-
Gabarito: C
Os Estados Associados podem participar, como convidados, das reuniões dos órgãos do Mercosul para discutir termas de interesse comum. São eles: Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname. Logo, todos os países da América do Sul fazem parte do Mercosul, seja na condição de Estados Parte, seja na condição de Estados Associados.
-
GABARITO C
Resumidamente, os países-membros do Mercosul, conforme as diferentes categorias, são:
Membros efetivos do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (2012)*.
Membros associados do Mercosul: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004), Guiana (2013) e Suriname (2013)
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
whatsApp: (061) 99125-8039
-
Cuidado!
Atualmente, a Venezuela não faz parte dos membros efetivos, vejamos:
- Em dezembro de 2016, a Venezuela, por não ter cumprido as obrigações assumidas por ocasião da sua adesão, foi SUSPENSA do Mercosul.
- Em agosto de 2017, os membros do Mercosul invocaram o Protocolo de Ushuaia para SUSPENDER a Venezuela por ruptuta da ordem democrática.
Fontes: Aulas do Prof. Ricardo Vale
-
-
"Os membros fundadores do MERCOSUL são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991.
A Venezuela aderiu ao Bloco em 2012, mas está suspensa, desde dezembro de 2016, por descumprimento de seu Protocolo de Adesão e, desde agosto de 2017, por violação da Cláusula Democrática do Bloco.
Todos os demais países sul-americanos estão vinculados ao MERCOSUL como Estados Associados. A Bolívia, por sua vez, tem o “status” de Estado Associado em processo de adesão". http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul
-
Guiana Francesa não é país. É território da França.