aos vestibulares deixam de lado a formação cidadã.

  • Jose, a banca não afirmou. Disse "PODE SER". Tá aí a diferença da letra A e D. Considero as duas as mais possíveis, sendo que uma ele afirmou (D) e a outra criou uma mera possibilidade (A), ao deduzir a frase do autor.

  • O erro do item D é a palavra integralmente, pois isso não tem como deduzir. Êtaaaa FGV assim vc me faz estudar mais pq parece que eu não sei de nada.

     

    GABARITO ''A''

  • MPRJ ai ser de lascar....

  • Deduz-se desse segmento do texto que

    A)

    a preparação para os vestibulares pode ser prejudicial a uma formação integral.

    (como é para deduzir: já sabemos que antigamente o ensino priorizava a preparação para o vestibular. Mas por que? Não sabemos, porém qual a consequência disso : também não sabemos, e como é para deduzir marcamos a dedução da FGV e se ela diz que poder ser prejudicial é pq pode)

    B)

    as críticas atuais já apontavam os problemas vividos pelo autor do texto. (ele defende o ensino de antigamente, ou seja não se pode deduzir isso)

    C)

    as experiências do autor confirmam uma preparação voltada para o vestibular.

    (sim confirmam, está no texto, porém a questão pede o que está implícito)

    D)

    a formação dita cidadã se opõe integralmente à preparação para o vestibular.

    (não é oposição, é adição: não só era uma educação dita cidadã, mas também preparava para os vestibulares)

    E)

    as principais críticas de hoje condenam a formação dita cidadã.

    (as críticas de hoje condenam que antigamente a preparação era só para vestibular)