-
Gabarito A segundo FUNRIO: RENNO (2013)> Um das escolas mais interessantes é a do aprendizado. Nessa escola, pensamento é de que o processo de montagem da estratégia não depende de um só indivíduo – o chefe. Isso ocorre pois se acredita que a realidade é muito complexa para que somente uma pessoa possa “dominar” todos os dados necessários.
Assim, a montagem da estratégia é vista como um processo de aprendizagem ao longo do tempo. Dessa maneira, o chefe aprende. Mas o mais comum é que muitas pessoas dentro da organização – a coletividade – aprendam juntas com a experiência.
Assim, existem muitos potenciais “estrategistas” dentro da empresa. E esse planejamento não acontece em um momento inicial. Ele vai se formando com o passar do tempo e dos fatos – o que Mintzberg chama de processo emergencial.20 Ou seja, é com o passar do tempo que a estratégia vai se formando.
O papel do líder seria não o de concentrar o planejamento, mas de criar um ambiente propício ao aprendizado estratégico, de modo que novas estratégias “floresçam”.
A próxima escola é a do poder. Nessa visão, o processo de formulação da estratégia é visto como uma barganha entre os diversos “atores” dentro da organização. Assim, a estratégia é formada aos poucos – através da negociação e persuasão dos membros influentes da empresa.
-
Escola do Aprendizado: Já pararam para perceber que muitas coisas da vida, começamos achando que seria de uma maneira e, muitas vezes, no final percebemos ser completamente diferente? A escola do aprendizado trata a estratégia dessa forma. Para ela, o processo de estratégia é chamado de emergente, o que significa dizer que ele não nasce com data marcada, ele ocorre naturalmente, conforme o tempo vai passando. Um ponto chave dessa escola que você não pode esquecer, é que o processo de aprendizagem é formado pela coletividade da empresa, e não por uma única pessoa; isto ocorre devido ao fato de se pensar que o ambiente organizacional é complexo e que são necessárias diferentes pessoas com diferentes modos de pensar para se montar a estratégia. Cabe ao líder, criar um ambiente adequado para que esse planejamento ocorra naturalmente. Mintzberg explica que "as estratégias aparecem primeiro como padrões do passado; mais tarde, talvez, como planos para o futuro e, finalmente, como perspectivas para guiar o comportamento geral".[i]
Thiago de Luca / Administração sob a ótica dos concursos
[i] MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: Um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010, p. 202.
-
a) Escola de Aprendizado: COMO PROCESSO EMERGENTE
b) Escola Cultural: COMO PROCESSO COLETIVO
c) Escola de Configuração: COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
d) Escola de Design: COMO PROCESSO DE CONCEPÇÃO
e) Escola Empreendedora: COMO PROCESSO VISIONÁRIO
___________________________________________________________
Escola do Poder: COMO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
Escola Ambiental: COMO PROCESSO REATIVO
Escola Cognitiva: COMO PROCESSO MENTAL
Escola do Planejamento: COMO PROCESSO FORMAL
Escola do Posicionamento: COMO PROCESSO ANALÍTICO
-
Resposta correta Letra C
a) Escola de Aprendizado: COMO PROCESSO EMERGENTE
b) Escola Cultural: COMO PROCESSO COLETIVO
c) Escola de Configuração: COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
d) Escola de Design: COMO PROCESSO DE CONCEPÇÃO
e) Escola Empreendedora: COMO PROCESSO VISIONÁRIO
-
Forma que uso para decorar, caso seja útil...
1ª Sigla é a escola, 2ª é a palavra-chave.
Prescritivas = DPP (CFA)
Design - Concepção
Planejamento - Formal
Posicionamento - Analítico
Descritivas = ECAPCA (VMENCR)
Empreendedor - Visionário
Cognitivo - Mente
Aprendizagem - Emergente
Poder - Negociação
Cultural - Coletivo
Ambiental - Reativo
-
Gabarito: letra A