SóProvas


ID
1879732
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
CONFERE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Primavera Árabe foi uma onda revolucionária de manifestações e protestos que ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África a partir de dezembro de 2010. Os protestos compartilharam técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por partes dos Estados, além de se oporem aos regimes ditatoriais em toda aquela região. Essa onda de protestos nos países de origem árabe iniciou-se:

Alternativas
Comentários
  • A Primavera Árabe teve início em 2010 na Tunísia, localizada ao norte do continente africano. Naquele ano, um jovem tunisiano, revoltado com a sua situação financeira, ateou fogo em seu próprio corpo, como forma de protesto. Estes protestos se espalharam pelo país fazendo com que, dez dias depois, o presidente Zeni El Abdine Ben Ali fosse deposto. O povo da Tunísia já não concordava mais com a política de governo do presidente, uma vez que ele estava no poder desde novembro de 1987 e nada havia feito para melhorar a qualidade de vida da população, seja estimulando a criação de empregos ou melhorando o acesso à saúde e à educação.

     

    Após o sucesso dos tunisianos, os egípicios foram às ruas, exigindo a saída do presidente Hosni Mubarak, acusando-o de ditador, por estar no poder há 30 anos. A maior parte das manifestações se deram na Praça Tahrir (ou Praça da Libertação, no Cairo, capital do Egito). Mubarak renunciou ao poder 18 dias após o início das manifestações. Em ambos os países, protestos foram marcados por intensa violência, empreendida tanto pelo povo nas ruas quanto pelas forças aliadas aos presidentes.

     

    A Líbia também fez parte da Primavera Árabe. Muamar Kadaffi, presidente por 42 anos, foi derrubado do poder após uma longa guerra civil com duração de 8 meses. A tática dos rebeldes foi avançar lentamente em direção às cidades dominadas por Kadaffi, como Trípole, por exemplo. Em Sirte, cidade natal do presidente, os rebeldes capturaram o presidente, escondido dentro de um canal de esgoto. Após sua captura, Kadaffi foi morto pelos rebeldes.

     

    Fonte:Globo.com

  • A chamada Primavera Árabe faz referência ao conjunto de revoluções contra ditaduras em países árabes no norte da África e no Oriente Médio.

    A primeira dessas revoluções e que desencadeou as demais ocorreu na Tunísia, quando Zine El Abidine Ben Ali foi deposto depois de apenas um mês de protestos.

     

    http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-primavera-arabe.htm

     

    Os protestos começaram na Tunísia, onde um jovem ateou fogo ao próprio corpo em reivindicação por trabalho, justiça e liberdade. O ditador tunisiano Ben Ali foi o primeiro a deixar o governo, onde permaneceu por 24 anos. A repercussão foi internacional e, apesar da repressão sofrida pelos manifestantes, a luta popular continuou. 

     

    http://educacao.globo.com/artigo/primavera-arabe-entenda-o-acontecimento-que-pode-cair-no-enem.html

  • Primavera Árabe é o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia, embora muitos pensem, erradamente, que o motivo é religioso. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida. Os países envolvidos são: Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein

  • Recebeu o nome de Primavera Árabe uma série de protestos e revoltas que ocorreram a partir do final de 2010, nos países de língua árabe no norte da África e no Oriente Médio. O estopim do movimento ocorreu na Tunísia, com a morte de um jovem vendedor ambulante que colocou fogo no próprio corpo no final de 2010, em protesto contra o confisco de suas mercadorias e a humilhação infligida a ele por um funcionário municipal. A raiva e a violência intensificaram-se, levando o presidente Ben Ali a renunciar após 23 anos no poder. O motivo e os objetivos de cada manifestação eram diversos, variando desde a derrubada de ditadores, como na Tunísia, por exemplo, à realização de eleições e melhores de condições de vida. Mas, de forma geral, pode-se afirmar que as manifestações iam contra regimes políticos historicamente autoritários na região.
    A resposta correta é a letra A.