SóProvas


ID
187567
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma possibilidade de o indivíduo conseguir o reconhecimento do seu meio familiar e social é por intermédio do recurso inconsciente de, desde criança, adaptar-se às expectativas que os demais valorizam e impõem como condição para a aceitação, admiração e amor. Em linguagem winnicottiana, este processo institui a formação de um "falso

Alternativas
Comentários
  • O falso self representa uma reação do bebê como ato de submissão a mãe que tenta lhe impor aquilo que não faz parte do que lhe é inato.


  • Ele tem o reconhecimento da mãe, dos familiares e da comunidade, também é amado, admirado e detém o amor dos outros, mas isso tamb reflete as imposições pelas quais ele foi submetido. No fim, esse sujeito é "perfeito" aos olhos da mãe/ comunidade, mas ele é assim por seguir todos os seus desejos e vontades. "Ele mesmo", seu self verdadeiro não existe ali, apenas os desejos realizados da mãe e da comunidade em geral. Constituindo um "falso-self".

    Falso self: quando a mãe não fornece a proteção necessária ao frágil ego do recém-nascido, a criança perceberá essa falha ambiental como uma ameaça à sua continuidade existencial. Nos casos mais graves em que isto acontece, a psicose pode se instalar, devido à não satisfação das necessidades iniciais da criança, o que coloca uma intensa responsabilidade na mãe e no ambiente.

    O falso self impede o aparecimento do núcleo organizado e verdadeiro do sujeito, em certos casos gerando patologias devido o total preenchimento do verdadeiro self pela “máscara” imposta por essa falsa apresentação da realidade.