SóProvas


ID
1879714
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
CONFERE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Capitalismo Comercial (Século XVI ao XVIII) forma-se a partir das transformações econômicas dos séculos XV e XVI, como o início das Grandes Navegações, o aumento da produção têxtil e o afluxo de metais preciosos das Américas. Estas transformações constituem a chamada Revolução Comercial. Acerca do assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. As navegações europeias pelo Oceano Atlântico, chamadas Grandes Navegações, tiveram como objetivos, na primeira metade do século XV, romper o monopólio italiano sobre o comércio com o Oriente e buscar novas jazidas de ouro e prata para compensar a escassez de metais.

II. Portugal foi o pioneiro nas navegações devido a suas vantagens históricas em relação aos outros países europeus. Foi a primeira monarquia nacional da Europa, pré-condição para investimentos de longuíssimo prazo.

III. A Revolução Comercial, com a mudança do eixo comercial do Atlântico para o Mediterrâneo e rompimento do monopólio das cidades francesas no comércio com o Oriente, resultou de grandes fatores tais como a crise do feudalismo.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    III. A Revolução Comercial, com a mudança do eixo comercial do Atlântico para o Mediterrâneo e rompimento do monopólio das cidades francesas no comércio com o Oriente, resultou de grandes fatores tais como a crise do feudalismo. ERRADO

     

    O rompimento aconteceu com as cidades italianas e não com as francesas.

  • III. A Revolução Comercial, com a mudança do eixo comercial do Atlântico para o Mediterrâneo e rompimento do monopólio das cidades francesas no comércio com o Oriente, resultou de grandes fatores tais como a crise do feudalismo. ERRADO foi do mediterraneo para o atlantico!

  • As grandes navegações teve como expoente Portugual, já que sua formação de Estado Nacional foi precoce diante os demais, uma vez formado, Portugal queria lucrar mais, pois as especiarias da época eram valiosas e Veneza e Gênova, cidades italianas, detinham o monopólio, porque estas especiarias eram trazidas pelos árabes, que pegavam da Índia e trazia até a margem do mar mediterrâneo ( Eixo Mediterrâneo), lugar que as cidades italianas comandavam.

    Com a conquista de Ceuta , Portugal tem o controle do Mar mediterrâneo e muda o eixo econômico Mediterrâneo - Atlântico, assim quebra as cidades italianas

    LETRA A

    APMBB