SóProvas


ID
1875445
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                            Os porquês da diversidade

      Das coisas mais marcantes da adolescência, minha memória traz os tempos de estudo e dúvidas sobre o futuro. De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares. Hoje trabalhando com educação, tenho plena consciência de que um ensino inovador pode surgir a partir de práticas consideradas tradicionais e que uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional. Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]

      É disso que trata a educação: formar indivíduos engajados uns com os outros, socialmente e que saibam conviver. Está aí também a grande diferença da educação familiar, quando convivemos apenas com nossos pares. A escola nos permite entrar em contato de forma sistemática com outros mundos, outros olhares, outros saberes, opiniões diferentes das nossas, culturas até então desconhecidas. É o convívio com professores e colegas que nos dá suporte para refletir sobre nossas posições, sermos questionados sobre opiniões divergentes e, assim, pensarmos num projeto de vida de forma plena.

                                      (Ivan Aguirra, Educatrix, Moderna, ano 5, nº 9 2015.) 

Segundo o primeiro parágrafo do texto, o engajamento só não advém

Alternativas
Comentários
  • "Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]" (a meu ver, trata-se apenas um analogia, não aplicações);

    da aplicação de conhecimentos a um objeto digital ou analógico. 

    [Gab. D]

    bons estudos!

  • Eu acredito que o erro da questão está em dizer que a aplicação de conhecimento será em "um objeto digital ou analógico". Na verdade, o que o texto diz é que a diversidade de conhecimento pode ser aplicada a um objeto de estudo através de uma forma (de um meio, um mecanismo) digital ou analógico. É a forma de aplicação que pod ser digital ou analógica e não o objeto.

  • Alguém pode explicar de onde o engajamento advém "do direcionamento do pensamento em busca de seu próprio progresso. "?

  • Acho que o professor(a) da banca da matéria de língua portuguesa da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS já deve estar gagá.

  • Letra D: para o engajamento não basta aplicarmos qualquer conhecimento, mas sim a diversidade de conhecimentos (lembre-se do título: os porquês da diversidade).

    Letra E: vamos salvar esta assertiva. Direcionar o pensamento= reflexão.  Trecho: "Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante".

    Comentário adicional: No primeiro momento pensariamos que a busca do próprio progresso configuraria um egoísmo, se opondo à ideia de engajamento social. Porém, perceba que o texto trata da educação, logo a busca pelo progresso pessoal NÃO é incompatível com o engajamento social, ao reves, o engajar-se faz parte do próprio processo educativo do indivíduo, o qual se enriqueceria com experiências alheias.

  • Algumas questões da FGV, infelizmente, parecem loteria. Verdadeira arbitrariedade um gabarito como o dessa questão.

    Só podemos imaginar como justificativa desse e de outros gabaritos absurdos da FGV  com :'' É isso porque eu QUERO que seja. Vlw, flw''.

  • O gabarito é a letra D por exclusão. Afinal, o texto diz "a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica." e a questão em comento diz,"da aplicação de conhecimentos a um objeto digital ou analógico". Os conhecimentos e opiniões são aplicadas  a um objeto DE FORMA DIGITAL E ANALÓGICA, ou seja, o erro da questão está em dizer que O OBJETO É DIGITAL OU ANALÓGICO. 

    Letra A - "Uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional"

    Letra B - "a troca de experiências"

    Letra C - "a diversidade de conhecimentos e opiniões"

    Letra E - "reflexão constante"

  • Yan, concordo que, em certos momentos, algumas bancas forçam um pouco a barra.

    Mas essa questão não é um desses casos.

    Onde no texto está dizendo algo sobre "aplicação de conhecimentos a um objeto digital ou analógico"?

    Vamos na fé.

  • Caraca! Ao meu ver a alternativa "D" e "E" estão erradas, contudo a "E" parece ser o gabarito apropriado uma vez que estamos falando sobre educar, não cabe a pessoa ser egoista e pensar no "próprio progresso" e sim no dos alunos e estudantes.

  • Primeira coisa que devemos saber para fazer a questão que se apresenta que “advir” significa vir depois, resultado. O engajamento ocorre depois de algumas práticas ligadas à escola, segundo o autor: “…uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional. Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica”. Resumindo, o engajamento é decorrente de práticas sociais ligadas ao que foi exposto nas alternativas A, B, C e E. O engajamento só não advém “da aplicação de conhecimentos a um objeto digital ou analógico” (alt. D), pois isso é o resultado de uma prática engajada.
    GABARITO: D

    Fonte: Professora Rafaela Teixeira - Estratégia Concursos

  • entendi a letra D como resposta pelos comentários, mas na minha humilde opinião a letra E ( que foi a que marquei) também está errada, sendo assim, a questão deveria ser anulada. quando você se propõe uma reflexão, você se questiona, vai e volta, não dá pra pensar em direcionamento do pensamento, certo? fica uma coisa meio egoísta, né, meio Eduardo Cunha... enfim. 

    bons estudos 

  • Eu tenho certeza, Alex Silveira !
    E Infelizmente não existe instituição que fiscalize os devaneios dele, repare que NINGUÉM gabarita as provas de ensino superior dele.
    A pessoa sobe em cima de alguns cursos para ser intocável quanto a sua ''intelectualidade avançada'', juntamentamente com sua idade, daqui a um tempo os cursos terão de oferecer psicologia.

    Quer que eu te prove tudo que eu falo ? Faça as questões de charge da FGV.
     

  • Questão que deveria ser anulada, porque ele fala do ser SOCIALMENTE engajado o q faz da letra E errada. A letra D realmente não é o objeto que é digital ou analógico. Puts...que bizarro! E eu ainda insisto em fazer concursos da FGV. Quando elevamos nosso nível de estudo, devemos também começar a eliminar as bancas sem credibilidade. 

  • Vi o erro que a banca FGV " faz-nos trair " 

    Trata-se de o referido objeto ser ' de estudo ' e não um objeto em si....! 

    Erro hoje para não errar mais !!!!

  • kkkkkk, FGV SENDO FGV

  • * ALTERNATIVA CERTA: "d".

    -----------

    * JUSTIFICATIVA: Pessoal, é a FORMA de aplicação que pode ser digital ou analógica e não o objeto, como diz a alternativa.

    -----------

    * Observação da alternativa "e": "do direcionamento do pensamento em busca de seu próprio progresso". 

    Essa alternativa exige do candidato inferência textual. Explicação: Exemplo, o aluno será socialmente engajado quando faz debates em sala de aula, hipótese em que haverá direcionamentos de pensamentos, no intuito de se alcançar uma evolução pessoal com essa educação cidadã.

    ------------

    Até a próxima.

  • Essa letra E é egoísmo puro na minha opinião, primeira vez que farei prova da FGV, pensarei duas vezes se ela for a banca dos próximos.

  •  Chorar ou falar mal da banca nos comentários de uma questão não vai te levar a nada (no máximo a não fazer a prova), ao invés de reclamar deveríamos nos empenhar mais em entender a mente de quem elabora essas questões.

  • Cara a FGV não tem capacidade de fazer uma questão de alto nível sem apelar para duas alternativas corretas das quais eles escolhem arbitrariamente uma como aceitável ?  Pq na boa, dá para justificar sob inumeras formas tanto a questão "d" quanto a "e".

    Na boa, isso é má fé, não sabem fazer questões se retirem, ou reformem a banca.

  • Só falta a justificativa das questões da FGV serem: "Porque deus quis" 

    Por "deus" entenda "criador da 'questão'"

  • Ai estatisticamente qual o dano causado por questões assim ? Acaba passando quem, alem de ter estudado muito, tem mais sorte, e isso é muito injusto.

  • Das duas uma: ou o redator da questão está em um nível tal que nós, meros mortais, nunca alcançaremos, ou é pura má fé mesmo. Seja como for a culpa não é nossa e sim da banca.

  • "Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]"

    Esse é o segmento que traz a resposta. A nuance a ser percebida coloco abaixo em negrito(esta nuance é uma "zeugma", ou seja, não esta expressa, mas implícita):

    "Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e (que ele) vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]"

    Explicação:

    Não é a aplicação direta pelo aluno que o tornará engajado, mas a observação de um terceiro que aplica os conhecimentos a um objeto de estudos.

     

    Agora um pouco sobre a FGV nesta parte de interpretar: Realmente as alternativas são muito parecidas, não parece haver um padrão de interpretação desta banca. A prova pode ser uma surpresa. Aconselho a treinarem bastante esta parte, mesmo antes de abrir editais, para que na hora da prova haja alguma chance de ir melhor. Não há mesmo como ser totalmente lógico no que diz respeito a essa banca. As vezes ela usa intertextualidade, as vezes não, as vezes as respostas parecem ser bem erradas e fora de sentido. 

    Outra dica é ouvir um podcast do professor Arenildo Santos, aqui do QC, em que ele fala sobre as provas de portugues da FGV. Procurem pelo site.

    Não desistam nunca!

  • e essa letra E está escrita em que lugar do texto senhor????

    tenho certeza que esse examinador é muito odiado!

  • gabarito D

     

    Tenho feito as questões da FGV por eliminação, usando PARALELISMO e ANTÍTESE. Acho que é desta forma que eles trabalham. Dá pra matar muitas questões, em outras temos que ler mesmo. Façam muitas muitas questões de interpretação, que vai dar tudo certo!!!!

     

    Paralelismo:

    a) de pequenas e reveladoras conversas revolucionárias. >>  e) do direcionamento do pensamento em busca de seu próprio progresso

     b) do contato com as diversas diferenças, que são os outros.  >> c) do acesso a distintos campos do conhecimento. 

     

     

    Sobrou a Letra D.

     d) da aplicação de conhecimentos a um objeto digital ou analógico. 

     

     

    Boa Sorte pra nós! Que Deus nos ajude.

    #rumoanomeação

    #pousadadosconcurseiros

  • eu errei, mas com uma releitura mais atenta...

    ja estava no texto a resposta:

     

    "...a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]

     

     d) da aplicação de conhecimentos a um objeto digital ou analógico. 

  • Marquei a letra B, pois o enunciado dis o seguinte: "Segundo o primeiro parágrafo do texto, o engajamento só não advém:"

     

    A letra B (do contato com as diversas diferenças, que são os outros) está presente no segundo parágrafo, onde fala da educação familiar.

    "Está aí também a grande diferença da educação familiar, quando convivemos apenas com nossos pares. A escola nos permite entrar em contato de forma sistemática com outros mundos, outros olhares, outros saberes, opiniões diferentes das nossas(...)"

     

    Como a banca é a FGV, tentei prestar atenção aos mínimos detalhes, mas dessa vez não deu certo. De qualquer forma, ainda acho ue a resposta também pode ser a letra B.

  • A "D" não torna o aluno engajado porque o que o texto diz é que o que torna um aluno engajado é a aplicação de conhecimentos a um objeto DE ESTUDO digital ou analógico, e não qualquer objeto digital ou análogico. De fato, a letra "E" não se encontra presente no primeiro parágrafo do texto, mas quem faz questão da FGV sabe que a banca é esse demonio todo, é assim, há sempre duas alternativas a se marcar, vc tem que ter a malícia de descobrir aquela que se encontra mais errada ou mais correta.

  • Questões da FGV É Paciência Total ! Rsrs 

  • A letra E não tem no texto mas o gabarito é D, que Deus perdoe essas pessoas ruins

  • O nosso ordenamento jurídico condena a prática da má-fé. Nos concurseiros, deveríamos nos unir e elaborar um projeto de lei, isto é, se já não existe, exigindo nossos direitos e respeito, baseados na dignidade da pessoa humana. São horas de estudos, investimentos em diversos materiais para obtermos conhecimento, para em uma prova os examinadores fazerem o que querem, porque mesmo que façamos recurso, costuma valer a voz do mais forte.


    Fica aqui a minha indignação!



  • Eu até entendo que não possa ser letra E o gabarito , mas também não pode ser letra D , por pura interpretação lógica 

    ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]

    Cara, mas claro que isso é impossível 

     

    eSSA ENTRA PRO TOP 50 de questões absurdas da FGV 

  • a questão fala o seguinte: uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária --- letra (a)

    o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões --- fala da letra (b)

    que ele aplica e vê aplicarem --- essa fala da letra (c) a qual o aluno tem acesso a distintos campos de conhecimento.

    a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....] ---- letra (d) (É A RESPOSTA) ELE APLICA E VÊ APLICAREM a um objeto de estudo tanto digital ou analógica, e não que seja aplicado PELO CONTRÁRIO É um dos meios que pode ser aplicado.

    E POR FIM A LETRA (E) o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões ---- (BUSCANDO SEU PROGRESSO....... )

  • Por que será que eu sempre sinto que o professor vai ser o Arenildo? quando eu vejo uma questão dessas eu logo penso "la vai, o Arenildo certeza"

    explica porr*as nenhumas

  • no texto está a "...diversidade do conhecimento..." e não a "...aplicação do conhecimento..." curto e grosso. errei também, mas acho que é isso... olha a sutileza do lance... c@#@()o!

  • gabarito D

    Segundo o primeiro parágrafo do texto, o engajamento só não advém

    (A) de pequenas e reveladoras conversas revolucionárias. (rodas de conversa)

    (B) do contato com as diversas diferenças, que são os outros. (troca de experiências)

    (C) do acesso a distintos campos do conhecimento.(diversidade de conhecimento)

    (D) da aplicação de conhecimentos a um objeto digital ou analógico. (aplicação do conhecimento a um objeto de estudo),de forma digital ou analógica

    (E) do direcionamento do pensamento em busca de seu próprio progresso. (reflexão constante)