SóProvas


ID
1879225
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tome o caso de uma empresa que opera dentro de uma estrutura de um mercado monopolista. Nesse caso,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    a) Mesmo no monopólio a empresa não pode escolher qualquer preço sem alterar a quantidade vendida. Se a empresa aumentar muito o preço não haverá demanda para o produto.

    b) CORRETO

    c) No curto prazo, caso o custo médio seja superior ao preço, o monopolista pode incorrer em prejuízo econômico.

    d) Equilíbrio ocorrerá quando a receita marginal for igual ao custo marginal, que no monopólio não é igual ao preço. Apenas na concorrência perfeita temos P=Cmg=Rmg 

    e) O monopolista só opera onde a curva de demanda é elástica.

  • Gabarito: Letra B

     

    O preço praticado pelo monopolista é maior do que o preço praticado dentro de uma estrutura de mercado perfeitamente competitivo, porque, na posição de único produtor de determinado produto, o monopolista está na situação onde toda empresa sonha estar, ele está em uma posição singular, única. Se decidir elevar o preço do produto, não precisa se preocupar com a concorrência, simplesmente, porque ela não existe! Isto acontece porque o monopolista é o próprio mercado e controla a quantidade ofertada de produto que será posto à venda.

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    O monopolista não pode escolher o preço e a quantidade vendida. Ele escolhe um, ou outro, pois se depara com uma curva de demanda descendente, que implica em menores quantidades vendidas para maiores preços, e vice-versa. Portanto A está errada. 

    Em  B,  verifica-se  que  a  informação  é  verdade.  Além  de  menores  quantidades  ofertadas,  o monopolista cobra mais por elas, em relação ao mercado competitivo. Portanto, temos nosso gabarito. 

    Dizer  que  o  monopólio  sempre  dá  lucro  econômico  não  é  verdade.  Se  o  produto  não  tiver demanda, pouco importa quantas empresas o estão ofertando. C está errada

    Em D temos a condição de maximização de lucro da empresa competitiva, e não do monopólio. 

    Por fim, temos E. Quando a receita marginal é negativa, significa que cada unidade adicional produzida está trazendo prejuízo. Como a maximização de lucro é uma hipótese básica da teoria do monopólio, sabemos que a alternativa está errada.