-
E) • Relações humanas: essa teoria tem seu maior expoente na figura do sociólogo australiano Elton Mayo (1880-1949) e foi desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos, em oposição à teoria clássica. Sua preocupação com as pessoas e com os grupos sociais na busca da humanização e da democratização da Administração influenciaram de forma irreversível a prática de gestão de pessoas nas organizações. A teoria das relações humanas influenciou outras teorias relacionadas à satisfação, à motivação, ao comportamento, à liderança, à capacitação, ao clima e à cultura organizacional, tendo como principais conceitos a relação entre a produção e as relações sociais, o comportamento do indivíduo baseado no grupo, as relações humanas e os aspectos emocionais como influenciadores do processo produtivo, a relação direta entre a eficiência do trabalhador e a autonomia e o conteúdo do cargo.
SALIM (2014)
-
( F ) A escola de (Teoria das) relações humanas definiu o ser humano na organização, chamando-o de homo economicus (homo sutilis).
( F ) O movimento da administração científica propugnava um modelo de ser humano que foi chamado homo sutilis (homo economicu).
( V ) O behaviorismo (teoria comportamental) aprofunda a compreensão do ser humano e define o homem administrativo.
-
GAB:E
A ideia do Homo Economicus em que o homem é um animal “econômico”, ou seja, trabalha apenas em troca de recompensas financeiras para que possa viver a sua vida é da administração Científica de Taylor.
Sabendo isso já da pra ver que as duas primeiras frases são erradas.
-
Homo economicus= Teoria clássica
Homem Social = Teoria das relações humanas
Homem organizacional = Teoria Estruturalista
Homem Funcional = Teoria de Sistemas
Homem complexo = Teoria Contingêncial
Homem Administrativo = Teoria Behaviorista
-
Questão sobre as teorias da administração, vamos analisar as afirmativas.
(FALSO) A escola de relações humanas definiu o ser humano na organização, chamando-o de homo economicus.
A percepção do homo economicus surgiu na administração cientifica. Essa percepção possui a característica de que o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como meio de ganhar a vida por meio do salário. Na abordagem da teoria das relações humanas substitui-se o conceito de homem econômico pelo conceito de homem social. Nessa perspectiva, teríamos como elemento de motivação da produtividade do ser humano os incentivos sociais e simbólicos.
(FALSO) O movimento da administração científica propugnava um modelo de ser humano que foi chamado homo sutilis.
O movimento da administração científica propugnava um modelo de ser humano que foi chamado homo economicus.
(VERDADEIRO) O behaviorismo aprofunda a compreensão do ser humano e define o homem administrativo.
A teoria comportamental o behaviorismo adora o conceito de homem administrativo. Nessa concepção, o indivíduo é tido como um ser racional que toma decisões satisfatórias (e não ótimas) e contenta-se em atingir o que está ao seu alcance, mesmo que seja um mínimo, isto ocorre porque não possui capacidade de lidar com muitas informações ao mesmo tempo e processá-las com eficácia. O homem administrativo reage a incentivos mistos (financeiros e sociais).
Alternativa E está correta.
GABARITO: E