-
Apesar de tranquila eles estão aprendendo a fazer questões.
-
-mascaradores, condicionantes ou modificadores: socioeconomicoes, educacionais e comportamentais.
- determinantes e moduladores: dieta, saliva e presença de flúor.
-
FATORES DETERMINANTES: são fatores que contribuem para o aparecimento da doença, junto com a placa. Esses fatores são os problemas da saliva, os problemas associados à dieta e a falta do flúor.
FATORES MASCARADORES: É o ambiente em que a pessoa vive, a cultura onde ela está inserida, os hábitos que ela tem. São fatores considerados secundários. O nível socioeconômico traz consigo mais informações e uma maior disponibilização de recursos preventivos nos ambientes públicos. O comportamento é o hábito que a pessoa tem, como exemplo se ensinamos uma criança desde pequena, a escovar os dentes e utilizar o fio dental, isso vai virar um hábito e ela fará sempre. E o nível de conhecimento também, pois a ignorância sobre a doença, Impedem nossa reação. Então as vezes o problema vem de casa, as vezes a criança não tem uma orientação adequada, os programas de higiene bucal ajudam muito na melhora. Se o adulto não tem um nível de conhecimento bom, a criança não terá também.
https://www.trabalhosgratuitos.com/Biol%C3%B3gicas/Odontologia/Patologia-bucal-carie-dentaria-681120.html
-
pH crítico:
Dentina 6,5
Esmalte 5,5 (4,5 na presença constante de flúor)
-
A dissolução da hidroxiapatita ocorre em PH entre 4,5 e 5,5.
A dissolução da fluorapatita ocorre em PH abaixo de 4,5.
-
As bactérias capazes de causar cárie metabolizam exclusivamente a sacarose pois uma microbiota de um individuo com dieta de muita sacarose contribui a proliferação e o aumento do bacteria streptococos mutans .
-
A) As bactérias de um biofilme considerado cariogênico possuem fatores de virulência capazes de metabolizar exclusivamente a sacarose. ERRADO: Microorganismos cariogênicos são capazes de metabolizar diversos açúcares da dieta, entre eles Sacarose, glicose, frutose, lactose, amido, maltose, etc.. de todos esses, a Sacarose é o açúcar de maior potencial cariogênico.
B) O efeito do consumo de açúcares sobre a dentição ocorre principalmente durante a infância e a adolescência. ERRADO: O efeito do consumo de açúcares pode ocorrer por toda a vida, em pacientes de alto risco a cárie.
C) O declínio da prevalência da doença cárie na população mundial está relacionado a fatores socioeconômicos e comportamentais, que são considerados mascaradores na etiopatogenia da doença cárie. CORRETO.
D) Alterações no fluxo salivar afetam a capacidade tamponante da saliva e diminuem a produção de ácidos pelas bactérias cariogênicas do biofilme. ERRADO: alterações no fluxo salivar ao prejudicarem a capacidade tamponante, resultam em aumento na acidez do meio.
E) É de 3,5 o pH crítico necessário para a desmineralização dos cristais de hidroxiapatita. ERRADO: dissolução do esmalte em PH 5.5 na ausência de fluoretos e de 4.5 na presença do flúor.