SóProvas


ID
1880881
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às estratégias competitivas genéricas, liderança de custo, diferenciação e enfoque, analise as afirmativas a seguir.

I. A liderança de custo garante maiores margens para o produtor pela capacidade de vender mais barato.

II. A diferenciação demanda um “preço-prêmio” que consiga superar o custo da diferenciação.

III. A estratégia de enfoque se caracteriza pela amplitude alargada na escolha do publico alvo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Preço-prêmio? Nunca ouvi falar. Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.
    Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.
    Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno(seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat).

     

    RENNO

  • Essa FGV é muito looouca!!!!! De onde eles tiram tanta babaquice???

  • A estratégia de diferenciação pressupõe que a empresa ofereça algo que atenda melhor às necessidades da maioria dos segmentos de mercado, desde que o custo adicional em que a empresa tem que incorrer para oferecer este algo a mais não exceda as vantagens de preço mais alto (preço prêmio) proporcionado pelo fato de sua a oferta ser distinta das da concorrência.

    http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2004/ESO/2004_ESO345.pdf

  • O que está errado na I?

  • Na I, o erro está na ideia de maioires margens, pois não se pode afirmar que preços menores e venda maiores gerem maiores margens.

    Na II, a ideia de preço-prêmio remete a adquirir um produto diferente de outros, mas pagando mais caro por isso.

    Na III, o enfoque diminui a amplitude.

  • isso aí q Andre Luiz escreveu
  • Com relação às estratégias competitivas genéricas, liderança de custo, diferenciação e enfoque, analise as afirmativas a seguir.

    I. A liderança de custo garante maiores margens para o produtor pela capacidade de vender mais barato.

     

    Errado, não é porque o produtor está gastando menos para produzir (possibilitando a liderança de custo) e, assim, colocando os produtos a venda por um preço menor,  que vai GARANTIR maiores margens de lucro, porquanto as pessoas podem notar uma diminuição na qualidade o que acarretará uma diminuição nas vendas e consequentemente nas margens de lucro!

  • Sobre a I, concordo com o Leão de Judá, porém mais uma coisa:

    I. A liderança de custo garante maiores margens para o produtor pela capacidade de vender mais barato.

    Não! a liderança de custo tecnicamente "garante" uma maior margem de lucro pela capacidade de vender mais.

    Não adianta eu vender mais barato, não vai me render lucro. Dizer isso é até controverso: como vou ter lucro se estou vendendo mais barato?? O que me rende lucro é quando as pessoas passam a comprar mais e mais comigo pois eu tenho os preços menores, e uma qualidade boa. Liderança em custo não é só abaixar os preços, cortar gastos, mas também não ignorar a qualidade. Veja o que diz Porter:

    "O custo baixo é o tema central desta estratégia, embora qualidade e atendimento ao consumidor não possam ser ignorados. Uma posição de baixo custo permite que a empresa obtenha retornos acima da média, mesmo se houver um alto índice de competitividade (PORTER, 1986)."

  • Em relação ao item 2:

    “Considerando-se que a diferenciação pode permitir à empresa cobrar um preço prêmio, e desde que este preço prêmio cubra os eventuais custos adicionais em que a empresa incorre para diferenciar seu produto (e.g.: P&D, qualidade dos insumos, melhor nível de serviço, propaganda, etc), a empresa possuirá uma margem maior que a de seus concorrentes, o que a tornará menos vulnerável do que estes em relação às pressões do ambiente.”