SóProvas


ID
1879726
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
CONFERE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No ano de 1939, em meio à atmosfera de tensão política que desencadeou a sucessão de conflitos da Segunda Guerra Mundial, um acordo de não agressão foi firmado entre a Alemanha e a União Soviética, o Pacto Germano-Soviético. Esse pacto estabelecia que, se acaso a Alemanha entrasse em conflito com a Inglaterra ou a França em razão de uma eventual investida da Alemanha contra a Polônia, a URSS, por sua vez, ficaria afastada, sem se manifestar militarmente. Tal pacto também pode ser chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    No ano de 1939, em meio à atmosfera de tensão política que desencadeou a sucessão de conflitos da Segunda Guerra Mundial, um acordo de não agressão foi firmado entre a Alemanha e a União Soviética, o Pacto Germano-Soviético ou Pacto Ribbentrop-Molotov.

     

    O referido pacto foi assinado em 23 de agosto de 1939 pelos representantes dos governos da Alemanha nazista e da União Soviética, J. Von Ribbentrop e V. Molotov, respectivamente. Esse pacto estabelecia que, se acaso a Alemanha entrasse em conflito com a Inglaterra ou a França em razão de uma eventual investida da Alemanha contra a Polônia, a URSS, por sua vez, ficaria afastada, sem se manifestar militarmente.

     

    Fonte: http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/pacto-germano-sovietico.htm

  • O pacto Pacto Ribbentrop-Molotov dizia basicamente:

    Alemanha: - não posso bater agora pois preciso ganhar tempo, pois estou lutando contra França e Inglaterra.

    URSS: -não posso apanhar agora pois tbm preciso de tempo, pois o país estava muito atrasado militarmente.

    Hitler acreditava que os eslavos(povos da Europa Oriental) eram uma sub-raça e queria tomar tais territórios pois o povo germânico precisava de um ''espaço vital' mas principalmente invadiu a Rússia para se apoderar dos campos de petróleo e dos campos férteis da Ucrânia

  • Em 23 de agosto de 1939, um acordo de não agressão foi firmado entre a Alemanha e a União Soviética, o chamado PACTO GERMANO-SOVIÉTICO. Por ter sido assinado pelos representantes dos governos da Alemanha nazista e da União Soviética, J. Von Ribbentrop e V. Molotov, respectivamente, o acordo também ficou conhecido como PACTO RIBBENTROP-MOLOTOV. Alguns autores também se referem a este acerto como Acordo Hitler-Stálin.

    Na ocasião, foi acordado que, caso a Alemanha entrasse em conflito com a Inglaterra ou a França em razão de uma eventual invasão da Alemanha contra a Polônia, a URSS não se manifestaria militarmente.

    À época, os alemães receavam uma guerra em “duas frentes” (ataques tanto pelo leste quanto pelo oeste). Ademais, a URSS havia fracassado em viabilizar uma aliança com o Ocidente contra Hitler. Estes fatores contribuíram fortemente para uma aproximação germano-soviética.

    Resposta: D