1) Administradores de Banco de Dados (DBA)
É o responsável por autorizar o acesso ao banco de dados, coordenar e monitorar seu uso e adquirir recursos de software e hardware conforma a necessidade, e ainda, por resolver problemas como falha na segurança e demora no tempo de resposta do sistema.
2) Administradores de Dados (AD) ou Projetista de Dados
Padronizam os nomes dos objetos criados no BD
Gerenciam e auxiliam na definição das regras de integridade
Controlam a existência de informações redundantes
Projetistas de banco de dados: são responsáveis por identificar os dados a serem armazenados e escolher estruturas apropriadas para representar e armazenar esses dados. Normalmente interagem com os grupos de usuários e desenvolvem visões (views) do banco de dados que atendam aos requisitos de dados e ao processamento desses grupos.
Usuários Finais: pessoas que exigem acesso ao banco de dados para consultas, atualizações e geração de relatórios. O banco de dados existe para atender os usuários finais. São classificados como: casuais, iniciantes ou paramétricos, sofisticados e isolados.
Administrador de banco de Dados (DBA): O trabalho do DBA é criar o banco de dados e implementar os controles técnicos necessários para pôr em prática as diversas decisões sobre normas tomadas pelo administrador de dados (DA). Responsabilidades do DBA:
- Assegurar que o sistema operará com desempenho adequado;
- Autorizar o acesso ao banco de dados, coordenar e monitorar seu uso;
- Adquirir recursos de software e hardware conforme necessidade;
- É responsável por problemas como falhas na segurança e demora no tempo de resposta do sistema.
Alternativa: A