SóProvas


ID
188041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Iara refere ter medo de avião e de elevador, situações que lhe causam palpitações, transpirações e secura da boca só de pensar em se encontrar em uma delas. Todas as vezes que se obrigou a entrar em um elevador, acreditou que fosse parar de respirar, sentindo, ao mesmo tempo, muita náusea. Em relação ao avião, nunca quis tentar. Pensa que seus medos são invenções de suas ideias, mas assim que tem contato com essas situações vem o medo de morrer, que a deixa sem graça, deprimida e paralisada.

O caso hipotético acima descrito é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:  a) fobia específica de situações  =

    A fobia simples ou específica caracteriza-se por medo intenso, persistente, desproporcional e irracional, como medo de animais ( barata, sapo, cobra, passarinho, cachorro, cavalo, etc.) medo de ver objetos como seringas, sangue, faca, vidros quebrados, etc. A exposição ao objeto ou animal fobígeno geralmente deflagra uma crise de angústia ou mesmo de pânico. Os indivíduos acometidos reconhecem o caráter irracional e desproporcional de seus medos. 

  • F40.2 Fobias específicas (isoladas)

    Fobias limitadas a situação altamente específicas tais como a proximidade de determinados animais, locais elevados, trovões, escuridão, viagens de avião, espaços fechados, utilização de banheiros públicos, ingestão de determinados alimentos, cuidados odontológicos, ver sangue ou ferimentos. Ainda que a situação desencadeante seja inofensiva, o contato com ela pode desencadear um estado de pânico como na agorafobia ou fobia social.

    Acrofobia

    Claustrofobia

    Fobia(s) (de):

    ·    animais

    ·    simples

    Exclui:

    dismorfofobia (não-delirante) (F45.2)

    nosofobia (F45.2)