SóProvas


ID
188017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Celso se diz um visionário, iluminado, inspirado, caracterizando fenômenos de despersonalização que lhe fazem duvidar da realidade habitual e que o levam a desenvolver crenças sobrenaturais. Sentimentos abundantes, recorrentes e incontroláveis de dejà-vu fazem-no crer que volta a uma época anterior, ou que pode pressentir o futuro e adivinhar pensamentos. Marcado por uma errância, sem teto nem lei, ele é solitário. Mais que isolado e distante, Celso se apresenta excêntrico, bizarro, sempre antecipando a ocorrência de um evento dramático.

No caso hipotético em tela, Celso apresenta características de

Alternativas
Comentários
  • A característica essencial do Transtorno da Personalidade Esquizotípica é um padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais, marcado por agudo desconforto e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. Este padrão começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

    Os indivíduos com Transtorno da Personalidade Esquizotípica muitas vezes têm idéias de referência (isto é, interpretações incorretas de incidentes casuais e acontecimentos externos como se tivessem um significado particular e incomum, especificamente destinado a eles) (Critério A1). 

    Estas idéias devem ser diferenciadas dos delírios de referência, nos quais as crenças são mantidas com convicção delirante. Esses indivíduos podem ser supersticiosos ou preocupar-se com fenômenos paranormais que estão fora das normas de sua subcultura (Critério A2). Eles podem pensar que possuem poderes especiais de pressentir acontecimentos ou de ler os pensamentos de outras pessoas. 

    Eles podem crer que possuem um controle mágico sobre os outros, o qual pode ser implementado diretamente (por ex., acreditar que o cônjuge está levando o cachorro para passear na rua porque ele pensou que isto deveria ser feito uma hora atrás) ou indiretamente, através do cumprimento de rituais mágicos (por ex., passar por um determinado objeto três vezes, para evitar certa conseqüência funesta).

    Alterações da percepção podem estar presentes (por ex., sentir a presença de outra pessoa ou ouvir uma voz murmurando seu nome) (Critério A3). Seu discurso pode incluir construções idiossincráticas, sendo freqüentemente desconexo, digressivo ou vago, porém sem um real descarrilamento ou incoerência (Critério A4). 

    http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=188
  • personalidade esquizotipica e personalidade esquizoide. Qual é a diferença?

  • Diferença entre esquizoide e esquizotípica:

    - Na esquizotipica há distorções cognitivas e perceptivas, na esquizoide não.

     

    Acredito que a distoção esteja descrita nestes trechos: "caracterizando fenômenos de despersonalização que lhe fazem duvidar da realidade habitual"  

    "Sentimentos abundantes, recorrentes e incontroláveis de dejà-vu fazem-no crer que volta a uma época anterior, ou que pode pressentir o futuro e adivinhar pensamentos".

     

     

    " Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha."
    ( Autor Desconhecido ) 

  • A característica essencial do Transtorno da Personalidade Esquizotípica é um padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais, marcado por agudo desconforto e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. Este padrão começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos.

    Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE) é um transtorno de personalidade caracterizado por falta de interesse em relações sociais, tendência a um estilo de vida solitário, frieza emocional e apatia. Indivíduos afetados podem simultaneamente demonstrar uma elaborada e exclusivamente interna atividade imaginária ou demonstrarem uma criatividade significativa.

     

  •  

    • Transtorno da personalidade esquizoide é um padrão de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional.

    • Transtorno da personalidade esquizotípica é um padrão de desconforto agudo nas relações íntimas, distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.

    Gab: B