Alternativas
A organização das atividades de processamento técnico, por meio da elaboração de manuais e normas de procedimentos, otimiza o tempo de execução das atividades e aumenta a eficácia do serviço de disseminação da informação por meio da instrumentalização no atendimento de usuários.
A padronização das atividades de processamento técnico conforme diretrizes e modelos já utilizados nas universidades fomentou a organização de métodos de trabalho de técnicos para o desenvolvimento de suas funções e para as relações de trabalho entre bibliotecas e departamentos acadêmicos.
A padronização das atividades de processamento técnico fomentou o aperfeiçoamento contínuo dos trabalhos desenvolvidos pelos bibliotecários de referência para o atendimento a usuários.
No cotidiano das bibliotecas, os manuais são utilizados como principal ferramenta de transferência de conhecimento e padronização de tarefas executadas, tanto em processo de elaboração de produto, quanto de ação ou de serviço.
A elaboração de manuais e normas de procedimentos propicia autonomia e credibilidade aos setores das bibliotecas, ao fornecer instrumentos para agilizar o atendimento à comunidade universitária.