SóProvas


ID
1880698
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os profissionais de saúde se utilizam de algumas ferramentas específicas para abordagem familiares.


Nas alternativas abaixo são todas ferramentas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Os profissionais de saúde de algumas podem utilizar ferramentas específicas para abordar familiares. São elas: o olhar sistêmico, os tipos de famílias, a estrutura familiar, a dinâmica familiar e a conferência familiar, somados a ferramentas específicas, básicas para a realização de uma adequada abordagem familiar na Atenção Domiciliária de acordo com as necessidades.

    O Olhar Sistêmico - A família é entendida a partir de suas relações. Todo o contexto social, econômico, e político influenciam no bem estar do indivíduo e da família. A conjunção mais importante pode ser a família nuclear, mas é importante lembrar que as famílias não existem num vácuo.

    Os Tipos de Famílias - Os profissionais se deparam com variadas composições familiares. Além das famílias ditas convencionais, há pelo menos mais nove, como por exemplo, casais homossexuais com ou sem crianças.

    O Ciclo Vital - Representa as várias etapas pelas quais as famílias passam e os desafios/ tarefas a cumprir em cada etapa, desde a sua constituição em uma geração até a morte dos indivíduos que a iniciaram.

    A Estrutura familiar - Entendida como a quantidade de pessoas que moram na casa e suas respectivas funções, o fato dos progenitores estarem vivos ou não, divorciados, separados ou dividindo moradia com outros parceiros, dentre outras características.

    A conferência familiar - Oferece uma oportunidade de cuidado focado no doente e orientado para a família, que junta no mesmo momento doentes, familiares e profissionais de saúde. Portanto, Perfil socioeconômico familiar não é uma ferramenta.


    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Melhor em Casa. A segurança do hospital no conforto do seu lar. Caderno de Atenção Domiciliar. Vol 2. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de atenção Básica. Coordenação Geral de Atenção Domiciliar. Brasília, 2012.
  • O enfermeiro avalia o perfil socioeconomico familiar para determinar certas vulnerabiliddades.

  • O que é conferência familiar?