SóProvas


ID
1875457
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                            Os porquês da diversidade

      Das coisas mais marcantes da adolescência, minha memória traz os tempos de estudo e dúvidas sobre o futuro. De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares. Hoje trabalhando com educação, tenho plena consciência de que um ensino inovador pode surgir a partir de práticas consideradas tradicionais e que uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional. Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]

      É disso que trata a educação: formar indivíduos engajados uns com os outros, socialmente e que saibam conviver. Está aí também a grande diferença da educação familiar, quando convivemos apenas com nossos pares. A escola nos permite entrar em contato de forma sistemática com outros mundos, outros olhares, outros saberes, opiniões diferentes das nossas, culturas até então desconhecidas. É o convívio com professores e colegas que nos dá suporte para refletir sobre nossas posições, sermos questionados sobre opiniões divergentes e, assim, pensarmos num projeto de vida de forma plena.

                                      (Ivan Aguirra, Educatrix, Moderna, ano 5, nº 9 2015.) 

Segundo o texto, a diferença fundamental entre a educação escolar e a educação familiar é que esta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa B

     

    Trechos do texto que justificam:

     

     

     [...] educação familiar, quando convivemos apenas com nossos pares. A escola nos permite entrar em contato de forma sistemática com outros mundos, outros olhares, outros saberes, opiniões diferentes das nossas, culturas até então desconhecidas. É o convívio com professores e colegas que nos dá suporte para refletir sobre nossas posições, sermos questionados sobre opiniões divergentes e, assim, pensarmos num projeto de vida de forma plena.

     

     

     

    Ou seja, na educação familiar ficamos presos as nossas opiniões e, muitas vezes, não ouvimos nem consideramos a opinião do outro. Por isso, dificulta o nosso acesso a diversidade, pois existem diferentes opiniões, diferentes ideias. Já na educação escolar convivemos com pensamentos e posicionamentos diferentes e aprendemos a respeitar as opiniões. Esta é a diferença a que o texto faz referência.

     

     

     

    Bons estudos. 

     

  • Gabarito B

     

    Educação: formar indivíduos engajados uns com os outros, socialmente e que saibam conviver.

     

    Familiar

    quando convivemos apenas com nossos pares.

     

    Escolar

    A escola nos permite entrar em contato de forma sistemática com outros mundos, outros olhares, outros saberes, opiniões diferentes das nossas, culturas até então desconhecidas.

     

  • Tenho a impressão que o que 'pegou' mesmo foi o uso de "essa" e "esta". Alguns podem ter achado tratar-se da educação escolar e gabaritaram errado. 

  • Marquei D pelo trecho : Está aí também a grande diferença da educação familiar, quando convivemos apenas com nossos pares.

    FGV banca super complicada, temos que ter uma bola de cristal para nossa resposta bater com o gabarito deles.

     

  • aquestão está se referindo a educação familiar.

    Exemplo: ...educação escolar e educação familiar é que esta(educação familiar) aquela(educação escolar)

  • " Esta" se liga à educação familiar. 
    Temos que ter atenção a todas as palavras para não errarmos.

  • Muitos desconhecendo palavras referencias, de retomada a termos anteriores e errando a questão....coisa básica em português.

  • Da convivência "apenas com os pares" pra "dificultar o produtivo acesso à diversidade" existe uma grande diferença! É como se a educação familiar bloqueasse a educação escolar!! FGV sendo FGV...

  • Tá, afinal é B ou D?...Eu marquei D, pois o "esta" me confundiu!!

  • Segundo o texto, a diferença fundamental entre a educação escolar e a educação familiar é que esta.

    A que se refere o demonstrativo “esta”? Ao termo mais próximo na superfície do texto, ou seja, a “educação familiar”. Sabendo disso, entendemos, a partir do texto como um todo, que dentro da família não temos acesso a diversidades como acontece fora dela.
    GABARITO: B

     

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-iss-cuiaba-prova-de-portugues-comentada-recurso/

  • Alberto, em varias questões o mesmo comentário que não agrega absolutamente nada à questão, não seria hora de procurar uma agência de propaganda e colocar seus anúncios em local apropriado ? Se só puder para de atrapalhar já está de bom tamanho.

  • Viviane,
    Não poderia ser a letra D, "terreno afetivo" também pode se referir ao convívio com professores e colegas. 

  • Gabarito B

     

     a) procura evitar, em função do risco social, nosso contato com realidades externas. >>>  e) impede e paradoxalmente permite o conhecimento de outras culturas

    c) libera nosso olhar para a aquisição de diferentes visões de mundo.  >>>  d) centraliza sua atenção no terreno afetivo. 

     

     

    Letra B não faz relação com nenhuma das alternativas.

     b) dificulta nosso produtivo acesso à diversidade. 

     

  • Eu também acabei escorregando no pronome ESTA.
    Questão fácil mas dei mole.
    Se referia à educação familiar e esta acaba realmente dificultando nosso produtivo acesso à diversidade.