-
Os elementos do Dublin Core são usados para criação de blocos de descrição para a maioria dos recursos da informação. Eles podem ser opcionais e repetíveis, tornando o padrão flexível e usável.
-
Por que a letra "e" está errada?
-
A letra E está errada porque o DC não é extenso, ele é curto e prático.
-
Complementando as respostas das colegas:
"As principais características do padrão DC são a simplicidade na descrição dos recursos, entendimento semântico universal (dos elementos), escopo internacional e extensibilidade (o que permite sua adaptação às necessidades adicionais de descrição)."
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a10.pdf
Gabarito: LETRA A
-
A extensibilidade e a interoperabilidade são princípios do DC, mas a extensibilidade do Dublin Core não o torna interoperável, como a questão afirmou. Eles são princípios independentes.
LETRA E* ERRADA POR SE TRATAR DE UMA ALTERNATIVA CONDICIONANTE.
NAO É POR CONTA DELE SER EXTENSÍVL QUE O TORNA INTEROPERÁVEL.
Ou seja, realmente é tanto extensível quanto interoperável. MAS,
A extensibilidade não o torna interoperável, cada princípio possui sua característica.
QUAIS SAO OS PRINCÍPIOS DC??
1) simplicidade na descrição dos recursos: pode ser usado por NÃO-catalogadores, autores ou webisiters sem conhecimento prévio de todas as regras de catalogação;
2) interoperabilidade semântica: promove o entendimento comum dos descritores, ajudando a unificar padrões de conteúdo, aumentando a possibilidade de interoperabilidade semântica entre disciplinas;
3) consenso internacional: reconhecimento da cobertura internacional do escopo do recurso;
4) extensibilidade: constitui uma alternativa aos modelos de descrição mais elaborados e caros (como o MARC 21). Possui flexibilidade e extensibilidade para codificar semânticas mais elaboradas em padrões mais sofisticados.
-
Pq a letra D está errada?
-
B) O padrão Dublin core de metados é simples, mas eficaz para descrever uma ampla gama de recursos da rede.A expectativa é que autores ou websiters sem conhecimento de catalogação sejam capazes de usar o Dublin Core para descrição de recursos eletrônicos, tornando suas coleções mais visíveis pelos engenhos de busca e sistemas de recuperação.
C) Escopo internacional: embora o Dublin Core tenha sido originalmente desenvolvido em inglês, estão sendo criadas versões em muitas outras líguas, incuindo o português. Isso gera um desenvolvimento comunitário com participação de representantes de quase todos os continentes.
D) Dublin Core pode ser definido como sendo o conjunto de elementos de metadados planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos. O formato Dublin Core é um dos mais importantes meios de descrição na Internet e é um exemplo das iniciativas que se propõem a definir um core (núcleo) de metadados, isto é, um conjunto de dados essenciais que possam ser utilizados como padrão para a descrição de recursos na web.
E e A) A extensibilidade que o padrão oferece possibilita que, em determinado domínio de utilização, novos elementos possam ser acrescentados para a descrição do recurso, sem interferir na descrição através dos elementos DC. Isso dá uma liberdade grande para que o recurso possa conter elementos não definidos no DC, mas vitais para a sua descrição e conseqüentemente para sua busca e recuperação.