SóProvas


ID
1879690
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
CONFERE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                 Texto

              A CORRUPÇÃO NO BRASIL TAMBÉM É BANCADA POR NÓS!

Mauricio Alvarez da Silva*

      “Estamos novamente em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia. Como diz o adágio popular vivemos na “casa da mãe Joana”.

      No entanto, a questão da corrupção no Brasil é muito mais profunda. Acredito que apenas uma pequena parte dos casos seja descoberta e venha a público. Imagino que grande parcela fique escondida nas entranhas públicas. Temos a corrupção política, a corrupção de servidores e de cidadãos desonestos. A corrupção sempre tem dois lados, um corrompendo e outro sendo corrompido.

      É nítido que a máquina pública está comprometida. Desde criança escutamos falar sobre a tal da corrupção, agora vemos, todo dia, ao vivo e a cores na TV.

      Na esfera política houve e há muito apadrinhamento para se obter a dita governabilidade. Não importa os interesses da sociedade, desde que os interesses pessoais e partidários sejam atendidos, com isso vem a briga pela distribuição de cargos públicos, comissionamentos e outras benesses. Isto ocorre em todos os níveis de governo (municipal, estadual e federal), afinal é preciso acomodar todos os camaradas.

      O exemplo mais recente da corrupção política em nosso país é o escândalo do mensalão, que teve início em 2005 (sete anos atrás!) e somente agora está tendo um desfecho.

      No âmbito administrativo temos um carnaval de queixas, denúncia e escândalos. Somente para citar alguns exemplos: a indústria de multas de trânsito em diversas cidades, desvio de verbas através de falsas ONGs, fiscais corruptos, licitações fraudulentas, entre tantas outras situações que podem preencher um livro.

      Se pararmos para pensar, no final das contas, mesmo que inconscientemente, somos nós que financiamos toda essa corrupção. Os corruptos visam o dinheiro público, que em última análise é o seu dinheiro e o meu dinheiro, que disponibilizamos para a manutenção da sociedade.

      Na medida em que os recursos destinados a financiar hospitais, escolas, saneamento básico e outras necessidades primárias são desviados, debaixo de nossos narizes, e não tomamos qualquer atitude, também temos nossa parcela de culpa, por uma simples questão de omissão.

      (...)

 (http://www.portaltributario.com.br/artigos/corrupcaonobrasil.htm-acesso 02.01.2016)

*Mauricio Alvarez da Silva é Contabilista atuante na área de auditoria independente há mais de 15 anos, com enfoque em controles internos, contabilidade e tributos, integra a equipe de colaboradores do Portal Tributário.

Por ser um problema antigo no Brasil, quanto a esse aspecto, o texto defende que a corrupção é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D - 

    Mesmo para quem não sabia o significado da palavra atávica, no próprio enunciado da questão havia uma "dica" : " por ser um problema antigo no Brasil"...

    Atávica - adj. Hereditário; transmitido ou adquirido de maneira hereditária; também usado no sentido figurado: tinha um comportamento atávico; possuía um rancor atávico.
    Que se refere ao atavismo, ao reaparecimento em alguém das características de um antepassado que permaneceram escondidas por muitas gerações.

  •   Letra A estaria certa...

     "Na esfera política houve e há muito apadrinhamento para se obter a dita governabilidade. Não importa os interesses da sociedade, desde que os interesses pessoais e partidários sejam atendidos, com isso vem a briga pela distribuição de cargos públicos, comissionamentos e outras benesses. Isto ocorre em todos os níveis de governo (municipal, estadual e federal), afinal é preciso acomodar todos os camaradas."

    ...Porém o enunciado diz:

    Por ser um problema antigo no Brasil, quanto a esse aspecto, o texto defende que a corrupção é: 

    Letra D - Atávica, tendo em vista que remonta ao período colonial de nossa história. 

  • Se olhar pelo texto realmente o termo corrupção estaria correlacionado com a letra A) Crônica, vez que atualmente está presente em todos os segmentos da esfera governamental. 

    Mas a pergunta diz:

    Por ser um problema antigo no Brasil, quanto a esse aspecto, o texto defende que a corrupção é

    O texto diz em seu primeiro paragrafo "Estamos novamente em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde a época em que éramos uma simples colônia" pode se entender que é hereditario (ATÁVICO) pois remota desde a época colonial.

    ATAVISMO, ao reaparecimento em alguém das características de um antepassado que permaneceram escondidas por muitas gerações.

    Isso deixa bem claro que é no primeiro paragrafo do texto que se refere a antiguidade, logo a alternativa CORRETA é a letra D.

  • O texto não defende que a corrupção é "política, haja vista que os que a sustentam e a fazem crescer são os que estão no poder"

    Em nenhuma momento. Defende apenas que é além de outros fatores política.
     

    A única alternativa que se pode depreender do texto é o da alternativa A:

    Crônica, vez que atualmente está presente em todos os segmentos da esfera governamental

     

    Analisando o enunciado e o senso comum, independente do que se defende no texto. Gabarito D

     

    Nara*