SóProvas


ID
187918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A competência informacional tem sido um tema efervescente no âmbito da educação de usuários. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D. Definição clássica de competência informacional....

  • Segundo Farias e Vitorino (2009, p. 10):

    Campello (2006) destaca que a reação dos bibliotecários culminou com o lançamento do relatório final do Presidential Committee on Infomation Literacy da American Library Association (ALA), em 1989, que advogava a necessidade de desenvolver nas pessoas a competência informacional. O documento inclui a descrição de competência informacional, que é considerada uma das definições mais utilizadas até os dias atuais: para ser competente em informação, a pessoa deve ser capaz de reconhecer quando precisa de informação e possuir habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente a informação [...]. Resumindo, as pessoas competentes em informação são aquelas que aprenderam a aprender. Elas sabem como aprender, pois sabem como o conhecimento é organizado, como encontram a informação e como usá-la de modo que outras pessoas aprendam a partir dela (AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION, 1989, p. 1).

    Gab. D

    FARIAS, Christianne Martins; VITORINO, Elizete Vieira. Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 2, p. 2-16, maio./ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en&nrm=iso

  • Gabarito: Letra D.

    Para ser competente em informação, o indivíduo deve ser capaz de reconhecer quando precisa de informação e possuir habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente a informação.

    Letra A está errada porque a competência informacional implica sim a formação de aprendizes independentes e autônomos. 

    Letra C está errada porque o aprendizado não deve ser centrado em professores e bibliotecários, mas sim no usuário.

    Letra E está errada porque a concepção cognitiva não está relacionada com sistemas e ambientes eletrônicos, mas sim com foco no indivíduo, em seus processos de compreensão da informação e seu uso em situações particulares.