Alternativas
os altos custos para publicação impressa e divulgação de trabalhos de caráter técnico-científico estimulam o desenvolvimento da comunicação científica.
a comunicação científica consiste da troca de informações entre membros da comunidade científica acerca de atividades associadas somente à análise, organização e aplicação da informação, desde o momento em que o cientista decide o que pesquisar até que os resultados de sua pesquisa sejam aceitos como constituintes do conhecimento científico.
o pesquisador, para garantir qualidade, confiabilidade e credibilidade à sua produção científica, deve acompanhar, sistematicamente, a literatura publicada de suas áreas de interesse e, mediante a publicação de suas ideias e resultados, buscar a avaliação de outros pesquisadores, mantendo constante comunicação com seus pares.
o padrão de exercício técnico-profissional em comunicação técnico-científica, ao longo dos tempos, tem variado de acordo com as características específicas de cada época.
a comunicação científica é prejudicial à organização do conhecimento científico que vise refutar os resultados de pesquisas anteriores ou estimular novas perspectivas em diversas áreas.