SóProvas


ID
1876825
Banca
BIO-RIO
Órgão
IABAS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Doença muito comum no Brasil, causada pela infestação de vermes platelmintos trematódeos parasitando as veias do fígado e intestino no ser humano.

O ciclo de vida desse invertebrado passa por um hospedeiro intermediário e por outro definitivo. Inicialmente, o ovo contido nas fezes de uma pessoa contaminada, quando depositado em ambientes aquáticos, se transforma em uma larva aquática ciliada denominada miracídio. Essa larva se instala temporariamente em um tipo específico de caramujo planorbídeo (gênero Biomphalaria), modificando-se em uma larva chamada cercaria.

As cercarias penetram ativamente através da epiderme, quando as pessoas (principalmente os ribeirinhos) usufruem de cursos d’água contaminados. Após a penetração, as larvas atingem a corrente sanguínea, por onde são transportadas até o intestino e fígado, fixando-se aí por meio de ventosas e reproduzindo-se sexuadamente.


O texto refere-se à seguinte doença:

Alternativas
Comentários
  • Parasita que pode ser encontrado em áreas como África Subsaariana, Oriente Médio, Sudeste Asiático, Caribe e Brasil. A água doce é contaminada por animais infectados e fezes ou urina de humanos contaminados. O parasita penetra na pele humana e atinge a corrente sanguínea, migrando para o fígado, intestino e outros órgãos.

    Os sintomas incluem irritação na pele, coceira, febre, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de barriga, dores nas articulações e dores musculares.

    A infecção pode ser curada por meio de medicação administrada por um ou dois dias.