SóProvas


ID
1880395
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   Sem ilusionismo


      Muita gente acredita que mudar o sistema previdenciário do país é uma forma de submissão do governo aos desejos inescrupulosos do mercado financeiro e dos fiscalistas de plantão. Ledo engano.

      Se uma despesa avança em velocidade incompatível com a receita usada para bancá-la, só há dois caminhos para corrigir a distorção: você gera mais dinheiro para financiar a festa ou pisa no freio do gasto.

      O orçamento de um governo é semelhante ao de uma pessoa comum. Se seu salário é de mil moedas e suas despesas bateram em mil e duzentas, está na hora de pedir aumento ou diminuir a lista de despesas. Não há mágica. O problema é que quando o assunto é previdência, todo mundo espera a chegada do ilusionista.

      Governos só conseguem engordar o caixa cobrando mais impostos. Mas quem já paga tributos (muitos) não vê com bons olhos tal alternativa.

      Então, chegamos à segunda opção: a tesoura. “Mas como cortar despesas num país tão carente?”, ponderam alguns. “Como propor mais tempo de trabalho para quem está próximo de encostar a chuteira?”, questionam outros. O caminho do equilíbrio nunca foi uma via fácil.

      O fato é que a população brasileira está envelhecendo e vivendo mais. E o sistema ativo é insuficiente para garantir o funcionamento da engrenagem. Não haverá mágico que consiga mudar essa realidade.

                         

 (Renato Andrade, 01.01.2016. www.folha.uol.com.br. Adaptado)

Um problema que agrava a situação do sistema previdenciário brasileiro é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: "     Governos só conseguem engordar o caixa cobrando mais impostos. Mas quem já paga tributos (muitos) não vê com bons olhos tal alternativa.       Então, chegamos à segunda opção: a tesoura. “Mas como cortar despesas num país tão carente?”, ponderam alguns. “Como propor mais tempo de trabalho para quem está próximo de encostar a chuteira?”, questionam outros. O caminho do equilíbrio nunca foi uma via fácil.       O fato é que a população brasileira está envelhecendo e vivendo mais. E o sistema ativo é insuficiente para garantir o funcionamento da engrenagem. Não haverá mágico que consiga mudar essa realidade."

  • Justificativa para a resposta D...

     O fato é que a população brasileira está envelhecendo e vivendo mais. E o sistema ativo é insuficiente para garantir o funcionamento da engrenagem. 

  • Fugindo um pouco de falar sobre o gabarito e sim só do assunto do texto, todos nós sabemos que esse "rombo da previdência" é maracutaia dos nossos governantes, se roubassem menos, com ctz não tiraria da pele da população. O engraçado é que eles nunca mexem em suas próprias previdências. ¬¬

  • Acho sim que deve haver a reforma da previdência, mas uma "reforma" para TODOS, e não somente para a massa.

  • O fato é que a população brasileira está envelhecendo e vivendo mais.

  • Desabafo:
    Acho engraçado. Cheio de juiz, políticos, etc... ganhando horrores de dinheiro, muitos além do salário absurdamente alto, ainda são aposentados. Onde ganhos de 40 mil mensais não chamam a atenção. O que uma pessoa como esta vai ter alguma moral para falar de quem ganha um salário mínimo? E agora temos outros que vivem em torres de marfim, vem falar que o salário mínimo é muito alto. Ah... tente viver com um salário mínimo por mês, por um período de um ano. Se vc conseguir ae podemos conversar.
    Fácil falar asneira quando está lá no alto da pirâmide, quero ver descer aqui embaixo e ralar todo dia.

  • fugindo da questão um pouquinho....

    O que as pessoas esquecem é que temos uma geração de jovens que não trabalham, e não tem a intenção de trabalhar. Os idosos ( graças a Deus) estão vivendo cada vez mais, e não há vinculação direta entre o que cada um contribui e o que receberá no futuro, ou seja, nossa previdência é um sistema de pirâmide prestes a cair.

    Quem contribui agora paga a aposentadoria de quem já está aposentado, daqui a alguns anos, com essa geração ociosa que temos, não haverá quem pague a aposentadoria de quem estiver prestes a se aposentar.

  • d) o envelhecimento da população.

    O fato é que a população brasileira está envelhecendo e vivendo mais. E o sistema ativo é insuficiente para garantir o funcionamento da engrenagem. Não haverá mágico que consiga mudar essa realidade.

     

     

     

     

    Difícil ler esse texto e ficar de boa. Bom pra tirar o equilíbrio do candidato na hora da prova...